Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Miniatura Marvel 25 - Ciclope

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

Infeliz, recalcado, introspectivo, antipático, rancoroso, obstinado... Todas essas características fazem parte da personalidade de um dos mais importantes líderes dos X-Men: Ciclope. Mas isso nem sempre foi assim. Houve uma época em que o jovem Scott Summers era tímido, introspectivo e amável. Possivelmente as transformações observadas no herói ocorreram em função das coisas que lhe foram tiradas ao longo do tempo, dentre elas a maior: seu grande amor, Jean Grey (Fênix). É provável que os pétreos e honrados ensinamentos de seu grande professor, Charles Xavier, convivam em conflito contínuo no interior de Ciclope com as injustiças que a vida lhe reservou, gerando um turbilhão de paradoxos, justificando assim a complexa personalidade descrita acima. Nessa matéria veremos algumas fotos da miniatura do personagem no âmbito da Coleção de Miniaturas Marvel, bem como alguns fatos de sua conturbada vida.

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

A história de Scott e de seu irmão mais novo, Alex, começa trágica a partir de um ataque alienígena ao avião em que viajavam seu pai (Militar Norte-Amaericano), sua mãe e os pequenos Scott e Alex. Os dois meninos são lançados do avião pelos pais para não serem capturados pelos atacantes. Durante a descida o paraquedas de Scott (que segurava o irmãozinho) pega fogo e, no desespero, seus poderes óticos de manifestam salvando a si e seu irmão. Os dois seriam separados e Scott viveria seus próximos anos em um terrível orfanato até ser resgatado pelo Professor Charles Xavier. Ele se tornaria o 1º aluno de Xavier e, portanto um dos mais queridos. Adotando o codinome de Ciclope, Scott seria um dos principais líderes dos X-Men, equipe formada por outros alunos mutantes e superdotados de Xavier, cuja principal missão seria a de assegurar um futuro pacífico entre o Homo-Sapiens e o Homo-Superior (conhecidos como Mutantes).

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

A trajetória dos X-Men junto à humanidade é a metáfora perfeita que permitiu que os quadrinhos abordassem o difícil assunto da segregação racial. De um lado teríamos o Professor Xavier, que representaria o ideal pacífico de Martin Luther King (líder negro e pacifista norte-americano) e do outro Magneto, que encarnaria em grande parte as ideias de Malcom-X (líder estadunidense negro que pregava, dentre outras coisas, o fortalecimento da raça negra a partir de sua separação da raça branca). Scott sempre foi para o Professor X um dos grandes investimentos de sua vida como perpetuador de seu ideal.

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

O poder de Ciclope é a absorção de energia solar que é redirecionada pelos seus nervos oculares aos seus olhos, transformando-a em destrutivas rajadas de energia. O único elemento capaz de deter tais rajadas são os cristais de Quartzo-Rubi, dos quais seu visor é feito. Ciclope consegue, a partir de um dispositivo calibrador localizado ao lado de sua viseira ajustar o nível de potência de sua rajada óptica. Isso justifica a posição em que se encontra a miniatura apresentada aqui nas fotos. São muitos os eventos tristes e controversos pelos quais Scott passou. Podemos dizer, no entanto (em minha opinião claro) que o grande divisor de águas para o personagem, no que tange a formação de sua psiquê foi, como quase sempre o é, a não concretização de suas aspirações amorosas. Jean Grey, seu grande amor, foi lhe tirada várias e várias vezes.

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope
Ciclope e Wolverine (que também nutria sentimentos por Jean) são atualmente inimigos no que diz respeito à visão de mundo e futuro para os mutantes. Toda raiva e disputa entre esses dois icônicos personagens se originou, no entanto em Jean Grey (em minha opinião). Os dois sempre discutiram muito ao longo de suas vidas, mas só chegaram às vias de fato e literalmente "saíram na mão" somente quando o assunto "Jean" entrou na história. Ressentimentos profundos marcam a vida desses dois heróis e em minha opinião poderiam render célebres histórias nas mãos de bons roteiristas.

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

Outro aspecto que não podemos deixar de mencionar quando o assunto é "Ciclope" é o fato dele ter sido o líder dos X-Men originais (Ciclope, Fera, Garota-Marvel (Fênix), Home de Gelo e Anjo). Nos anos 70 os X-Men sofreriam sua 1ª reformulação radical, recebendo integrantes de diversas partes do Mundo: Tempestade (Quênia), Noturno (Alemanha), Colossus (União Soviética), Banshee (Irlanda), Solaris (Japão) e Wolverine (Canadá). Essa formação ficou conhecida como os "Novos X-Men". Apesar de toda mudança a liderança da equipe continuou nas mãos do hermético Ciclope.

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

Mais recentemente Ciclope ganhou destaque ao se tornar o líder de uma facção da raça mutante que não acredita na plena conivência pacífica com os seres-humanos. A ilha de Utopia (localizada na Costa Oeste Norte-Americana) é a base dos atuais X-Men e, embora a equipe ainda participe de missões contra o mal e em benefício da humanidade, se alinha em grande parte com a visão de Mundo de Magneto (alguém muito próximo de Ciclope atualmente). Outro recente destaque de Ciclope tem sido sua participação na atual saga da Marvel no Brasil Vingadores versus X-Men. Embora muitos encarem a liderança de Ciclope junto aos X-Men como equivocada, não se pode negar que ele foi um dos que mais conheceu as agruras da raça mutante, ressentimento que pode ser visto nessa atual saga.

Miniatura Marvel Nº 25 - Ciclope

A miniatura de Ciclope pode não ter sido a mais celebrada ou mais aguardada pelos colecionadores, mas não me desagradou. A escolha de representa-lo em seu uniforme atual pode dividir opiniões. Eu particularmente não gostava do uniforme adotado por ele nos anos 90. Para mim teria que ser seu uniforme de X-Man Original ou esse aí mesmo. 

Ciclope se tornou um personagem interessante justamente por ter se afastado de sua personalidade previsível inicial, transformando-se em alguém potencialmente perigoso e  ao mesmo tempo complexo e profundo. É isso aí. Abraço à todos!

51 comentários:

  1. Olá Marcelo como vai? Meu nome é André Gonçalves e descobri teu blog quando pesquisava no google sobre as miniaturas das DC e, após ler seus comentários realizei a assinatura e estou aguardando a chegada da primeira peça( longos 60 dias). As da Marvel achei bem legal, porém ainda não comprei nenhuma... vou completar a coleção do xadrez Star Wars em novembro e aí talvez siga para as da Marvel. Gostei do seu blog, sou colecionador fã de batman e Mário. Gostei bastante dos post e comentários, sempre que possível passarei por aqui para dar uma olhada, um abraço e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André! Blz!?

      Muito legal seu comentário! Agradeço muito sua presença e fico contente que tenha gostado. O espaço aqui é pra gente curtir nossos Hobies e fazermos amigos!

      Quando chegar sua primeiras peças vai compartilhando com a gente, bem como suas dicas de colecionador!

      Não estou fazendo a do xadrez da Star Wars, para me concentrar na da Marvel, da DC e dos Carros Inesquecíveis do Brasil, ou seja, são muitas coleções já. rs rs

      Valeu e um grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá Marcelo, como vai?
      Recebi ontem duas peças(Superman e o Joker). Fiquei preocupado por não ter recebido o Batman, porém em contato com a Eaglemoss me informaram que está a caminho ufa! kkk. Achei impressionante a qualidade das peças e revista, agora é esperar as demais.

      Abraço.
      André

      Excluir
    3. Putz! Então estamos em situação parecida, porém contrária!

      Eu recebi o Batman (Nº 01), porém ainda nada do Super e do Joker!

      : (

      Cara, estou bem ansioso em recebe-los. Principalmente agora que a gente vai lendo que muitos já receberam. Ou seja, as "lombrigas" começam a saltar!!

      Estou confiante que nos próximos dias eu os receba!!

      Abção André!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Essa do cíclope foi outra q eu pulei... pois não gostei (nem um pouco) da escolha desse uniforme!!!

    como tbm nunca simpatizei com o personagem: deixei passar sem dó essa figura...

    mas sei q é chato ter q pular justo o líder dos x-men na coleção!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo! Blz?

      O Ciclope seria o cara que podíamos chamar de "chato", mas na minha opinião foi exatamente essa transformação que afastou o personagem de sua premissa inicial, e que não era muito diferente de tantos herois da época, que deixou ele no mínimo um pouco mais atrativo no sentido de ver que "apito" ele toca. rs rs Ou seja, a transformação de "Mauricinho" em chatonildo de plantão mudou bastante seu tipo de conduta.. Vamos ver daqui pra frente!

      Engraçado Leo, eu já gostei desse novo uniforme (rs rs) Percebo uma certa unanimidade positiva quanto ao uniforme dele dos anos 90 (que tinha uma faixa amarela no peito). Mas eu já não gostava.

      Questão de gosto! rs rs quem sabe vc não consegue o Ciclope depois por um preço mais baixo. Daí vc conseguiria formar os X-Men!

      Abção Leo!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Não sou muito fã do personagem, mas admito que ele é importante e essencial ao X-Men.

    E as fotos ficaram show!
    Mas como o Léo disse, eu também preferia o outro uniforme, da época do desenho. Mas ainda assim a miniatura ficou bem legal!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André!

      O Ciclope não é uma unanimidade mesmo! rs rs

      Alias, ele colecionou poucos fãs ao longo de sua carreira. Eu pelo menos não conheço nenhum. Eu gosto nem desgosto. Acho que essa guinada que ele vem sofrendo nos últimos anos, alinhando-se ao pensamento do Magneto, tem conferido a ele um potencial dramático maior. Vamos ver se ele será bem aproveitado. Porém eu diria o seguinte, acho o Ciclope um dos candidatos mais próximos a se tornar um vilão nos próximos anos. Mas acho que a linha editorial da Marvel não deixaria isso acontecer. Mas ele me lembra um pouco vilões como o Dr. Destino, que possui uma faceta de honra e moralidade ligada ao seu povo, porém de dor e ira para os demais.

      Valeu mesmo André! Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Hmm verdade, ele tem potencial mesmo para virar um vilão, já que ele acredita muito em sua causa em prol dos mutantes. E se isso for levado um pouco mais adiante, tornando-se uma 'obsessão' , poderia dar muito pano para manga.

      PS: Coloquei seu blog nos meus favoritos. rs

      Abraço!

      Excluir
    3. Opa! Legal André!

      Já coloquei o Vórtice aqui nos Blogs amigos também! Vamos trocando figurinhas!

      Valeu pela audiência!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Oi Marcelo, as fotos como sempre, um show. O texto muito produtivo nos faz curtir cada imagem com mais detalhes e requintes. Parabéns pela postagem.

    Quanto ao personagem, é importante no universo dos X-Men, e bem vindo a coleção. Bacana, bacana mesmo... Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo... Blz?

      Valeu mesmo. O personagem é bem polêmico, mas sua relevância para o mundo mutante é incontestável! Eu sempre o achei meio "café com leite", mas com essa nova postura até "chata" e irascível ele tem chamado atenção e como falei acima acho que ele pode vir a se tornar um grande vilão ou um super-herói mais complexo e denso.

      Gde. Abc. Paulo... Legal vc ter gostado das fotos.

      Marcelo.

      Excluir
  5. Marcelo, comprei essa figura na banca, pois um X-men na coleção é sempre bem vindo. Mas é uma figura muito sem sal (para mim!).... Abç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah ah!

      Coitado do Ciclope!! Parece que é unânime o desgosto com o personagem! Bom... Não podemos negar que a história dele se confunde com a dos Mutantes!

      Eu acho até que ele vem crescendo em dramaticidade, deixando de ser o personagem sem "sal" e se tornando quase que um protótipo de um vilão! Mas ainda tem que amadurecer mais os conceitos em volta dele para que chame mais atenção!

      Valeu!

      Marcelo.

      Excluir
  6. estou na mesma situação quanto ao quarteto fantástico : fora o Coisa, achei as miniaturas dos outros 3 integrantes muito sem graça, mas como deixar justo o Quarteto incompleto na coleção ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bond! Esse será o caso dos X-Men e dos Vingadores. Como deixar o grupo incompleto!

      Enquanto o Ciclope tem angariado opiniões unânimes quanto a sua "chatice" como personagem e miniatura sem muitos atrativos, o Coisa já é uma unanimidade positiva. Eu gostei dele também!

      Abção!

      Marcelo

      Excluir
  7. Puxa... caí aqui vindo do blog da Imaculada.
    Gosto dos super heróis e mais ainda das miniaturas.
    As fotos ficaram bem legais.

    Realmente o Superman é clássico - de tempo em tempo relançam o filme.

    Vou ficar por aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Seja bem-vinda!

      Apareça sim! Ficarei esperando mais visitas suas! O espaço aqui é para discutirmos quadrinhos, colecionismo, livros, filmes e música.

      Bom... Dá pra perceber, no entanto minha preferência pelas coleções ligadas aos Supers! rs rs

      Fique à vontade! Blz?

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
  8. Marcelo, recebi as minitauras DC 2 e 3, e vieram perfeitas, só achei as caixinhas com jeitão de velhas. Recebeu as suas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz Bond! Nada até agora!

      : (

      Depois que li esse seu comentário aqui até achei que elas chegariam até o fim desta tarde, pois já aconteceu de eu receber a caixa no fim da tarde. Mas nada!!

      A gente vai vendo a galera receber e vai ficando pilhado!

      Estou com esperança de amanhã... Vamos ver!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Oi Marcelo, recebi as minhas hoje, quando cheguei do trabalho estavam aqui em casa e vieram perfeitas também. Espero que as suas cheguem amanha. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz Marcílio!!

      Até agora nada! Tinha quase certeza que chegariam hoje (Sábado!). Mas nada!

      Vou ficar aguardando para o início da semana que vem! Vamos ver!

      Essa é a parte chata. Quando vemos que a maioria recebeu e a gente não! rs rs

      Vamos ver!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Isso mesmo Marcelo, a parte chata é essa, mas com certeza vai chegar. Achei estranho agora porque vc recebe uns 8 dias antes de mim, devido a distância pois como vc sabe moro em Arcoverde/PE, mas deve ser o famoso Correios e os atrasos costumeiros. abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo Marcelo, a parte chata é essa, mas com certeza vai chegar. Achei estranho agora porque vc recebe uns 8 dias antes de mim, devido a distância pois como vc sabe moro em Arcoverde/PE, mas deve ser o famoso Correios e os atrasos costumeiros. abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo Marcílio...

      A gente vai se ajudando psicologicamente, não é mesmo!?!? rs rs

      Em geral percebo que eu recebo ou um pouquinho antes da galera ou um pouco depois. Achei muito estranho esse atraso.

      Vou postando aqui as novidades!

      Abcs e bom fim de semana pra vc também!

      Marcelo.

      Excluir
  12. Bonita miniatura!
    Está ficando bom em fotografias.
    Parabéns! Gostei do texto!
    Um grande abraço pra você e a Lícia!
    Estou com muita saudade de vocês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nós também estamos com muitas saudades!

      Obrigado pelo comentário! Fiquei bem feliz!

      Um Gde. Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  13. Vou ser o contrário das opiniões sobre o Scott, acho ele um personagem bacana e muito importante para o universo X-Men, e como líder é o mais representativo junto com o Capitão América na Marvel, o uniforme também achei acertada a escolha, é o mais bacana que foi criado, o clássico aquele negócio de cueca amarela ou o com lista amarela no peito são ridículos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helder...

      Penso como você. O uniforme dos anos 90 para mim é muito estranho. Aquela faixa diagonal no peito para mim não tinha nada a ver. O uniforme antigo (que tem também a cueca amarela pra fora da calça) a gente até dá um desconto por causa da época (anos 60) e tudo o mais. Mas o dos anos 80 e 90 eu não gosto. Esse uniforme atual pra mim é legal e atualiza o personagem em minha opinião.

      Não acho também o Ciclope um personagem menor. Acho que ele tem sua relevância, que vem crescendo cada vez mais. Principalmente agora que sua amargura e raiva quanto à tudo e todos vem crescendo. Acho que ele culpa muitas pessoas por aquilo que foi tirado dele. Isso tem potencial para muitas histórias. Ele me lembra aquela pessoa que tentou ser bom, mas a vida o impeliu para o lado negro. Acho isso bem interessante!

      Bom... Partilhamos da mesma opinião então. Mas vc está certo, as pessoas em geral não gostam dele! rs rs

      Valeu Helder! Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  14. Oi Marcelo!
    Eu acho que ficaria melhor se eles Fizessem o Ciclope com o outro uniforme, mais esse ficou legal! :)
    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Rafael... Blz?

      Então, eu gostei bastante deste uniforme. Como disse acima ao Helder eu achava aquela faixa amarela no peito dele, no uniforme dos anos 90, muito estranha. Esse eu acho que modernizou o visual.

      Valeu Rafa!

      Abc

      Marcelo.

      Excluir
  15. Marcelo alguma novidade das miniaturas Marvel 28 e 29, pois acredito que já passou mais de um mês desde que recebemos as últimas que foram Ultron e Homem Areia e que encerrou o primeiro ano da assinatura. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcílio...

      Cara... Me desculpe a demora em responder. Estou na correria do trabalho! Então eu as recebi junto com as da DC. Em caixas separadas claro, mas elas chegaram juntas, ou seja: Superman / Coringa e Vampira / Sr. Fantástico.

      Ah!!

      Acabei de ver seu comentário logo abaixo! rs rs

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  16. Oi Marcelo, passei aqui de novo para dizer que chegaram hoje na minha casa ok. Quando cheguei do trabalho a caixa estava me esperando. Mais duas fantásticas miniaturas (Sr. Fantástico e Vampira )para minha coleção. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Marcílio!

      Então... Meu "Sr. Fantástico" veio com o rosto com uns risquinhos pretos. Parece que ele sofreu vários pequenos cortes na face.

      Até pensei em levar isso pra frente, porém olhando não fica tão estranho. Atualmente para eu pedir uma troca apenas se a peça vier com algo realmente que a descaracterize. Como são feitas individualmente sempre haverá pequenas imperfeições.

      Legal que as suas chegaram totalmente ok!

      Abção Marcilio.

      Marcelo.

      Excluir
  17. Eu também penso assim Marcelo, o meu Mefisto veio com uns dedos meio tortos de uma das mãos, reclamei a mais de 3 meses e disseram que iam trocar e até agora nada.Quanto ao Sr. Fantástico, achei o rosto dele fraco em relação as outras que eu tenho até agora , se comparado as feições das miniaturas da DC está muito inferior. O Coringa, o Super e o Batman estão fantásticos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcilio...

      As miniaturas da DC tem um plus a mais sim. Li em algum lugar que ela foi produzida após a da Marvel e que com isso os detalhes e a qualidade tornou-se um pouco melhor.

      Outra coisa que percebo é que as miniaturas que trazem personagens com rostos à mostra são mais difíceis de encontrar perfeitas. Imagino que isso aconteça porque moldar uma face de uma miniatura nessa escala deva ser difícil de fazer.

      Abção Marcilio!

      Valeu!

      Marcelo.

      Excluir
  18. Olá Mrcelo, meu nome é Gilson e coleciono as miniaturas marvel e sempre acompanho seu blog. Aqui em Fortaleza a coleção não saiu nas bancas, compro as minhas pela comix e quando dar pelo ML.
    Queria dizer que suas fotos tem me ajudado muito na escolha de qual miniatura vou pular ( pois não pretendo comprar todas, pois tem personagens que não curto muito ). Ah! queria saber se voçê tem alguma noticia sobre as edições especiais?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilson! Blz amigo?

      Valeu pelo comentário e por acompanhar as postagens. Como digo sempre, o grande motivador aqui são os amigos e falarmos de coisas que gostamos! Obrigado pela participação.

      Fico bem contente que as fotos tenham te ajudado. Faço-as com bastante prazer.

      Agora, em relação aos Especiais... Ainda não tenho nenhuma novidade. As atenções realmente estão todas voltadas para o site da Eaglemoss, pois acredito que quando eles abrirem a loja virtual pelo site aí teremos novidades. Não sei ao certo se eles optariam por lançar os Especiais em bancas. Pode ser que coloquem à venda na loja virtual.

      Mas pode deixar que se eu ficar sabendo eu aviso.

      Valeu mesmo Gilson. Fique à vontade por aqui!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  19. Apesar de não ser o traje tradicional, gostei muito desse ciclops, só não gostei da 1ª mini recebida com rosto horrível http://4.bp.blogspot.com/-QyJlZ9KfElU/Ugurmm5m2uI/AAAAAAAAD-I/Wz3tLzoz34E/s1600/ciclop.jpg , depois recebi outra OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Carlos! Que rosto zoado, hein!! Deformado para ser mais claro. Parece que o Scott estava em choque anafilático! rs rs

      Para mim os melhores trajes do Ciclope são: este das fotos e o tradicionalzão mesmo. Aquele mesmo com a cueca amarela pra fora da calça! rs rs

      O que não gostei muito foi o dos anos 90 com aquela faixa amarela na diagonal no peito. Mas era uma outra época.

      Abc!!

      Marcelo.

      Excluir
  20. Esse blog é muito bom!
    Legal ver as opiniões de colecionadores como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Legal Gui!

      Valeu aí pela presença. Sempre que quiser sinta-se à vontade para opinar e comentar por aqui!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  21. Esse blog é muito bom!
    Legal ver as opiniões de colecionadores como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Legal Gui!

      Valeu aí pela presença. Sempre que quiser sinta-se à vontade para opinar e comentar por aqui!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  22. Cara, devo ser um dos poucos qua admiram muito o Ciclope, é meu X-Men favorito. Acho que sem a sua liderança sempre fiel as instruções de Xavier, os X-Men's nao seriam os mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo...

      Concordo... Como disse acima ele tem grande potencial. Acho até que ele será o "Magneto" para as novas gerações. O discurso dele é semelhante ao do Mestre do Magnetismo.

      Valeu!

      Marcelo.

      Excluir
  23. Olá Marcelo,

    Hoje resolvi ler sobre todos os personagens que você postou, pois também estou viciado nestas miniaturas. Resolvi comentar devido a grande "injustiça" que vem sendo feita com o Ciclope ao longo dos anos em que os filmes colaboraram para esta imagem, pois o carinha dos filmes não tem nada do Líder dos X-men outra coisa que considero culpada é a super exposição do Wolverine, que sendo o Ciclope seu "antagonista" as pessoas tendem a ficar do lado do Wolverine. Ciclope é sim um mega líder e já mostrou isto diversas vezes até mesmo quando o Logan amarelou, quem levantou a sua bola foi o Ciclope. Esta série Vingadores versus X - Men só serviu para transformá lo no vilão que você mencionou ai. Uma terrível injustiça.

    No mais quero parabenizá lo por este seu trabalho que é fantástico e que com certeza já sou fã e aparecerei com mais frequência.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington...

      Muito interessante seu comentário. Aliás, quero aproveitar essa deixa para comentar também algumas coisas sobre essa questão envolvendo o Ciclope.

      Percebo que, em geral, pessoas corretas e "certinhas" tem pouco apelo entre as pessoas, e isso não é diferente nos personagens dos quadrinhos. Só que no final quem segura a barra mesmo é esse tipo de pessoa que, sem muito alarde, faz seu trabalho e acaba passando por alguém desinteressantes e com pouco apelo midiático. Acho que o que acontece no caso Ciclope/Wolverine é basicamente isso. Ciclope sempre foi o cara do bem, correto em suas ações e que justamente por não ser o famoso "contraventor" ou "anti-herói", nunca deu muito "ibope" e por isso mesmo era visto por muitos (definitivamente não o meu caso) como "chato". Isso deve ter motivado os roteiristas a trazer essa roupagem de vilão para o personagem. Como que para fazê-lo ficar mais interessante. Gostava muito do Ciclope como era no passado. O cara "correto", ligeiramente "inflexível" em suas posições e portanto "justo" e "bom". Acredito que essa mudança imposta ao personagem veio justamente para dar-lhe mais apelo junto ao público. O que acho triste, pois revela a incapacidade do público em geral de enxergar coisas legais no personagem essencialmente bom e simples.

      Muito interessante essa sua observação Wellington, pois mostra mesmo essa mudança imposta ao personagem.

      Valeu pelo comentário. Espero conversar mais vezes com vc por aqui!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Marcelo,

      Quando disse que a série o coloca como vilão existe uma ambiguidade de atitudes por parte de roteiristas, qual foi a motivação do Ciclope em proteger a Hope e querer que ela recebesse a Fênix? Restaurar a raça mutante que foi dizimada pela Feiticeira Escarlate em seu período de loucura que também matou alguns integrantes dos próprios Vingadores como homem formiga, Visão e me parece até o valete de copas, enfim quem tentou destruir a fênix proporcionando que ela usasse mais de um hospedeiro foram os Vingadores. Assim uma parcela da Força Fênix foi parar no ciclope que antes de conseguir dominar esta força matou friamente o professor Xavier. Depois todas as ações foram para melhoria tanto da raça Mutante quanto dos Humanos, fazendo chover em locais áridos resolvendo problemas de várias natureza. Agora me diga. Ciclope é vilão procurado pelos Vingadores e pela Shield e criticado em rede nacional. E a Feiticeira escarlate contínua sendo uma vingadora de renome?

      O que realmente pode ser considerado como Vilão??? Wolverine matou e mata a torto e a direito e é onipresente, Ok O Justiceiro mata a torto e a direito outro adorado. Agora vem perseguir o cara que fez o que fez pela humanidade num todo.
      Quero deixar bem claro que não sou tão fã assim do Ciclope, mas que o cara foi meio que crucificado isto foi exatamente para dar moral para Capitão América e Wolverine.

      Desculpe ter esticado demais o assunto .


      Excluir
    3. Ótima observação Wellington...

      Você toca em um ponto interessante! Qual a linha que separa o vilão do herói. Ciclope tornou-se um personagem mais complexo e denso, com grande potencial dramático. Você tem razão, quando aponta o comportamento do Wolverine. Alguém com um pavio curto, porém que goza de grande prestígio junto ao público. Já o Ciclope é o personagem cerebral, que quase nunca age deliberadamente e sem pensar.

      Os pontos que você levanta sobre o bem que o Ciclope fez durante a saga Vingadores vs X-Men mostram a pessoa que ele é no fundo. Aliás tem uma conversa entre ele e o Magneto bem interessante ao final dessa saga em que o Ciclope responde bem ao Magneto dizendo que a vida dele não mudou em nada do que sempre fora:

      Ou seja, defendendo a humanidade e os mutantes (como sempre em toda a sua vida fizera) e sempre sendo perseguido por todos. Talvez a grande questão aqui seja o fato de que Capitão América e Wolverine agem dentro do sistema. Prendem (no caso do Capitão) ou matam (no caso do Wolverine) dentro do sistema. Gosto do Capitão porque acho que ele faz isso até ingenuamente, ou seja, por acreditar no sistema ainda. Já Wolverine eu não sei exatamente.

      Também destaco o profundo respeito que o Ciclope tem pelo próprio Wolverine. Isso fica claro em uma história em que o Logan visita o Ciclope na cadeia ao final da saga.

      Tal qual vc não são tão fã assim do Ciclope, mas também não concordo com a ideia de rebaixa-lo ou demoniza-lo como alguns podem querer fazer.

      Excelente debate Wellington!!

      Esse, aliás é o grande motivo desse Blog.

      abc!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados