Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Escrever sobre o Nº 02 da Coleção de Miniaturas da DC é algo fácil e gratificante pra mim. Superman, não é apenas um dos maiores ícones dos quadrinhos, ele foi também o 1º Super-herói a ser criado. Sua importância extrapola toda e qualquer compreensão no que diz respeito à influência, inspiração e ideal superheróico. Jovens, crianças, adultos e homens de negócios (legais e ilegais) viram, atônitos, o surgimento de um fenômeno de massa em Junho de 1938 nas páginas da revista Action Comics Nº 01. Isso aconteceu em uma época em que nem se sabia exatamente o que era na verdade um fenômeno midiático de massa. Superman catalizaria as inspirações de jovens que sonhavam não mais apanhar de valentões nas escolas, de pessoas que, de repente, viram o ideal de Nietzsche ser transposto para uma mídia ainda jovem: os Quadrinhos. Nessa matéria veremos algumas fotos dessa espetacular miniatura, bem como alguns aspectos do mito chamado "Superman"!

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Superman nasceu da mente sonhadora de dois jovens "nerds" chamados Jerry Siegel e Joe Shuster. No início da década de 30 os dois amigos tentavam lidar com sua timidez diante das garotas e de garotos populares, fortões e cheios de músculos. Siegel e Shuster já escreviam para o jornal da escola (A Tocha) na época em que pensaram no Superman. Os dois eram fãs dos chamados Pulps, revistas baratas com aventuras onde heróis como Flash Gordon, Buck Rogers, Doc Savage, dentre outros protagonizavam histórias cheias de perigos ao lado de mulheres lindas e vilões bem característicos. Era ainda a chamada "A Era de Platina das Histórias em Quadrinhos".

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Desde que o mundo é mundo sempre existiram garotos que se perdiam em pensamentos e paixões, dominados por suas mães e que gostavam mais de fantasiar sobre o universo masculino em vez de aprender a lidar come ele. Jerry Siegel e Joe Shuster foram apenas mais dois garotos nessa multidão de jovens tímidos, que encontraram na fantasia uma forma de lidar com a crueldade da adolescência. Os dois fizeram parte de uma geração que pôde, em função do milagre econômico que seus pais experimentaram no início do Século XX, não apenas sonhar com esse mundo, mas puderam (pela primeira vez na história da humanidade) gastar o dinheiro dos pais com esse tipo de fantasia, na época representada pelos Pulps. À essa geração foi dado uma alternativa à timidez e desajuste, eles tiveram outro lugar para ir, sua fantasia.

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Embora com pequenos ajustes ao longo do Século XX, a mitologia do Superman praticamente não mudou desde seu início. Um pequeno bebê lançado através da vastidão do cosmo por dois pais conscientes do destino cataclísmico de seu mundo, Krypton. O pequeno Kal-El seria um deus entre os mortais. Suas células funcionariam como baterias que absorveriam a radiação da grande estrela amarela em torno da qual o Planeta Terra (seu novo lar) orbitava. De alguma forma, por acaso ou destino, o pequeno bebê cairia nas mãos de um bondoso casal que o ensinaria que o melhor caminho é o da bondade, justiça e amor ao próximo. Kar-El se tornaria Clark Kent e passaria a viver sob essa filosofia. Ele poderia ter tudo, mas decide que o melhor mesmo é o dividir, o compartilhar. Percebo hoje que a maior riqueza da história do Superman não é necessariamente seus poderes ilimitados, ou as batalhas titânicas com as quais já se envolveu, mas sim sua clareza de espírito que reage diferente do esperado diante de tanto poder, ou seja, resolve se recolher em sua humanidade e ajudar aos outros sem benefício próprio. Com isso escolhe o melhor caminho por excelência, porém o mais solitário e difícil. O caminho sobre o qual muitos não tem coragem de se decidir.

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Superman já foi tachado de muitos nomes e adjetivos, dentre eles o de ser bom demais, capacho e até escoteiro demais. Confesso que durante muito tempo também tive pensamento semelhante, sobretudo à partir dos anos 80, quando a imagem de Super-herói sombrio, violento e impiedoso começou a fazer sucesso. Personagens como o Batman de Frank Miller, Justiceiro, John Constantine, Sandman passaram a ser a sensação das HQs (com muita justiça aliás). Parecia que as características e a personalidade do Superman não teriam mais lugar em nosso mundo. Muitos apostaram nisso, e talvez até eu mesmo. Temos que lembrar que estamos falando dos anos 80 e 90. Décadas marcadas pela política externa de Ronald Reagan e Margareth Tatcher.

Miniatura DC Nº 02 - Superman

O mito, no entanto provaria ser mais forte. Penso que ele perdura em função dos ideais que carrega. Depois de quase um século de sua criação temos milhares de pessoas indo ao cinema assistir ao filme Superman - O Homem de Aço. O personagem que decide caminhar entre os pequenos, enquanto poderia caminhar entre as estrelas. Qualquer ocidental cristão consegue entender esse mito. A principal religião ocidental é calcada em história semelhante. Essa temática foi, aliás, muito bem explorada no último filme. Para mim, por exemplo, os momentos mais marcantes da história foram aqueles em que o pequeno Clark aprende com seu pai o doloroso e solitário, porém correto, caminho a ser escolhido.

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Muitas foram as histórias em quadrinhos que marcaram a carreira desse personagem. Posso citar apenas as que li para recomendar, mas sem dúvida nenhuma preciso registrar aqui O Que Aconteceu ao Homem de Aço? e Para o Homem que Tem Tudo, ambas de Alan Moore. Recomendo também o grande ocaso do personagem proposto por Grant Morrison em Grandes Astros Superman. Além dessas também cito a reformulação proposta por John Byrne em 1986 e o recente encadernado Origem Secreta de Geoff Johns e Gary Frank, uma história com excelente roteiro e uma merecida homenagem à Christopher Reeve (o Superman dos anos 80).

Miniatura DC Nº 02 - Superman

Embora pareça um pouco ultrapassado para muitos, Superman deve ainda permanecer como um dos grandes mitos modernos. Escrever sobre ele é escrever sobre a própria história em quadrinhos. Sua mitologia forte, seu caráter e sua personalidade afável e benevolente (embora muitas vezes confundida como fraca e acanhada) deverão ainda render boas histórias. Espero que ele continue, pois é um mito a ser seguido em sua forma de lidar com os outros. 

Recentemente o diretor Zack Snyder, ao lado do lendário Bruce Timm produziram um incrível vídeo de 02 minutos em homenagem aos 75 anos de criação do Superman. O vídeo traz inúmeras referências às mais variadas fases e mídias onde o herói apareceu, desde sua 1ª animação pelos Estúdios Fleischer nos anos 40, passando pela encarnação do personagem por George Reeves nos anos 50, Christopher Reeve nos anos 80, o desenho Superamigos dentre outras referências. O mais legal é justamente isso, tentar ir pescando as mais variadas citações. Confira essa grande homenagem abaixo!



Grande Abraço à todos!

22 comentários:

  1. Olá Marcelo, muito legal o seu post e o vídeo de 2 minutos. Até o jogo do Atari está no vídeo. Sobre os quadrinhos, gostei bastante da mini-série Identidade Secreta do Busiek e do Immonen que saiu pela Panini em 2005. Li na época que saiu e achei a história bem bacana.
    Abs., Carlos - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos... Obrigado.

      Achei o vídeo fantástico também. Uma pequena obra-prima mesmo como disse acima. Percebi também que até o Atari estava lá, além da luta entre o Super e o Mohamad Ali. Também há outras pequenas referências que vale a pena garimpar.

      Essa minissérie que vc cita eu não conheço, porém o nome envolvido é bom (Busiek). Valeu pela dica.

      Venho redescobrindo e re-significando o Superman de uns dois anos pra cá. Ou seja, olhando-o com outros olhos e mudando meus conceitos a respeito dele, que eram os mesmos do senso comum em geral. Acho que isso começou a acontecer quando li um livro contando um pouco dos bastidores de sua criação. Isso foi mudando meu conceito, que agora expus aqui nessa postagem.

      Grande abraço Carlos.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Finalmente eu recebi a minha 1º peça da coleção DC: "Batman".... e achei mto bem-feita mesmo: fico ansioso agora pra receber essa 2º do Super (q pelas fotos aí tá perfeita tbm)!!!

    não sou mto fã do super.... embora considere seus 2 primeiros filmes entre as 10 melhores adaptações de HQ de todos os tempos (mesmo comparadas aos filmes atuais). Mas sempre respeitei o super por ele ter sido o 1º super-herói dos gibis (sem ele não teríamos tido os outros)!!!

    espero q saia logo nas bancas essa figura.... (pra eu receber na minha reserva)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo... Blz?

      Legal que vc recebeu a 1ª peça. Dá pra ver a clara superioridade entre as peças da DC e da Marvel. A do Superman como vc pôde conferir nas fotos traz o personagem com o visual clássico. O que é bom e acredito que vc goste também. Lembro de termos comentado em algum momento que gostávamos mais dos visuais clássicos. No caso do Super nos arremete diretamente aos anos 80 (Christopher Reeve) bem como ao traço clássico de Curt Swan.

      Os dois 1os filmes dos anos 80 não tem discussão. Foram excelentes e infelizmente dois alarmes falsos para os nerds do mundo inteiro que acharam na época que a partir dali todos os filmes de super-heróis iriam ser do mesmo "nipe". Infelizmente ainda amargaríamos umas quase três décadas para vermos adaptações daquele nível no cinema novamente.

      Gde. Abc.

      Marcelo

      Excluir
  3. Bom dia, Marcelo!
    Que texto excelente, tu não tem noção do quanto aprendi sobre o personagem, passando, inclusive a vê-lo sob um novo aspecto. Vou recomendar essa postagem, pois além de informativa gostei muito das tuas observações e comentários acerca da personalidade e do que se tornou esse ícone que poderia ter todo o poder em suas mãos, mas decidiu escolher o caminho ensinado por seus bondosos pais adotivos. Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fernanda. Fico muito contente que tenha gostado da matéria!

      Confesso que minha opinião sobre o personagem vem mudando e se consolidando dentro do escopo apresentado no post. Mas nem sempre essa foi minha opinião, como eu mesmo comento na reportagem. A mudança veio ao ler um pouco sobre o ambiente no qual o personagem foi criado, a personalidade de Siegel e Shuster, bem como o aspecto de solidão e sacrifício que norteia Superman.

      Nos dias atuais infelizmente a personalidade dele acaba sendo confundida como passiva e até condencedente demais, mas isso acontece porque vivemos em um tempo em que todos querem resultados e ações rápidas. Um personagem que opta pelo caminho mais longo e menos sombrio acaba não tendo tanto atrativo.

      Valeu mesmo Fernanda, por curtir e indicar a matéria.

      Obrigado mesmo.

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Marcelo que texto maravilhoso, você falou tudo da mitologia do personagem, "Poderia ser um Deus entre os mortais, mas escolheu ser igual", fantástico, como vc disse nos lembra outra história. Jerry Siegel e Joe Shuster serão sempre lembrados como dois sonhadores que espalharam seu sonho pelo mundo. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcílio! Blz!?

      Obrigado cara. Que bom que gostou. Eu realmente venho mudando minha visão do personagem (Superman) para uma visão cada vez mais positiva. Definitivamente ele não se encaixa no estereótipo de vilão sombrio. Não que eu tenha algo contra eles. Também gosto de Batman e Cia. Porém, depois de praticamente 3 décadas de obscuridade nas HQs, penso que o Superman encarna bem o ideal mais positivo.

      Siegel e Shuster foram dois sonhadores como todos nós que comentamos aqui. Pode ter certeza. Pena que a vida deles foi marcada pela venda dos direitos autorais para a DC. Algo que eles vieram a se arrepender para o resto de suas vidas (a falta de controle sobre o herói). Mas a época que eles viviam era outra, e eles nem tinham noção do que aquilo se tornaria.

      Muito obrigado pelo comentário amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Marcelo só uma aviso, recebi ontem minhas miniaturas da Marvel 32 e 33, espero que vc já esteja aí com as suas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Já recebi sim Marcílio! Já chegaram e já estão aqui na cristaleira! Que bom que vc as recebeu também. A gente vai ficando meio "pilhado" quando vê a galera recebendo a gente não. rs rs

      Valeu mesmo!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Excelente postagem Marcelo!
    O Super é o maior herói de todos os tempos, quando falamos o termo Super Herói é inevitável não lembrarmos dele. parabéns pelas fotos e pelas informações sobre o mito.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André!!

      Não há dúvida sobre a importância dele. Mesmo aqueles que não gostam tanto dele tem que admitir sua importância. A cada dia admiro mais o mito e os ideais que ele representa. Acho que nosso mundo precisa desse tipo de coisa.

      Valeu mesmo!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Como assinante das miniaturas DC, já tinha recebido até o numero 7 ( Arqueiro Verde ), mas a Eaglemoss tinha pulado os n. 2 e 3 ( Superman e Coringa ). Mas terça agora recebi ambos TRIPLICADO: Veio 3 Superman e 3 Coringa, de uma vez ! Eu, que nunca ganhei nem rifa de frango de quermesse, já sei que foi no minimo um erro de logística. Vou mandar um e-mail para ver como vou devolver os " extras ". Quanto a matéria, muito boa mesmo ! E a miniatura em si ficou muito bonita.
    Abs,
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Fernando! Que coisa, hein!!

      Mas mais legal foi sua atitude de querer ligar para eles e devolver os EXTRAS. Muito decente e honesto da sua parte. Parabéns amigo!!

      Pode ter certeza que muitos falarão que vc não está sendo esperto. Mas isso não é questão de esperteza. Ainda que tenha sido erro deles ao te mandar extars, tem uma coisa que eu aprendi: Um erro não justifica o outro. Não se corrigi algo fazendo mais uma coisa indevida.

      Parabéns mesmo pelo seu caráter!

      Abc. e obrigado pelo comentário sobre a matéria aqui!!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Olá Marcelo,
    Boa Tarde

    Estou fazendo a coleção da Marvel e também estou comprando os que eu mais gosto da DC, pegando a miniatura do Batman percebi que ela é bem mais pesado do que outras da Marvel, por acaso você notou alguma diferença de peso entre as duas coleções?

    Gostei muito do blog
    Abç
    Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael...

      Tudo bem? Então... Notei essa diferença sim. Você ficará mais surpreso ainda quando tiver em suas mãos uma das Especiais (personagens de estatura maior). À princípio vc pensa que elas serão as mais pesadas, porém por serem maiores eles usam menos metal para que não fiquem extremamente pesadas. No caso das miniaturas da série normal há diferentes níveis de uso de metal. Pelo menos é a conclusão que eu chego. Particularmente eu acredito que as da DC (que foram fabricadas depois das da Marvel) vieram com uma estrutura e acabementos melhores.

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
  9. Olá Marcelo,
    Gostei muito do seu blog, na verdade tenho um amigo que é apaixonado pelos Super Heróis, principalmente pelo Super Homem, infelizmente ficamos sabendo da coleção a pouco tempo e não conseguimos pegar a miniatura do personagem favorito dele (SUPER HOMEM), você como um apaixonado também sabe aonde posso conseguir essa miniatura? Já entrei em contato com a editora e não obtive sucesso, caso alguém poder me ajuda favor entrar em contato comigo... Muito obrigada desde já... Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca...

      Tudo bem!? Agradeço sua visita. Desculpe a demora em responder sua msg...

      Bem... Quanto à sua pergunta, vamos lá.

      Essa coleção da DC está sendo lançada no Brasil em diversas cidades em tempos diferentes. Por exemplo, em Campo Grande (MS) ela foi lançada em Julho/2013, portanto já está bem avançada nos lançamentos. Outras cidades, no entanto lançaram à menos tempo, caso por exemplo de Brasília. Lá a coleção encontra-se justamente no Nº 02 (Superman), sendo assim essa peça poderia ser comprada nas bancas de lá. Aqui em São Paulo capital já estamos no Nº 04 (Lanterna Verde), portanto é mais difícil conseguir em banca.

      Uma dica seria, caso vc conhecesse alguém em Brasília, pedir para esse alguém comprar para vc. Não sei ao certo o mapa de lançamentos para te dizer em quais cidades ainda a coleção será lançada, pois vc poderia aproveitar esse novo lançamento para comprar essa peça.

      Outra possibilidade é vc consegui-la no Mercado Livre. Porém, lá vc pagará bem mais do que ela foi vendida em banca (39,95). Como a coleção está fazendo sucesso muitos compram em banca para, na sequencia, venderem à altos preços no ML.

      Vou te dar outras duas dicas. Há um site de fora que eu sempre compro algumas dessas peças, aqui vai:

      http://www.tfaw.com/

      Lá vc encontrará o Superman à venda com um preço justo e eles entregam no Brasil. Já comprei várias peças lá e vem direitinho. Como é pouca coisa eu nunca fui taxado pela Receita Federal, ou seja, a peça acaba saindo pelo preço do site mesmo.

      Aqui vai o link onde vc pode achar essa peça do Superman:

      http://www.tfaw.com/Search/?_results_limit_search=30&_results_order_search=title&_results_sstring_search=eaglemoss%2Bdc&_results_start_at_search=60

      A última dica é vc pedir para participar da seguinte comunidade no face:

      Liga dos Colecionadores - Submundo - Miniaturas & Figuras de Ação. Aqui vai o link:

      https://www.facebook.com/groups/SubmundoMiniaturas/?ref=ts&fref=ts

      Lá vc entrará em contato com inúmeros colecionadores que trocam informações onde a coleção está saindo. Há uma parte também em que muitos colocam peças à venda e vc pode então tentar adquirir de alguém de lá.

      Gde. Abc,

      Marcelo.

      Excluir
  10. Olá Marcelo,
    Gostei muito do seu blog, na verdade tenho um amigo que é apaixonado pelos Super Heróis, principalmente pelo Super Homem, infelizmente ficamos sabendo da coleção a pouco tempo e não conseguimos pegar a miniatura do personagem favorito dele (SUPER HOMEM), você como um apaixonado também sabe aonde posso conseguir essa miniatura? Já entrei em contato com a editora e não obtive sucesso, caso alguém poder me ajuda favor entrar em contato comigo... Muito obrigada desde já... Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca...

      Tudo bem!? Agradeço sua visita. Desculpe a demora em responder sua msg...

      Bem... Quanto à sua pergunta, vamos lá.

      Essa coleção da DC está sendo lançada no Brasil em diversas cidades em tempos diferentes. Por exemplo, em Campo Grande (MS) ela foi lançada em Julho/2013, portanto já está bem avançada nos lançamentos. Outras cidades, no entanto lançaram à menos tempo, caso por exemplo de Brasília. Lá a coleção encontra-se justamente no Nº 02 (Superman), sendo assim essa peça poderia ser comprada nas bancas de lá. Aqui em São Paulo capital já estamos no Nº 04 (Lanterna Verde), portanto é mais difícil conseguir em banca.

      Uma dica seria, caso vc conhecesse alguém em Brasília, pedir para esse alguém comprar para vc. Não sei ao certo o mapa de lançamentos para te dizer em quais cidades ainda a coleção será lançada, pois vc poderia aproveitar esse novo lançamento para comprar essa peça.

      Outra possibilidade é vc consegui-la no Mercado Livre. Porém, lá vc pagará bem mais do que ela foi vendida em banca (39,95). Como a coleção está fazendo sucesso muitos compram em banca para, na sequencia, venderem à altos preços no ML.

      Vou te dar outras duas dicas. Há um site de fora que eu sempre compro algumas dessas peças, aqui vai:

      http://www.tfaw.com/

      Lá vc encontrará o Superman à venda com um preço justo e eles entregam no Brasil. Já comprei várias peças lá e vem direitinho. Como é pouca coisa eu nunca fui taxado pela Receita Federal, ou seja, a peça acaba saindo pelo preço do site mesmo.

      Aqui vai o link onde vc pode achar essa peça do Superman:

      http://www.tfaw.com/Search/?_results_limit_search=30&_results_order_search=title&_results_sstring_search=eaglemoss%2Bdc&_results_start_at_search=60

      A última dica é vc pedir para participar da seguinte comunidade no face:

      Liga dos Colecionadores - Submundo - Miniaturas & Figuras de Ação. Aqui vai o link:

      https://www.facebook.com/groups/SubmundoMiniaturas/?ref=ts&fref=ts

      Lá vc entrará em contato com inúmeros colecionadores que trocam informações onde a coleção está saindo. Há uma parte também em que muitos colocam peças à venda e vc pode então tentar adquirir de alguém de lá.

      Gde. Abc,

      Marcelo.

      Excluir
  11. Recebi minha miniatura, e achei o SUPER meio mirradinho! Sempre imaginei o azulão um cara grande, mas ele ficou minguado em relação aos outros, não achou? A pose tá legal, mas ficou "esbelto" demais o rapaz, na minha opinião (a mesma coisa que achei do Homem de Ferro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah ah ah... Bem... Acho que você tem certa razão Allisson.

      Percebi isso quando vi uma imagem de um colega que tinha uma peça do Superman sem capa. Acho que a peça perdeu a capa ou algo assim. Dessa forma pude ver que o quadril do personagem estava realmente um pouco mais fino do que o normal.

      Eu não sei... Acredito que isso tem a ver com eles tentarem deixar a miniatura com um ar de Superman da Era de Ouro, que realmente tinha a parte superior do tórax realmente grande.

      Valeu Allisson...

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados