Translate

sábado, 6 de abril de 2013

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

O Nº 08 da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil traz o conhecido Fiat 147. Primeiro carro movido à alcool produzido em série no Brasil, o Fiat 147 foi construído especialmente para o mercado brasileiro para marcar a chegada da FIAT em nosso país pouco depois da metade da década de 70. Apostando em um carro desprovido de luxo, mas com um design moderno para época, a FIAT tentou combinar (com sucesso) alguns anseios da sociedade brasileira, produzindo um modelo que trazia os conceitos de "pequeno por fora, grande por dentro" e "motor econômico, porém com bom desempenho". Abaixo veremos algumas curiosidades e características deste carro que se tornou "figurinha fácil" nas estradas brasileiras no final da década de 70 e ao longo da década de 80.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

Chegando no Brasil apenas em 1976 (23 anos após a Volkswagen) a Fiat queria se estabelecer em nosso país a partir de um modelo que marcasse época. Embora o Brasil já possuisse alguns carros da Fiat rodando por aí, como o Milicento e o 500B (apelidado de Fiat Pulga, um carro bem charmoso por sinal), a montadora Italiana ainda não tinha se estabelecido por aqui. A aposta foi grande, pois o lugar escolhido para a construção da fábrica foi Minas Gerais, ou seja, fora do parque industrial automotivo de São Paulo. O Fiat 147 foi projetado a partir do Fiat 127 de 1971. Na verdade os dois eram basicamente o mesmo carro, com apenas algumas diferenças no estilo e na mecânica, sendo que nesse último quesito o 147 se sobressaía com um motor mais "nervoso", o que conferiu-lhe desempenho superior aos seus concorrentes da época, o Volkswagen Sedan (Fusca) 1300 e o Chevette 1400.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

Outra vantagem era o pequeno consumo de combustível do Fiat 147, chegando a fazer 16km/litro. O slogan da Fiat por ocasião do lançamento era bem interessante: "Enfim, um carrão pequeno!". E isso era realmente verdade, uma vez que seu espaço interno era maior que o do Fusca 1300. Nos primeiros 12 meses de fabricação foram vendidas nada menos que 64.000 unidades. Algumas características o diferenciavam de outros modelos da época, dentre elas o uso de pneus radiais, contra a maioria dos carros que usavam pneus diagonais, a inserção do estepe em posição horizontal dentro do compartimento do motor, deixando espaço para mais bagagem no porta-malas (hoje no entanto, esse tipo de acondicionamento do estepe seria proibido). O uso do vidro parabrisas "temperado" no 147 foi outra novidade, o que evitava que qualquer "pedrinha" quebrasse completamente o vidro.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

A simplicidade do Fiat 147 foi bem recebida por muitos, porém também foi rechaçada por outros que reclamavam da falta de sofisticação. As versões iniciais eram o Fiat 147 "L" e o "GL". O design fez sucesso principalmente entre os jovens, pois insinuava que o prático também poderia trazer algum charme. Nem tudo eram "flores" no Fiat 147, quem viveu a época sabe. Um câmbio difícil de engatar, um volante muito horizontal que dava uma estranha sensação ao guiar, a vibração do motor que era repassada para a carroceria e um pedal de embreagem que costumava "enforcar", ou seja, se auto-acionava, estavam entre as características ruins. A Fiat foi tentando corrigir tais aspectos ao longo dos anos, porém na época outros carros concorrentes do Fiat já haviam lidado com tudo isso, caso do Fusca 1300, Chevette e Brasília.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

O ano de 1978 trouxe inovações marcantes para o 147 como, motor mais potente, acabamento mais luxuoso e visual bem mais esportivo. O modelo de 1979 foi então o 1º carro à álcool de produção nacional. O ano de 1980 trouxe outras mudanças, como capô mais inclinado (ajudando na aerodinâmica) e para-choques de polipropileno. Já em 1983 duas outras novidades, a primeira era a chegada da versão "Spazio" do 147 e a segunda novidade seria a chegada de um carro que viria substituir do 147, nada menos que o "Fiat UNO"! Era o início do fim do 147.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Fiat 147 (1979)

O Fiat UNO era basicamente o mesmo Fiat 147 em sua essência, e teve outra grande história de sucesso em nosso país. Além disso, vale mencionar outros "Filhotes" que o 147 deixou no mercado nacional, dentre eles: o 147 Pick-up, a Perua Panorama e o Fiat Oggi. Em 1986 o 147 deixou de ser produzido após 10 anos no mercado nacional. Nesse mesmo ano o Brasil veria desaparecer outro ícone, o "Fusca", que na época tinha motor 1600.



Abaixo seguem as tradicionais características do veículo!


Nessa postagem resolví colocar algumas imagens (abaixo) para elucidar melhor alguns pontos do texto acima. Sendo assim espero que gostem!

Precurssores do Fiat 147

Fiat Topolino 500B

O Fiat 500B - 1957

O Fiat 127 - 1972

Fiat Millecento

Por fim, alguns aspectos marcantes do Modelo Fiat 147 (1979)

Observar o estepe sendo guardado ao lado do motor e a posição do volante

Abaixo um dos Filhotes do Fiat 147, o Fiat Oggi

 Bom amigos... É isso aí! Abc. à todos!!

27 comentários:

  1. rsrsrsrsrs,eu tenho um UNO
    Estou fazendo sorteio de uma família estilo Tilda lá em meu blog, venha participar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal...

      O UNO foi e ainda é um grande carro.

      Agradeço o convite. Fui lá no seu blog e gostei bastante!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. E olha que ainda não é tão difícil encontrar o Fiat 147 nas ruas. Quando eu era adolescente, ainda via alguns. Sumiram mais. Mas ainda rodam por aí.

    O Topolino era muito bonito. E fazia jus ao nome. Os faróis eram as orelhas do camundongo.

    Tenho um carinho grande pelo Fiat Uno... Foi o primeiro carro que comprei, assim que sai da faculdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton... Não é tão difícil mesmo encontrar algum Fiat 147 rodando por aí. Acredito que esse foi um dos carros que marcaram o fim de uma Era mais glamurosa e requintada no design dos carros para uma Era mais voltada para a praticidade e para o homem comum que, apesar de gostar também de requinte, não podia pagar para tê-lo.

      A crise do petróleo também alavancou esses carros mais econômicos, isso também é um dos motivos que fizeram a popularidade do 147 eu acredito.

      Agora o UNO foi um verdadeiro Bólido que atingiu o Brasil mesmo. Olhando pra trás nem dá pra entender como ele continua ainda na ativa! Carros são coisas que tem muito a ver mesmo com a afetividade das pessoas. Isso porque determinadas épocas de nossa vida foram marcadas por determinados carros que tivemos. Daí a relação de uma sociedade com determinados modelos.

      Gde. Abc. Kleiton.

      Marcelo.

      Excluir
  3. puxa, esse 147 foi o 1º carro da minha mãe... lembro dele nos anos 70 mesmo (só q o dela era vermelho)!!!

    bacana mesmo essa coleção...

    só q são menores do q eu pensava: vi um deles na livraria cultura semana passada (q puseram na estante por ter sido desistência de alguem q encomendou e não foi buscar)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Leo! Blz?

      Puxa! Esse carrinho fez parte da vida de muita gente. Lembro desse modelo vermelho que vc comentou.

      Então... Por vezes eu também achei os modelos um pouco pequenos, porém levando-se em consideração o tamanho da coleção (cerca de 50 peças) o tamanho menor ajudaria na exposição. Aquela coleção que te falei e acabei te mandando um cartaz por e-mail com o Escort XR3 é um pouco maior e de um tamanho que permite uma maior interação com a peça.

      Abção Leo!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Que postagem bacana, Marcelo!
    Como lembro desse Fiat 127...o Jair
    tinha um. Lembra? Depois seu pai me deu o Uno
    e em seguida um Tipo. Esse deixou saudades Rsrs.
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.

    Raminhos de pano é minha amiga, faz trabalho com miniaturas que me encanta.
    Vai lá conferir! Ela está fazendo sorteio de uma família de bonecas (Tilda)
    Vou participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Fui me lembrar desse carro do Jair só agora que vc comentou. É verdade! Era bem incrementado.

      Então ... Eu fui lá no blog da sua amiga e achei legal. Deixei até um comentário lá pra ela.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  5. Bom, Marcelo, bonita miniatura - como sempre, um show à parte que você nos traz ao expor. Quando ao histórico do carro, minha irmã teve um UNO, certa vez, apesar de mais espaçoso que os carros da VW, ele não tinha um desempenho assim tão perfeito. Ele é bom, desde que seu dono tenha muita disposição para fazer amizade com um bom mecânico. ainda existem alguns desses UNOs clássicos por aí, circulando, mas não indico a ninguém, exceto se realmente for uma aquisição temporária, por apenas um ano ou dois.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano!!

      Cara... Acredita que fui ver esse comentário seu só hoje! Putz... Deixei passar! Foi mal aí! Digo isso porque fico bastante contente em responder a todos por aqui!

      Valeu de qualquer forma. Mesmo atrasado!

      Vou me lembrar dessa sua dica sobre os UNOs! rs rs

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  6. Será se ainda encontro essa miniatura a venda? É nas bancas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Everton...

      Então, infelizmente quem tiver interesse tem que assinar a coleção inteira junto à Planeta DeAgostini. O que é uma judiação. Eu assinei ela inteira porque gosto muito desses modelos antigos (são 50 carros a coleção toda). Meu sogro por exemplo, queria comprar apenas alguns modelos, assim como vc, e eu até liguei na Planeta DeAgostini tentando adquirir mas os atendentes me falaram que só assinando tudo! :(

      Uma opção para você é uma outra coleção que você consegue encontrar em algumas bancas de revistas chamada "Coleção História dos Carros Brasileiros". Essa coleção teve uma Série I que saiu há uns dois anos inicialmente pelo Jornal do Carro, depois ficou disponível em bancas. No ano passado saiu a série II, e nessa série II tem um Fiat 147 branco. Você consegue ainda achar ele para comprar avulso no Mercado Livre.

      Clique no ink abaixo que vc já vai ser direcionado para o Mercado Livre. Achei um pra vc por R$ 49,90. Olha... O preço está bom. Digo isso porque ele já está virando clássico. Acho que vale a pena!

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-471041514-miniatura-fiat-147-branco-143-carros-classicos-2-_JM

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Esse Fiat 147 realmente é inesquecível, só que ultimamente não tenho mais visto esse carrinho nas ruas daqui de Curitiba.
    Tinha um vizinho que tinha um super conservado, mas se desfez da relíquia.
    Seria bacana se pudesse fazer uma foto com todos os carrinhos que vc tem numa mesma foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos... Blz!?

      Está melhor? Espero que esteja já recuperado da cirurgia!


      Cara... Realmente esse carrinho marcou época! Lembro-me muito da minha infância.

      Vou fazer essa foto sim, Carlos. Valeu pela dica. Estou pra receber uma cristaleira que eu comprei. Daí vou poder expor as miniaturas dessa coleção, da Marvel e da DC.

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Olá Marcelo tudo bem. preciso de informação sobre uma coleção de miniaturas ao qual não encontro nada, a não ser alguns vendedores no Mercado Livre. Seria uma Coleção de Miniaturas de Veículos de Serviços da editora Altaya, o primeiro número é a Kombi Escolar o 2º uma Veraneio Ambulância, sabe algo a respeito meu amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!! Tudo bem!?!?

      Puxa... Não conheço essa coleção também, porém só de vc falar já me interessei, pois veículos de serviço são bem interessantes!!

      Vou fazer o seguinte: tenho um amigo que é profundo entendedor de Colecionismo no Brasil e conhece as coleções como ninguém. Vou enviar sua pergunta para ele e assim que tiver uma resposta posto aqui para vc. Ok?

      Grande abraço!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá amigo...

      Desculpe a demora em responder. Está meio corrido! Conversei com meu amigo, o Eder, sobre a coleção que vc me perguntou e abaixo segue a resposta dele. Como disse antes ele entende muito de colecionismo.

      "Para ser sincero não me lembro de ter visto essa coleção, talvez a Altaya tenha lançado em mercado teste em algum lugar e o lançamento venha posteriormente...Se descobrir algo a respeito te conto...Mas diga para ele mandar um e-mail de contato para a Planeta DeAgostini aqui, que é a representação oficial da Altaya no Brasil."

      Acredito que ele tenha razão. Pode ser que o que vc viu foram miniaturas lançadas em fase de teste. Vou ficar atento também.

      Espero ter ajudado.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  9. Observei que você deixou de lado as postagens sobre essa coleção. É uma pena, pois acharia muito útil saber qual carro é de cada edição, uma vez que o site da Planeta De Agostini é ridiculamente sucinto de informações. Eu compro desde a 1ª até a atual (29ª), porém acho que perdi uma ou outra edição nesse ínterim. O problema é que nem na revista e nem na miniatura há a informação do nº da edição, daí nem tenho certeza de qual perdi. Também faço a coleção da DC e Marvel e suas portagens foram bastantes úteis para eu localizar qual estava faltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio!


      Tudo bem amigo!?

      Cara... Realmente dei uma parada nas matérias referentes à Coleção de Carros Inesquecíveis do Brasil porque as fotos que vinha tirando das miniaturas não estavam saindo do meu gosto. Ainda não consegui fazer um tipo de foto que agradasse dos carros. Porém, você tem toda razão. Estou devendo mesmo uma matéria pelo menos com a ordem das peças para deixar como consulta aqui.

      Pode deixar Fábio, que vou preparar sim essa postagem!

      Valeu amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá Fábio!!

      Atendendo ao seu pedido, acabei de postar uma matéria sobre a lista das miniaturas da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil!

      Dê uma conferida lá, bem como sua opinião de como ficou!

      Abcs.

      Marcelo.

      Excluir
  10. Isso que eu chamo de feedback do feedback! Fiz um comentário mais completo na referida página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio...

      Agradeço a sua sugestão que me incentivou a fazer a postagem sobre a sequencia das miniaturas.

      Um grande abraço.

      Marcelo

      Excluir
  11. Respostas
    1. Olá amigo!!

      Poxa... Valeu mesmo pela participação e comentário aqui no Blog. Apareça mais vezes!!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  12. Bela edição essa do 147.
    Uma pena que parece q o 147 tá sumindo das ruas, bem q a fiat poderia trazer uma versão moderna dele com a VW fez com o fusca.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!!

      Blz, amigo!?

      Concordo com vc. Penso às vezes como seria se as montadoras voltassem a fabricar seus modelos mais emblemáticos de forma idêntica, só melhorando a mecânica para se adaptar aos nossos dias. Pense no sucesso que seria termos um fusca 66, ou um FIAT 147 iguaizinhos aos originais apenas com a mecânica atualizada?

      Seria um sucesso. Muitos comprariam para ter o carro novamente. Afinal, carros e nostalgia tem tudo a ver!

      Valeu Carlos.

      Um grande abraço para vc!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados