Translate

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Medusalith Amaquelin Boltagon é Medusa, a Diva de cabelos vivos que possui uma trajetória tão misteriosa quanto o povo ao qual pertence, os Inumanos. Sem dúvida nenhuma uma das personagens femininas da Marvel que mais representa a independência de pensamento, força de caráter e feminilidade que já se viu na editora. Embora pouco conhecida do grande público (inclusive para mim que tive que estudar sua trajetória) Medusa traz consigo interessantes histórias e uma cronologia rica de encontros com personagens emblemáticos da Casa das Ideias. Vamos então à sua peça na Coleção de Miniaturas Marvel e à um pouco de sua história.

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Não dá para negar que o ponto alto da peça é a extensa e revolta cabeleira da personagem. A forma como está modelada traz a sensação de volume e leveza características de cabeleiras fartas e bem cuidadas. Não posso deixar de comentar que me agradou muito. Até mesmo a parte inferior dos cabelos está muito bem feita ao enroscar-se ao redor das pernas da Rainha Inumana. A posição de seu corpo a coloca na tradicional postura de aparente fragilidade, mas que na verdade é simplesmente uma postura de uma pessoal em que sua força não está em seus membros, mas em outro e poderoso mecanismo.

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Postura semelhante também pode ser observado em personagens como Dr. Octopus que pouco se ocupa de seus braços reais para meter medo. O traje da personagem lembra em alguns aspectos sua indumentária original, mas se baseia na arte de Mark Bagley. Afora a imensa cabeleira não há muitos outros pontos de destaque da peça, no entanto seus cabelos ruivos a representam muito bem.

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Uma das grandes e geniais sacadas de Stan Lee sempre foi se utilizar de mitos clássicos para compor suas criações. Em minha opinião isso também está presente no caso de Medusa ao lembrarmos do mito grego homônimo e da personagem central da fábula de Rapunzel. Porém, Lee em sua perspicácia modernizava, estilizava e agregava valor ao novo personagem, no caso aqui, uma mulher que é uma verdadeira Rainha em suas ações e postura. A história de Medusa sempre foi um mistério para mim, porém vamos entendê-la um pouco. Medusa faz parte da nação Inumana, um povo que vive em isolamento e reclusão em uma cidade escondida na cordilheira do Himalaia (outra menção à mitos, no caso, à Shangrilá). Os Inumanos foram humanos que, em seu estágio inicial de evolução, foram vítimas de experimentos da raça Kree e submetidos às misteriosas Névoas Terrígenas

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Uma vez submetido às névoas o indivíduo passa a manifestar em sua adolescência uma determinada habilidade sobre-humana específica pressupostamente adormecida em seu gene, porém despertada a partir da interferência das névoas. Medusa é prima em 2º grau de Blackgar Boltagon, Rei dos Inumanos conhecido como Raio Negro. Após um golpe bem sucedido do irmão de Raio Negro, o maléfico Máximus, Medusa foge de Atilan com a família real, porém ela é abatida em sua nave caindo no interior da França onde, desmemoriada é encontrada pelo vilão Mago que a convence à entrar para o Quarteto Terrível, versão maligna do Quarteto Fantástico formado por Homem-Areia e Ardiloso (antigo Pete Pote de Pasta).

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Após recobrar a memória Medusa retorna para seu povo conseguindo destronar Máximus ao lado do silencioso Raio Negro, com quem viria a se casar. A partir daí Medusa voltaria ao mundo dos homens comuns várias vezes, inclusive para fazer parte de uma campanha publicitária para promover produtos para cabelo em plenos anos 60. Embora pareça estranho esse argumento, na verdade ela buscava por meio dessas incursões estabelecer pontos de contato entre seu povo e os humanos. Mas talvez a maior parceria viria entre ela e os membros do Quarteto Fantástico, tendo inclusive substituído a Mulher-Invisível uma determinada época em que Sue e Reed Richards haviam se separado. Ao lado do Coisa, Tocha Humana e Sr. Fantástico, Medusa mostrou ao mundo e aos leitores todo seu poder ofensivo e de liderança, quase se constituindo como a líder do Quarteto à época.

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Medusa é talvez a única, dentre os Inumanos, a conseguir conversar de forma subliminar com o soberano Raio Negro, cujo poder encontra-se em sua poderosa voz, em que uma única palavra poderia devastar regiões inteiras graças às suas poderosas cordas vocais. A Rainha Medusa pode controlar individualmente o movimento e a taxa de crescimento de cada fio de cabelo, duros como aço. Esse controle é mantido até mesmo quando cortados. Junto com Raio Negro Medusa teve um filho chamado Ahura com poderes ainda por se manifestar. Outros personagens Inumanos famosos e que possuem ligação direta com Medusa são Cristalys (irmã), Gorgon, Karnak e Triton (primos), e Luna (sobrinha).

Miniatura Marvel Nº 43 - Medusa

Com as questões envolvendo os X-Men nos cinemas (atualmente propriedade dos Studios Fox) os Inumanos passam a ser a grande aposta do Marvel Studios para trazer às telonas um grupo de seres que se diferencie do humanos graças à características genéticas especificas. Muitas são as semelhanças entre Inumanos e X-Men, uma vez que os dois grupos possuem poderes que se manifestam das mais variadas formas possíveis e são ligados à aspectos genéticos. Para mim os Inumanos possuem potencial igual, senão maior, para trilharem um caminho de sucesso tal qual os homens de Charles Xavier certa vez trilharam.

É isso aí amigos!

26 comentários:

  1. Olá Marcelo, tudo bom?
    Segundo meus cálculos e torcida, devo receber essa peça no final de Março. Assinante no interior de São Paulo sofre com a espera, acredite! Ao menos pra mim, a coleção Eaglemoss Marvel entrou numa fase bem interessante á medida que a coleção avança, além do sucesso provar que temos mercado pra tal. Primeiramente porque vejo uma melhora na qualidade das miniaturas, tanto nos detalhes como expressões corpóreas.Tudo bem que as da DC ainda são superiores, até pelo fato dessas ultimas terem sido produzidas bem depois lá fora, mas estou satisfeito com as da Marvel igualmente. Em segundo lugar, muitos dos personagens não são considerados do "primeiro escalão " da Marvel, embora para mim não diminua em nada a importância dos mesmos; ao contrário , torna-se um agradável atrativo não apenas pela miniatura em si como pelas informações da revista impressa. Exemplo é a Medusa, que é uma personagem até de certa forma frequente das paginas da Marvel mas que na maioria das vezes sabemos superficialmente sobre sua origem e principais acontecimentos ao longo das publicações. Assim, somos despertados ( falo por mim ) á uma curiosidade de saber mais sobre aquela nova peça da coleção, o que de fato se torna agradável e que no fim nos surpreende pela riqueza em sua trajetória até então pouco conhecida.
    Acho o Universo dos Inumanos fantástico e torço sempre por materiais destes. Ainda quero uma mini série deles publicada pela Mithos em meados dos anos 90, com arte e história que adorei, e que, mostrava com detalhes o processo de seleção e transformação dos adolescente Inumanos pelas Névoas Terrígenas.

    Abs Marcelo.
    Estou sempre passando por aqui :)

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fernando!! Blz?

      Espero que receba logo a peça!! Puxa... Vc está com sua coleção bem sintonizada com a postagem aqui do Blog! rs rs... Legal.

      Acho que a coleção atinge agora um estado de equilíbrio mesmo. Ou seja, aqueles que iniciaram suas coleções vão continuando sem, (acredito eu) grandes acréscimos de novos assinantes. Mas acredito que ela foi um mega sucesso aqui no Brasil. Talvez até salvando a Eaglemoss na época da crise europeia.

      Sou como você, por mais que haja uma ou outra imperfeição numa ou outra peça eu acho que o saldo de qualidade das peças é inegável. Para nós colecionadores que já vimos cada peça tosca no passado, que era comercializada como se fosse um tesouro temos é que comemorar, pois realmente olhar a coleção, tanto da Marvel quanto da DC é admirar uma obra de arte.

      Eu diria para você que gostei de todos os personagens escolhidos para sair na Coleção da Marvel. Poderia ter um ou outro personagem a mais? Com certeza, mas não vejo nenhuma que não gostei. Apenas um personagem da coleção da DC que eu não colocaria é o tal de Detetive Chimp. Tenho birra com ele porque eu nunca tinha ouvido falar dele.

      A Medusa é isso mesmo que vc coloca. Sempre achei ela uma mulher maravilhosa, uma verdadeira Rainha, além de exótica e com um grande apelo feminino. Porém, conhecia muito pouco de sua história até ler algumas coisas para compor essa matéria. Assino embaixo sobre o que você coloca:

      "Assim, somos despertados ( falo por mim ) á uma curiosidade de saber mais sobre aquela nova peça da coleção, o que de fato se torna agradável e que no fim nos surpreende pela riqueza em sua trajetória até então pouco conhecida."

      Ou seja, conhecer esses personagens nos faz pensar na grandeza que é o Universo Marvel e do seu potencial em produzir boas histórias com tantos personagens interessantes. O que falta mesmo é roteiristas bons para dar conta de tantos personagens.

      Os Inumanos sempre foram para mim um segmento bem misterioso da Marvel, e justamente por isso acho que eles podem dar muito certo. Eles tem aquela aura que mistura o desconhecido e até o bizarro. Algo que os X-Men despertavam no início de sua carreira como grupo e que com sua popularização e desgaste deixaram de ter.

      Puxa... Valeu mesmo pelo comentário cheio de impressões pessoais Fernando!!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Fabiano!!! Blz, amigo!?

    Você é bem perspicaz mesmo! Pois conseguiu perceber que a postagem anterior era sobre uma personagem (Estelar) da DC que tem algo muito em comum com a Medusa, a imensa cabeleira.

    Achei a peça da Estelar mais robusta, tal qual acontece com as demais peças da Coleção da DC em relação as da Marvel. As peças da DC foram produzidas tempos depois do início da produção das da Marvel e por isso elas ficaram mais caprichadas. A cabeleira da Medusa, no entanto é bem legal também. Porém, não há muitos outros atributos na peça além da cabeleira. Diferentemente da Estelar, que além dos cabelos possui um corpo muito bem trabalhado enquanto escultura, em minha opinião.

    Os Inumanos tal qual eu disse acima ao Fernando, são um grupo de personagens bem misteriosos mesmo. Cujo poder advém de modificações genéticas também. Eu os considero com um grande potencial. Como a Marvel Studios não pode usar os X-Men no cinema (que está na mão da Fox) Os Inumanos serão a grande aposta deles. E eu acho que dará certo. Eles tem aquele ar bizarro e estranho que os X-Men tiveram nos anos 60 e 70 e que depois de tantas histórias ruins e de tanto quererem ganhar dinheiro em cima deles, deixaram de ter. Algo como "passaram a ser carne de vaca" para os leitores dos quadrinhos. Enquanto os Inumanos continuaram com essa aura de mistério. Um povo vivendo isolado de tudo e de todos.

    Obrigado pela presença Fabiano. Fico sempre muito contente de ver seus comentários aqui!!

    Abc!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    você sabe por que as edições especiais estão demorando a sair. Faz pelo menos dois meses que não se anuncia nenhuma novidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio...

      Puxa... É verdade. Cara... Não sei. Realmente a útlima que saiu foi em dezembro, creio eu!

      Vou ficar atento para alguma coisa!! Caso fique sabendo também avise!!

      Abc!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Ôpa, acaba de ser lançada a figura especial do homem-coisa.
      Espero que lancem logo as figuras especiais do colossus, homem de ferro 1ª armadura, thanus e galatctus, para mim as mais maneiras.

      Excluir
    3. É Claudio... Você cita uns pesos pesados hein!! Homem de Ferro 1ª Armadura é para mim uma das mais sensacionais.

      Galactus nem se fala!!

      Eu tô na torcida.

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá Marcelo tudo bem? Sou muito fã dos Inumanos. Essa peça da Medusa é fantástica mesmo, pois dá grande destaque aos cabelos. Acho que mesmo quem não conhece nada da personagem tem a ideia de que os cabelos são importantes para ela. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado amigo Marcelo!!

      Tudo bem?! Poxa! Sempre legal encontrar seu comentário por aqui.

      Não conheço muito os Inumanos. Gostaria de conhecer mais suas HQs clássicas. Porém, o pouco que conheço me faz pensar no seu grande potencial dramático, já que são bem misteriosos.

      MEDUSA é uma personagem que simboliza bem a raça Inumana, exótica, poderosa e com seu percentual de estranheza.

      Valeu mesmo!!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Falando em novidades das Especiais... Saiu o Homem Coisa e pra alguns sortudos o Hulk está de volta... Quem quiser corra e pegue os seus. Valem muito a pena. Abraço Marcelo.

    Att. Esnaider

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Esnaider!!!

      Valeu mesmo pelo toque. Vou "cofrar" o Homem Coisa. É uma bela peça. Pode ter certeza. Já a vi de perto.

      Abração!!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Olá Marcelo, tudo bem? Enviei um e-mail com fotos da minha coleção e não sei se você chegou a ver.
    E a Salvat confirmou a coleção vermelha antes da Eaglemoss confirmar a coleção DC. Vou optar pela segunda e quem sabe comprar as duas primeiras edições da vermelha só pelo desconto.
    Minhas últimas aquisições Vingadores Revolução e Batman e Robin Edição Definitiva com 50% de desconto na Saraiva/Buscapé.
    Você é fã de Kripta como eu? Já tive a coleção completa mas acabei me desfazendo dela em uma mudança logo depois de me formar na faculdade. Se arrependimento matasse...
    Compro a Cripta mas até agora não consegui ver correlação entre as duas revistas. Este artigo http://hqmemoria.quadrinho.com/?p=64 mostra as histórias mais legais da Kripta e até agora não vi nenhuma delas na Cripta, o que é uma pena. No desespero encomendei no ML um DVD com scans da coleção completa da Kripta, mas só vou receber após o carnaval.
    Abs., Carlos - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! E aí Carlos!! Blz!?

      Puxa... Desculpe amigo!! Eu vi quando os emails chegaram e eu estava no trabalho. Deixei para ver em casa e acabou que na correria não vi. Fui lá ver agora. Puxa... Legal sua coleção! Aquela peça da Iron Studios (a peça Iron Man 1/10 Art Scale do filme Iron Man III) eu também tenho e é sensacional. Parabéns!!

      Sua coleção de revistas é bem legal também. Compartilhamos muitos títulos em comum. A Coleção da Salvat já está formando a lombada! Legal.

      Legal mesmo suas fotos. Obrigado pelo envio!! Qualquer hora envio uma da minha coleção.

      Pois é... Eu vi o anúncio da Nova Coleção Vermelha da Salvat. A Eaglemoss está marcando bobeira, pois muitos vão começar essa e por isso não fazer a da Eaglemoss. De qualquer forma as duas são boas.

      Gosto de Cripta sim. E vi que você está comprando também. Confesso que quando saiam essas HQs eu era pequeno e não comprava. Acho que tinha um pouco de medo (rs rs). Mas hoje reconheço a genialidade por detrás delas. Por isso estou comprando sim. Esse negócio de se desfazer de coleção eu acho que todo colecionador de verdade já passou por isso. A maturidade trás pra gente o verdadeiro valor dessas revistas. Eu mesmo já fiz isso e me arrependo muito também.

      Então... Sobre as HQs que saíram da Cripta eu acho que elas estão saindo na ordem que foram lançadas lá fora. Por isso que acredito que a ordem entre as que saíram por aqui não bate. Acho esses lançamentos de imenso valor.

      Poxa... Valeu Carlos!

      Um grande abraço pra você e desculpe mais uma vez não ter respondido o email por lá!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá Marcelo,

      Seria legal sim se você pudesse nos atualizar com imagens da sua coleção de miniaturas, deve ter muita coisa legal fora do "universo" Eaglemoss.
      Outro dia vi uma matéria sobre a Iron Studios no programa Mock da Play TV e achei muito legal. Mostraram a loja conceito da Gabriel Monteiro que ainda não tive a oportunidade de visitar, O dono é um cara relativamente jovem, e tem Pizzy no nome, portanto acho que ele tem a ver com a Pizzy Toys. Em fim, é um empreendedor que aparenta gostar muito do que faz.
      Sobre a Kripta, li recentemente que a RGE tirava histórias de três publicações da Warren: a Eerie, a Creepy e a 1984, portanto não tem como a Cripta cobrir todas as histórias publicadas na Kripta, já que segue a Creepy em ordem cronológica. Até agora a única coisa que vi igual foi a capa da Cripta 4 que foi utilizada em uma edição da Kripta em formatinho.
      No carnaval fui assistir a dois filmes: Caminhos da Floresta (escolha da minha esposa) - PÉSSIMO (apesar de ser da Disney)
      e O Destino de Andrômeda - MUITO BOM. É um filme de aventura com ficção científica bem leve, ao estilo de Os Guardiões da Galáxia. Minha irmã comentou depois que a crítica (UOL) meteu o pau no filme. Eu gostei e acho que vale a pena dar uma conferida.

      Abs., Carlos

      Excluir
    3. Então Carlos...

      Qualquer dia posto fotos sim, amigo!! Na verdade eu tenho as miniaturas da Eaglemoss que já saíram por aqui, algumas do Novos 52 pela Kotobukyia e algumas da Iron Studios dos filmes Iron Man III, Vingadores e Soldado Invernal, além do Homem Aranha no uniforme negro.

      Já fui várias vezes na loja da Iron Studios na Gabriel Monteiro, e é fantástica!! Tipo de lugar que deve entrar no Mapa Nerd Nacional para se visitar. Vi rapidamente o dono em uma entrevista certa vez. Mas nem tinha me atentado ao sobrenome dele. Com certeza deve ser da empresa Pizzy mesmo.

      Puxa Carlos, você parece expert em Kripta e Creepy. Legal!! Já sei para quem vou perguntar quando eu tiver alguma dúvida! rs rs Você tem razão então. A Cripta não teria como cobrir todas as HQs da Kripta da RGE. Agora entendi.

      As capas são para mim uma obra de arte a parte. São fantásticas!!

      Havia ouvido falar dos Caminhos da Floresta, agora O Destino de Andrômeda eu não conhecia. Fiquei muito curioso!! Vou atrás!!

      Valeu Carlos!!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    4. Olá Marcelo, foi mau.
      Não é ANDRÔMEDA não. É JÚPITER. É dos irmãos (agora brother and sister) Wachowski
      Tô maus mesmo, e olha que nem sou chegado em uma cachaça, rs.

      Abs., Carlos.

      Excluir
    5. Ah tá Carlos...

      Cheguei até a achar que você se referia ao filme "O Enigma de Andrômeda", um filme de 1969 e que assisti há algum tempo, baseado no romance de Michael Crichton.

      É um filme bom e que gostei.

      Mas também estava pensando que não poderia ser esse também. rs rs rs

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  7. Oi Marcelo, tudo bem, olha me diga uma coisa eu estou colecionando a Graphic Novels Marvel/Salvat como vc sabe e por enquanto não estou lendo, pois o tempo está curto, mas gostaria que vc me respondesse uma coisa, se for possível claro, qual foi os números que a lombada saiu com problemas? Abraços amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcílio!

      Blz!? Com a ajuda do amigo Moisa consegui levantar rapidinho. Lá vai!

      21 - Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Nº 01 pela ordem de lançamento).

      34 - X-Men: Superdotados (Nº 02 pela ordem de lançamento).

      36 - Vingadores: A Queda (Nº 03 pela ordem de lançamento).

      52 - Thor: O Renascer dos Deuses (Nº 04 pela ordem de lançamento).

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  8. Olá Marcelo, mais uma vez uma excelente matéria, a Medusa é uma das mais bonitas miniaturas das que já saíram no Brasil.
    Quanto as especiais não estou entendendo a estratégia da Eagleamoss em lançar personagens menos conhecidos do público em geral (Homem Coisa, Destroyer, Executor, Crocodilo), e deixar pra depois peças que dariam uma saída bem superior como Super home, Batman de Moto, colossos, Homem de ferro dentre outros, pois estes dariam muito mais visibilidade a este mercado. Bom eu usaria esta tática, mas quem sou eu para questionar uma empresa multinacional. Também não consigo entender porque não lançar a coleção da DC em uma praça teoricamente grande como Belo Horizonte.
    Abraço e parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington...

      Obrigado pela visita, elogio e comentário!! Gostei da Medusa também. Sem dúvida nenhuma sua grande cabeleira está fantasticamente modelada.

      Então... Quanto à questão das peças ESPECIAIS escolhidas para lançamento aqui no Brasil eu já pensei sobre isso também. Depois de muito pensar meu entendimento foi de que a empresa possivelmente quer lançar as peças principais mais para frente, ou em doses homeopáticas, para manter o interesse ou a expectativa. Penso que eles não querem repetir a forma como fizeram na coleção da DC, que teve em sua programação o lançamento de todos os medalhões da editora logo nas primeiras peças. Parece-me que lá fora isso foi gerando um certo desinteresse dos colecionadores que já haviam comprado as melhores peças logo entre as primeiras 10. Imagino que a estratégia é de guardar o melhor para final. Algo tipo esses programas de televisão que deixam o melhor para os capítulos finais para manter a galera interessada. Porém essas são as minhas conjecturas... rs rs

      Pode ser também que não tenha nada a ver com isso, e que o que ocorra esteja ligado à importação, fabricação e tudo o mais.

      Valeu mesmo Wellington!!

      Um grande abraço, amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Boa tarde, Marcelo!

    Acabei de comprar a miniatura da rainha dos inumanos aqui em uma banca da cidade.
    Achei simplesmente linda! Em minha opinião, ao lado da Vampira, são as duas miniaturas femininas mais bonitas até agora. Linda mesmo.

    Obs: Destaque também para o bracelete que a rainha ostenta em seu braço, pintado como se fosse ouro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de assinar! Tiago

      Excluir
    2. Olá Tiago!!

      Legal!! Gostei dessa peça também. Sobretudo da modelagem da cabeleira, que a deixou com um ar de uma verdadeira RAINHA. Resoluta e Imperial. O que a personagem realmente é.

      Isso aliás é uma das coisas geniais de vários personagens da Marvel, cujo responsável em grande parte foi Stan Lee e Jack Kirby, ou seja, deixar os personagens com um visual que realmente traduzissem sua personalidade, linhagem e proposta.

      É isso mesmo Tiago!!

      Grande abraço pra você, amigo!

      Marcelo.

      Excluir
    3. Marcelo, disse tudo: "Resoluta e Imperial."
      Parabéns pelo blog! Acesso todos os dias para me atualizar!
      Abraço!!!

      Tiago

      Excluir
    4. Legal Tiago!!

      Apareça sempre amigo, pra gente trocar impressões sobre as peças e bater papo!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados