Translate

domingo, 26 de junho de 2016

Miniatura Marvel Série Especial Nº 07 - Fanático

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

Irrefreável é talvez o termo mais adequado ao falarmos de Cain Marko, o Fanático. Batizado originalmente na língua inglesa como Juggernaut, a ideia por trás do nome faz menção a uma força metafórica destrutiva e irrefreável. O nome Juggernaut deriva de línguas antigas e, em português, teria associação com uma expressão que usamos com certa regularidade em nossas conversas no dia a dia, algo como "Rolo Compressor". O Fanático, como foi batizado aqui em Terras Brazucas, é um homem irascível, com temperamento explosivo e perigoso. Para surpresa de muitos possui parentesco com o Professor Charles Xavier (Cain e Xavier são meio-irmãos). Criado ainda na aurora da Era de Prata dos Quadrinhos (1965), Juggernaut é um dos mais perigosos personagens da Marvel. Sua trajetória é cheia de altos e baixos, mas para todos os efeitos devemos inclui-lo, pelo menos à princípio, na categoria de "vilão". Entremos portanto em uma viagem pela sua mitologia e vejamos as características de sua peça dentro da Coleção de Miniaturas Marvel.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

O Fanático foi representado com uma das Miniaturas mais "maçudas" dentro da Coleção. Com uma baixa estatura, a peça poderia (para muitos) até estar dentro do segmento regular da Coleção. No entanto, ao fazermos uma análise mais apurada vemos que ela pode ser pequena em estatura, porém isso é compensado em peso e massa. O que é muito adequado à um personagem que, em sua essência, traz a irrefreabilidade como característica principal. De pontos negativos eu colocaria talvez este que já mencionei acima, a estatura da peça. Ao colocarmos a peça do Fanático ao lado da peça do Hulk (Especial Nº 01) vemos que Cain Marko é bem mais baixo. No entanto, ao verificarmos as alturas descritas nos encartes descritivos que acompanham ambas as peças temos as seguintes descrições: Fanático 2,05 m e Hulk 2,35 m. A diferença, portanto não deveria ser tão grande assim entre as miniaturas na estante.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

À exceção da altura, eu diria que a peça atende bem às características do personagem. Ele foi modelado em uma posição de "avanço", com uma feição de raiva e dentes cerrados por debaixo do capacete. Algo difícil de ser feito (acredito eu) em uma peça de dimensões pequenas como essa. Seu olhar está direcionado de "baixo para cima", o que numa primeira análise pode parecer bobagem, mas esse detalhe confere a ele uma perspectiva de alguém que abaixou a cabeça e se lançou em disparada contra um obstáculo. Essa atitude é reforçada pela postura "em marcha", que completa a ideia de alguém se movendo firmemente em direção à algo. Os membros inferiores e superiores encontram-se em perfeita sincronia, uma vez que a marcha do ser humano normal possui esse balanço em oposição entre os membros, ou seja, quando a perna direita se põe à frente, é o braço contra-lateral que se projeta anteriormente, e vice-versa. Caso você pare para observar, verá que essa oposição entre os membros durante a marcha está bem apresentada na peça.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

Cain Marko é o Fanático. Seu parentesco com Charle Xavier pode parecer estranho, mas é verdadeiro. Quando criança Xavier perdeu seu pai e, sua mãe, a rica viúva Sharon Xavier, logo se casou novamente com Kurt Marko, cientista e amigo da família. Kurt trouxe consigo seu filho, Cain Marko, menino de temperamento difícil e violento. Logo as diferenças entre o afável Charles e Cain se estabeleceriam como um relacionamento ao melhor estilo Cain e Abel. Infelizmente, Sharon morreria tempos após sua união com Kurt, deixando os dois meninos sob a responsabilidade do marido e padastro de Xavier. Kurt era um homem violento, porém corajoso. Certo dia, ao fazer "birra", Cain derrubou acidentalmente vários compostos no laboratório de Kurt e, para salvar Charles e o filho, Kurt dá sua vida ao inalar gases tóxicos durante o salvamento. Tudo isso acirraria ainda mais a distancia e a inveja de Cain para com Charles. O tempo passou e os meninos cresceram, no entanto o destino reservaria uma grande surpresa para Cain.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

Os meio-irmãos se encontrariam no futuro durante seu serviço militar durante a Guerra da Coréia na mesma Unidade Militar. Durante sua ação no front, Cain se refugiou em uma caverna e lá encontrou uma pedra vermelha brilhante (o Rubi de Cyttorak). Xavier chegaria a tempo de presenciar Cain proferir as palavras inscritas na pedra que dariam poder ao seu portador e, assim surgia o Fanático, um home descomunal e irrefreável. Por um golpe do destino, a caverna foi bombardeada naquele momento, soterrando Cain no local, Xavier porém conseguiu escapar. Os anos se passaram e Charles Xavier tornou-se o Professor X, unindo ao redor de si os X-Men originais. Apesar disso, ele sabia que um dia seu irmão voltaria, e foi isso que aconteceu. Com os poderes de Cyttorak, Cain não precisava comer, beber ou mesmo respirar e foi justamente isso que o salvou no tempo em que ficou soterrado. A chegada do Fanático levou à uma batalha entre os pupilos de Xavier e o vilão, que foi derrotado apenas quando o Anjo consegue retirar o capacete de Cain, deixando-o exposto aos poderes mentais de Xavier.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

O Fanático continuaria sua saga de brigas e envolvimentos com outros vilões, o que resultou em combates memoráveis, como aquele visto entre ele e o Homem-Aranha. Uma briga que parecia não possuir nada a favor do Cabeça de Teia. Isso ocorreu por ocasião do vilão atravessar Nova York em linha reta sem se preocupar com prédios, viadutos ou rios à sua frente. Apesar dos esforços do Aranha, nada parecia detê-lo, até que o Amigão da Vizinhança usou a cabeça e levou Cain direto para dentro de algo parecido com um silo cheio de cimento ainda por secar. Desta forma, quanto mais o vilão se debatia, mais ele afundava. Ponto para o Cabeção de Teia. O vilão participaria ainda de outras lutas titânicas contra personagens como Colossus e Thor. No entanto, um novo Fanático estaria por surgir quando ele descobriu o que existia por trás de seus poderes.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

A verdade sobre seus poderes veio a tona quando se descobriu a Aposta da Octossência. Oito seres (Reis) interdimensionais, dentre eles "Cyttorak", resolveram acabar com suas diferenças com uma aposta, ou seja, 08 artefatos seriam escondidos na Terra para serem encontrados por humanos, que passariam a portar grande poder. Estes 08 seres (os Exemplares) escravizariam a humanidade e a converteria em exércitos que lutariam entre si até que apenas um restasse. O Rei interdimensional representado pelo Ser e seu Exército vitorioso seria o grande vencedor da aposta. Com os artefatos sendo pregressivamente achados por humanos em várias partes do Mundo, o cenário estava pronto para ser levado a cabo e Cain era, nada mais que um destes seres representando Cyttorak nesta aposta. Consciente do terrível destino que aguardava a humanidade Cain sabota os demais Exemplares e, auxiliado pelos Vingadores, obtém vitória sobre todos. Como punição, Cyttorak retira quase todos os poderes de Cain, deixando-o com apenas uma fração deles.

Miniatura Marvel Especial Nº 07 - Fanático

Tudo isso faria com que o personagem refletisse acerca de suas convicções e atitudes diante da vida. Assim, ele passaria a lutar ao lado do bem, porém sempre mantendo sua personalidade difícil e gênio forte. Este é o Fanático... um personagem ambíguo ao melhor estilo Marvel!!

Abraço à todos!!

9 comentários:

  1. Olá Marcelo,

    Eu tinha feito um comentário aqui, mas não sei se enviei, portanto se estiver repetido me desculpe.
    Primeiramente acho estranho dizerem que o Fanático é meio irmão do Xavier uma vez que ele não é filho nem do pai e nem da mãe deste, o que de fato configuraria o meio irmão (filho do pai do Fanático com a mãe dele), para mim eles simplesmente cresceram juntos, mas é questão de opnião. Com relação as dimensões das miniaturas já desisti de entender, pois fizeram o Coisa daquele tamaninho e ele bate de frente com Hulk e Fanático na estatura, pelo menos nas revistas. Desconsiderando este fato a miniatura do fanático me parece estar bem menor que a do Hulk devido a postura meio encurvada dele, caso estivesse numa pose como a do Hulk a diferença seria menor e mais condizente com os 20 cm que você citou.
    Choradeiras a parte eu achei a miniatura bem pesada e robusta condizente com o rótulo de especial, eles utilizam alguma artifício na pintura para dar um ar de velha e suja na roupa dele, gostei muito dos detalhes no braço e nas mãos, este das mão me lembra um soco inglês. Meu único porém nesta miniatura é o rosto ele, pois sempre o associo ao Personagem Ariete do desenho antigo do He-Man e ele era meio que um bobalhão que pulava e detonava tudo com a cabeça que também tinha um capacete.
    Uma coisa que estranhei na história do fanático é ele do nada aparecer com um capacete que inibe o poder do Xavier, fica parecendo que todo mundo sabe fazer este maldito capacete anti Charles. Muito boa como sempre sua postagem.
    Ps. Você por acaso sabe de algum blog ou site que disponibiliza as revistas que acompanham as miniaturas?

    Abraços




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!! Tudo bem Wellington!?!?

      Realmente o primeiro comentário não havia aparecido!

      Caraca! Vc tem toda razão!!! O Xavier não tem nada de meio-irmão em relação ao Fanático!! Com certeza vc tem razão. Não sei porque saíram com essa na Marvel. Acho que para chocar duas personalidades tão opostas e fazerem o jogo de "Caim" e "Abel". Até o nome do Fanático faz lembrar isso. Acho que foi para trazer dramaticidade a relação deles. Mas realmente eles não tem qualquer parentesco que sustente essa hipótese de "meio-irmãos"!!

      Sobre as dimensões vc tem razão também Wellington. Essa postura mais abaixada do Fanático pode ter influenciado muito ao colocarmos o Hulk ao lado dele. Fora que o Hulk também tem aquela coisa de ter uma altura variável a depender de sua raiva.

      Interessante esses detalhes para os quais vc chama atenção. Essa "correia" nas mãos realmente lembra muito um soco inglês, e a sujeira na pele e roupa dá mesmo essa atmosfera de luta e demolição.

      Pelo que levantei sobre o capacete eu acredito que ele proteja-o contra ataques psíquicos por ter sido feito assim pelo ser Cyttorak. Mas realmente muito conveniente essa característica de fabricação!! rs rs rs

      Sobre as revistas Wellington eu conheço um amigo (o Kleiton Gonçalves) que administra a página do Facebook "Neofitaria: Resenhas Literárias, HQs, Música, Cinema e Seriados" e o Blog "Kleiton Gonçalves: Blog do Neófito" que há um tempo atrás disse-me que estava escaneando e disponibilizando alguns exemplares em pdf dos fascículos.

      Ele comenta isso inclusive nessa postagem no Blog dele:

      http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/11/revistas-da-colecao-de-miniaturas-marvel.html

      Acho que valeria a pena entrar em contato.

      Depois me avise se conseguiu obter algumas!!

      Gde. Abc.!

      Marcelo

      Excluir
  2. Risos... Meninos ...
    Gostei da narrativa e miniaturas.
    Bejinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Fernanda!!

      Legal sua participação.

      Sempre que quiser apareça para conhecer mais desse mundo!

      Abc!

      Marcelo

      Excluir
  3. Valeu Marcelo, olhei lá no Blog do Neófito, mas tem pouquíssimas revistas e as que tem por lá eu tenho. Eu procuro por algumas de miniaturas que importei e a revista ou veio em inglês ou não veio. Vou aguardar quem sabe futuramente apareçam mais.

    Aguardo ansiosamente sua postagem sobre o Fin Fang Foom, rsss só saiu agora né.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi Wellington...

      Puxa... Tenho esse mesmo problema que vc. Importei algumas peças e queria os fascículos em português. Comprei de um cara no Mercado Livre a do Solomon Grundy e veio direitinho.

      O nome dele é Assis Melo Cavalcante Junior. De São Luis - MA. Tente achar ele lá que acho que ele tem. Depois me fale!

      Absc!

      Marcelo

      Excluir
    2. Entendi Wellington...

      Puxa... Tenho esse mesmo problema que vc. Importei algumas peças e queria os fascículos em português. Comprei de um cara no Mercado Livre a do Solomon Grundy e veio direitinho.

      O nome dele é Assis Melo Cavalcante Junior. De São Luis - MA. Tente achar ele lá que acho que ele tem. Depois me fale!

      Absc!

      Marcelo

      Excluir
  4. Respostas
    1. Valeu amigo!

      Obrigado pela presença e comentário. Saber que as postagens estão adequadas norteiam a forma com que eu as faço.

      Valeu mesmo.

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados