Translate

sábado, 21 de outubro de 2017

Miniatura DC Série Especial Nº 12 - Kilowog

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Kilowog é o alienígena responsável pela segurança do Setor 647 do Universo. Proveniente do pacífico planeta Bolovax Vik, Kilowog traz consigo uma triste origem, bem como um histórico de bravura, liderança e convicção. Sua miniatura dentro da Coleção de Miniaturas DC da Eaglemoss infelizmente foi lançada após a mudança de material de "metal" para "resina", tornando a peça menos atrativa à medida em que, apesar de robusta, é leve, o que acaba por trazer um pouco de decepção ao colecionador. Hoje falaremos desta peça, origem e carreira deste lendário patrulheiro galáctico que, à semelhança de outros colegas de Tropa, ganhou respeitabilidade universal e editorial.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Na peça, Kilowog aparece trajando seu clássico uniforme de Lanterna Verde. Para aqueles que são recém-chegados ao Mundo dos Quadrinhos de Super-heróis, a Tropa dos Lanternas Verdes se constitui em uma incrível força policial galáctica criada pelos seres mais antigos do Universo, Os Guardiões do Universo. Provenientes do Planeta Oa, os Guardiões do Universo forjaram diversos anéis de poder que de tempos em tempos necessitam ser carregados em uma Lanterna Portátil. Esta Lanterna Portátil por sua vez extrai seu poder da imensa Bateria Central localizada em Oa. Os anéis de poder possuem a missão de recrutar seres inteligentes de diversos Mundos habitados, e assim muni-los com seu poder. Cada escolhido é responsável pela paz e segurança de um setor espacial. Kilowog foi um destes escolhidos.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Sua peça saiu dentro do segmento Especial da Coleção porque, como todo bolovaxiano, Kilowog possui grandes proporções físicas. A miniatura traz seus músculos bem definidos, além de uma pintura bem delimitada, com uma tonalidade de pele próxima àquela vista nos quadrinhos. Porém, esta tonalidade não é exatamente igual à das HQs, nas quais o personagem possui uma cútis de cor salmão quase avermelhada. Uma crítica que faço à peça, além do material por meio do qual foi confeccionada (a resina), é a modelagem da face de Kilowog, que aqui aparece com a mandíbula discretamente deslocada para a à esquerda. Tirando este detalhe a face é parecida com a dos quadrinhos, ou seja, uma face que lembra o crânio de um "buldogue" com uma grande mandíbula. Assim como nos quadrinhos, a peça é simples no que se refere à adereços ou outros dispositivos, tais como capa, armas, coldres, cinturões, espadas etc... Afinal, tudo que um Lanterna Verde precisa é de sua força de vontade e de seu anel energético.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Kilowog foi escolhido como Lanterna Verde após a morte de seu antecessor, o Lanterna Verde chamado Branwilla. Ele foi um relutante recruta da Tropa, já que em seu Planeta Natal todos os bolovaxianos possuíam um forte elo mental, o que fazia com que vivessem como uma mente coletiva. Separar-se deste elo era algo incomum para um bolovaxiano. Por isso, em seus primeiros anos como Lanterna Verde, Kilowog mantinha-se o mais próximo possível de seu Planeta. Seu treinador dentro da Tropa foi o lendário Lanterna conhecido como Ermey, um líder linha dura porém muito sensível às habilidades de seus recrutas. Em uma das primeiras missões, ainda como recruta, ao lado de Ermey, Kilowog acabou por presenciar a morte de seu líder, não antes porém de ouvir de Ermey que ele possuía características excepcionais para um futuro Lanterna Verde. Na memória de Kilowog, Ermey se tornaria seu eterno mentor, aliás foi por isso que ele assumiria, anos mais tarde, o posto de treinador que fora de Ermey. Anos difíceis, no entanto aguardavam Kilowog.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Com o evento conhecido como Crise nas Infinitas Terras, o Planeta de Kilowog (Bolovax Vik) foi varrido da existência deixando-o como único sobrevivente de sua espécie, já que foi protegido da onda de destruição por seu anel. Um detalhe importante é que o anel, além de proteger Kilowog, foi também capaz de armazenar dentro de si, a essência de todos os bolovaxianos. Desta forma Kilowog sempre teve a esperança de um dia encontrar um novo planeta no qual poderia liberar a essência de seus compatriotas e assim restaurar seu lar. Após os eventos de Crise nas Infinitas Terras, Kilowog se alocou na Terra onde passou a viver e (incrivelmente) ser reconhecido pelos terráqueos como um herói, já que participara do salvamento de centenas de vidas durante um combate com o vilão Mão Negra. Nesta época Kilowog se envolveu profundamente com países do Bloco Comunista da época, dentre eles Rússia e China, uma vez que o herói se identificava com a ideologia. Após algumas decepções nestes países o herói participaria de uma importante missão nos confins do Universo, e foi durante esta missão que ele encontrou um Planeta para liberar a essência de seu povo. Kilowog foi ajudado por vários de seus amigos Lanternas Verdes até Terraformar um Mundo que pudesse receber aqueles que desde então estiveram presos dentro de seu anel.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Todos os bolovaxianos foram revividos no novo Mundo escolhido por Kilowog, que experimentou, em êxtase, o reencontro com pessoas que há muito não via. Toda esta alegria, no entanto durou pouco, já que Sinestro (o Lanterna Renegado) em sua vilanesca vingança contra todos os Lanternas Verdes do Cosmo, simplesmente destruiu o Novo Mundo escolhido por Kilowog, junto com todos seus habitantes. Em um estado quase catatônico, Kilowog experimentou a insanidade ao saber que tudo estava realmente perdido agora. Este trauma só foi superado pelo herói graças a ajuda da Lanterna Verde Arísia. Foi nesta época que um Kilowog frustrado e sem esperanças voltou para a Terra e fez parte da Liga da Justiça, porém ocupando um estranho cargo (que ele mesmo escolheu), algo como um "faz-tudo" ou "zelador" de pequenos reparos na Mansão da Liga. Após este período o herói voltaria à Tropa dos Lanternas Verdes como treinador de novos recrutas, dividindo seu tempo entre a Tropa e a Liga.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Kilowog ainda desempenharia um papel crucial dentro da epopeia de outro importante Lanterna Verde, Hal Jordan, talvez o mais conhecido e influente Lanterna da Terra que já viveu. Hal ficara insano por uma sequencia de acontecimentos envolvendo a destruição de sua cidade natal e a influência de um poderoso vilão, Paralax. Kilowog foi um dos últimos Lanternas a lutar contra um poderoso e enlouquecido Hal Jordan/Paralax, sendo morto durante este conflito. Este, no entanto não foi o fim do famoso bolovaxiano, já que seu heroico espírito pôde ser ressuscitado com a intervenção de diversos Lanternas Verdes. Kilowog atuou também em outra saga que ajdou a redefinir o futuro dos Lanternas Verdes, o arco A Noite Mais Densa de Geoff Johns publicado na década de 2000. Foi sua grande força e perspicácia que derrotou o agente das Trevas Nekron.

Miniatura DC Especial Nº 12 - Kilowog

Com um temperamento aparentemente rude e de poucos amigos, Kilowog é na verdade um herói com um enorme coração, além de uma sensibilidade singular. Se eu pudesse compara-lo com outro personagem no Mundos dos Quadrinhos eu o associaria à personalidade de Ben Grimm, o Coisa, membro do Quarteto Fantástico. Um herói que, assim como Kilowog, pode evocar estranheza em uma primeira impressão em função da aparência rude e diferente, no entanto possui um grande coração cheio de doçura.

Bom amigo... É isso aí! Um forte abraço á todos!!

2 comentários:

  1. mais uma vítima do sadismo da DC contra seus próprios personagens. Cara, eles sofrem demais.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Você sabe que depois que me inteirei da História do Kilwog eu fiquei com um nó na garganta e me perguntei: "Cara... O que leva um roteirista a criar uma história na qual um planeta inteiro é exterminado por duas vezes!?!?"

      Não dá para entender a fixação que se tem na imposição da dor aos personagens. Como se eles só se tornassem significantes e relevantes se tiverem um passado extremamente doloroso!

      Concordo piamente com você.

      Abcs!!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados