Translate

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro

Bom amigos, depois do atraso e de muita polêmica finalmente chegou hoje em minha casa a Miniatura Nº 12 da Coleção de Miniaturas Marvel. Aguardada com grande expectativa por muitos a miniatura do Homem de Ferro é realmente bem interessante. A pintura veio relativamente brilhante e a robustez da armadura pode ser logo constatada. O Homem de Ferro compõe, junto com o Capitão América e Thor, o que conhecemos como a Santa Trindade da Marvel. Essa alcunha foi dada em função de Tony Stark ser um dos membros fundadores, junto com os outros dois, dos Vingadores. Com uma história cheia de altos e baixos o Homem de Ferro ganhou popularidade entre os leitores, principalmente a partir dos anos 70, ao encarnar de forma magistral um homem cheio de falhas e em busca de um sentido para sua vida. Nesse processo ele foi do céu ao inferno expressando toda sua solidão e vazio existencial no alcolismo.

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro

O Homem de Ferro aparece pela primeira vez na revista "Tales of Suspense Nº 39" de março de 1963. Criação do mago dos quadrinhos, Stan Lee, o Homem de Ferro nasceu de um conturbado acontecimento na vida do playboy Tony Stark que ao acionar uma mina terrestre no Vietnã tem seu coração ferido por estilhaços desta mina. Logo em seguida o combalido Tony é capturado pelo maligno guerrilheiro Wong-Chu que o obriga a construir armamentos para que Wong as use em seus planos malignos. Tony junto com seu colega de cela (o Professor Yinsen) constroem uma armadura que o ajuda a sobreviver a seu ferimento e permite sua fuga. Yinsen, no entanto, se sacrifica nesse processo. Tony Stark deixaria então de ser o então fútil e vazio playboy, ou pelo menos tentaria, e passa a usar seu traje para o bem comum, tendo sempre como bússula o grande sacrifício de Yinsen.

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro

Embora para muitos o 1º contato com o Homem de Ferro tenha sido os recentes filmes da Marvel Studios nos quais ele é interpretado de forma contundente por Robert Downey Jr, o personagem possui uma trajetória bem definida com alguns pontos a serem destacados. Dentre eles a saga "O Demônio na Garrafa", publicada na 2ª metade dos anos 70 e na qual Tony Stark confronta um de seus maiores inimigos: o alcolismo. Escrita como uma história de superação e redenção esse é um dos pontos marcantes que ajudou a redefinir o personagem para as futuras gerações. Vale ressaltar que escolher o ator Robert Downey Jr para o papel de Homem de Ferro nos filmes foi algo ótimo, não apenas porque ele é um bom ator, mas porque sua trajetória de vida é cheia de altos e baixos também, inclusive com envolvimento com drogas e alcolismo. Robert Downey Jr é um "Homem de Ferro" na vida real.

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro

Mais recentemente outro ponto de destaque na trajetória do Homem de Ferro ocorreu na Saga Extremis, publicada aqui no Brasil em 2006 pela Panini. Nessa história o roteirista Warren Ellis atualiza o personagem para o novo século recontando sua origem. O Vietnã é agora substituido pelo Afeganistão. Tony teria seu corpo infectado por um vírus tecno-orgânico e isso mudaria para sempre a interação de Stark com sua armadura, que passaria a partir daí a ser controlada pelo seu sistema nervoso e se manifestaria a partir da sua vontade. Eu particularmente gostava mais quando Tony vestia sua armadura de forma clássica, ou seja, como se fosse um traje mesmo. Achei que a nova forma de interação com a armadura transformou o Homem de Ferro mais em um Ciborgue. Mesmo assim o personagem não perdeu o seu brilho.

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro

Por fim quero destacar a participação do Homem de Ferro de forma central na Mega Saga "Guerra Civil" de 2007. Nela Tony Stark fica ao lado do governo americano à favor de uma lei de registro de super-humanos, contra a qual o Capitão América vai radicalmente contra. Isso coloca os dois antigos amigos em rota de colisão, constituindo-se numa das séries mais aclamadas da Marvel dos últimos anos sob à batuta do roteirista Mark Millar.

Miniatura Marvel Nº 12 - Homem de Ferro
A miniatura faz jus à toda espera e expectativa. Ao olha-la de perto percebemos uma certa "sujeira" escura na pintura que acredito ser proposital pois dá um aspecto "ferroso" ao traje. Essa é, no entanto, uma miniatura que não traz o personagem com seu visual clássico pois essa armadura já faz parte da Era pós "Extremis". Eu como sou leitor antigo confesso que sinto falta do visual antigo, mas esse aí também é bem legal. Para os saudosos como eu há uma 2ª miniatura do Homem de Ferro nessa coleção que faz parte do segmento "Especial" e traz o Homem de Ferro original, com aquela armadura que ajudou Tony à fugir do Afeganistão. Vale a pena conferir. 

Bom amigos curtam as fotos e quando receberem ou comprarem a de vocês postem suaa opiniões.

25 comentários:

  1. caramba, q bacana essa miniatura mesmo, hein??

    essas foram as melhores fotos q vi dela até agora. Parabéns, marcelo!!!

    pena q a panini bagunçou a distribuição... e até agora nem a da Tempestade (q saiu antes dessa nas bancas) eu recebi!!!

    nem sei qdo virá pora mim essa aí do HDF... mas continua na minha reserva!!!

    Ah, e tbm sou outro q preferia a armadura clássica dos gibis dos anos 60 (vermelha e amarela). Mas ainda assim essa aí tá mto show!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo! Tudo bem?

      Pois é. Surpreendi-me quando cheguei em casa ontem e encontrei a entrega da Panini. Como a Miniatura da Tempestade trazia um aviso de que a Nº 12 (HdF) chegaria às bancas só no dia 15/11 achei que eu a receberia só depois do feriado. Mas que bom que chegou.

      A miniatura do HdF é legal mesmo. Depois que vc receber a sua me conte se essa coisa meio ferruginosa impregnada na mini veio na sua também. Quanto à armadura clássica creio que é um consenso. Todos com que já conversei preferiam a clássica.

      Valeu!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Cara, desde setembro que não recebo nenhuma figurine, a última foi a Fenix, até hoje não recebi nem os brindes pois, fiz a assinatura no mês em que ainda estavam dando os brindes. Liguei para a Panini e ninguém sabe posicionar sobre o assunto, alegam esperar resposta dos responsáveis. Em BH essas figuras não se encontram em nenhuma banca ou livraria, para consegui-las somente através de assinaura como fiz, ou comprando via internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helder...

      Olha, essa questão dos brindes deu muito pano pra manga. E com razão! Um dos grandes chamariz para se implementar a assinatura era o recebimento dos brindes. Eu mesmo fui nessa.

      Das duas uma: Ou a Panini não tinha nem ideia do sucesso que essa coleção faria e por conseguinte a avalanche de assinaturas...

      ou a distribuição e logística precisa melhorar muito. Acredito que sejam as duas coisas.

      O Léo (amigo que sempre comenta aqui) mora em Porto Alegre e ele tem conseguido comprar reservando pela Livraria Cultura, pois lá também não chega essa coleção. Ele tem conseguido. Não sei se em BH tem loja da Livraria Cultura, de repente é uma opção.

      Outras pessoas tem comprado direto pelo site da PANINI. Acredito que venha dando certo também.

      Podem ser opções. Agora... pra vc que fez assinatura como eu é complicado, pois ficamos naquela: O QUE FAZER? A gente vê a galera comprando por aí e nossas entregas demorando. Vamos ter que ter paciencia até a PANINI avançar nessa área. Mas uma coisa é certa: Essa Coleção é F*&%$#*!! Muito legal, não é?

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. só pra complementar o q o Marcelo falou acima....

    aqui em POA a loja de gibis "Tutatis" tbm começou a receber as minaituras, só q lá a numeração chega atrasada (pois vem direto da Comix, q tbm tem só as primeiras ed.)

    na Tutatis tem do nº 3 até o 8.... é bom pra quem perdeu alguma das antigas!!!

    mas vou continuar com minhas reservas na Cultura, já q não quero me arriscar a ficar sem (e tbm pq não tenho paci~encia pra esperar mto tempo)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo...

      O Jorge (dono da Comix) andava até meio chateado com o pessoal da Panini numa das vezes que conversei com ele algumas semanas atras. Ele tava esperando a Panini mandar para ele todos os Números lançados até agora, pois ele começou a recebe-los super atrasado em relação as outras bancas.

      Recentemente eu passei lá e encontrei com ele de novo e realmente a Panini acabou enviando pra ele apenas os 07 primeiros. Pelo menos na loja tinha do 01 ao 07. Olha... Realmente é uma mega oportunidade para quem comprar algum atrasado porque vai pagar o preço normal 37,95. Logo logo vc vai ver... Essas miniaturas vão começar inflacionar pra caramba nos sites de compra. Isso porque muitos vão começar a coleção agora e vão querer completa-lá a todo custo.

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Ótimas fotos, como sempre.

    Desconhecia esse arco sobre a relação entre Tony e a bebida!

    Por aqui apareceu, em banca, Tempestade. Comprei no ato. Bela figura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton....

      Beleza? Obrigado. Valeu pelo elogio.

      Olha... A miniatura da Tempestade está muito legal mesmo! Essa do HdF estava sendo muito esperada.

      Essa Saga do HdF e sua relação com a bebida é bem interessante. Volta e meia eles voltam nesse tema nas HQs do ferroso. Recentemente isso aconteceu na revista Homem de Ferro & Thor. Há uma historia em que ele vai numa sessão dos AA e se abre sobre sua solidão e relação com a bebida. Eu achei muito legal!

      Mais recentemente ainda na atual mega saga "A Essência do Medo" Tony Stark sacrifica o que ele tem de mais precioso para conseguir uma audiência com Odin. Sabe o que?

      Sua sobriedade. Achei legal isso também. Acho que a gente só tem a ganhar quando aproximam os personagens dos dramas pessoais reais. Além de tornar as HQs mais críveis, isso aumenta nossa identificação com cada um deles.

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  5. esse arco do "Demônio na Garrafa"....

    saiu aqui há uns 4 anos atrás no Vol. 1 de "Maiores Clássicos do HDF" (panini)!!!

    hj é uma ed. esgotada e raríssima.... (mas eu peguei logo q saiu, rs!)!!

    no 2º filme do HDF fizeram uma homenagem à esse famoso arco na cena em q o Stark se embebeda numa festa e põe em risco a vida de inocentes usando a armadura durante o porre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Tem essa cena mesmo. Acho até que depois desse arco essa passou a ser uma característica do personagem.

      Já ví esse encadernado dos Maiores Clássicos do HdF, mas não sabia que nele continha esse arco. Valeu pela informação!!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Oi Marcelo, essa seria uma das favoritas pra mim. Não estou colecionando por falta de $$. O HDF ficou perfeito e suas imagens estão sensacionais. Também não sabia desta questão do alcolismo do herói. Achei interessante a semelhança dos perfis entre o personagem e o ator. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo! Blz?

      Obrigado pelo comentário. Realmente essa miniatura ficou legal. Tenho me esmerado em bater boas fotos. Acho que isso vale pra mim e pras pessoas que estão curtindo a coleção. Eu gosto da armadura antiga do Homem de Ferro... Sabe aquela vermelha com os braços e pernas amarelas e com contornos mais arredondados? Pois é... Talvez seja um pouco de saudosismo da minha parte pois foi com essa armadura que eu conheci o personagem.

      Quanto ao alcoolismo eu acho algo bem interessante de terem colocado na personalidade do herói. Isso o aproxima de todos nós, ou seja, pontos fracos e fragilidades. Inclusive lí recentemente uma historia interessante na revista "Homem de Ferro e Thor" em que Tony Stark participa de uma reunião dos Alcoólicos Anônimos (AA)... Muito legal!!

      O paralelo com a vida de Robert Downey Jr. é algo que só valoriza a jornada do herói no cinema. Os dois realmente tem muito em comum.

      Valeu Paulo!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  7. Boa noite Marcelo, aqui é o Rafael, da página do Facebook das Miniaturas Marvel. Amanhã postarei no meu Facebook a foto da miniatura e a foto da revista. A minha miniatura, na mão esquerda, por dentro, onde tem um círculo amarelo do "laser" de Homem-de-Ferro não está pintada em amarelo. A mão esquerda dele está toda vermelha. E a ombreira esquerda também, por dentro, está mal pintada, parecendo que eles esqueceram de pintar aquela parte. Não me agradou a pintura que a Panini fez no Homem-de-Ferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Blz?!

      Pois é cara, tem umas miniaturas que vc olha no site oficial deles e são incríveis, porém quando chegam vc vê que a pintura (que faz toda a diferença) deixa a desejar. Exemplo disso é a do Demolidor. Eu gostei dela, mas quando vc olha no site oficial ela tá com uma pintura muito mais legal. O contrario também acontece, a da Tempestade foi uma que eu não dava nada pra ela no site, já quando ela saiu em bancas eu achei melhor até do que a do site deles.

      A minha mini do HdF também tem alguns borrões na parte do triângulo central do peito, percebí isso recentemente. Passando por uma banca há dois dias atras percebi que as que estavam expostas lá para venda tinham vários desse borrões. Mas posso dizer que com tudo isso eu curti a minha. Não escondo minha preferencia pela armadura clássica do HdF. Não sei porque todos os outros heróis e vilões estão saindo com os uniformes clássicos e só o HdF saiu com a armadura pós Extremis.

      Apareça aí! Gde. Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Ah, ia me esquecendo: SEU BLOG É SHOW DE BOLA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafael! Valeu mesmo.

      Queria atualizar com maior velocidade, mas sabe como é, a correria não deixa.

      Apareça mais aí e quando quiser deixe sugestões pra gente ir aprimorando.

      Abção.

      Marcelo

      Excluir
  9. fala Marcelo, tudo bem? As minhas miniaturas recém chegaram e eu gostei até da Homem de Ferro. Quando via as fotos não tinha curtido muito... tinha achado muito "escamada" a armadura. Mas vendo de perto ficou realmente boa. Talvez a pintura de um tom mais escuro que o vermelho das imagens promocionais ou o elmo dele que tenham feito eu gostar. Mudando um pouco de assunto, tu recebe as miniaturas por unidades? Vejo que tu sempre posta uma, depois de um tempo posta a outra... eu aqui recebo elas em duplas. Por exemplo hoje, recebi a do Homem de Ferro e a do Demolidor juntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Germano!! Beleza??

      Pois é... Eu também gostei do HdF. Como coloquei acima prefiro a armadura antiga, sem tantas "escamas". Essa coisa pós Extremis da armadura brotar dos poros do Tony Stark também não me agradou muito. Como disse ele passou a ser mais um ciborgue do que um Homem de Ferro. Sou mais conservador, prefiro a época que ele tinha que vestir o traje. Mas mesmo assim o personagem tem carisma suficiente para avançar através do tempo e de várias reformulações.

      Quanto ao recebimento das miniaturas eu as recebo como vc sim. rsrs Duas de cada vez. É que fazer as fotos das minis consomem algum tempo (não muito na verdade, mas o suficiente para eu precisar estar fazendo apenas isso), por isso acabo dedicando atenção à uma de cada vez. Meu Demolidor já tá aqui, também.

      Agora eu tô ansioso pelo Thor!! Parece que será show também!

      Valeu Germanno!!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  10. Salve Marcelo,
    Cara fiquei meio sem acesso ao blogspot aqui no serviço...e em casa meio difícil entrar mesmo por falta de coragem.
    Se ainda tiver interresse na figura do abominavel, por favor entre em contato via email abrao.olivieri@gmail.com

    abs.
    Abrão Olivieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Abrão.. Beleza!!??

      Legal você estar plenamente na ativa novamente nos blogs!

      Quanto ao Abominável vou falar com meu cunhado (Fernando) pois ele que queria comprar. Vou passar seu e-mail para ele, caso seja do interesse dele ainda, vcs conversam. Ok?

      Valeu amigo!

      Abc. Marcelo.

      Excluir
  11. Oi Marcelo só esse mês descobri seu blog. Tb coleciono a marvel figurines e vejo q suas postagens são do ano passado. Pois bem. Aqui no RJ eu ainda estou aguardando pela miniatura do Blade. Vc sabe me dizer se a Panini está seguindo a ordem de entrega aqui no RJ oui se nós colecionadores cariocas estamos atrasados em relação aos outros estados ? queria que a minha coleção já estivesse igual a sua... rsrsrs abaraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Luis! Beleza!?

      Valeu pelo comentário amigo! Que bom que gostou do Blog. Bom... Como deve ter percebido aqui, sou fã mesmo desta coleção! rs rs

      Cara... Pelo que pude entender eles obedecerão a ordem exata daquela vista aqui no Blog na barra lateral de lançamentos. Essa ordem é a mesma daquela vista em diversos países da Europa, e presente no site oficial da Eaglemoss não apenas do Brasil, mas europeu também. Eles vão segui-la com certeza aí no Rio.

      Quanto aos outros estados temos apenas duas situações no país mesmo. Algumas cidades com a coleção no Nº 30 (Pantera Negra), caso aqui de São Paulo Capital, e outras com a coleção no Nº 06 (Blade). Entendo exatamente seu sentimento quando diz que queria que sua coleção estivesse adiantada também! Coisa que só colecionador entende!

      Fique à vontade por aqui Luis. Espero que participe sempre com suas experiências de colecionador e comentários.

      Valeu mesmo!

      Marcelo.

      Excluir
  12. Olá Marcelo. Estava procurando um local para falar sobre Eaglemoss e encontrei seu blog, excelente por sinal! Comecei minha coleção recentemente e fiquei muito decepcionado com o tamanho do Homem de Ferro em relação aos demais, como Cap. América, Namor (apesar deste estar menor que o Cap também) e Thor. O Homem de Ferro está parecendo mais um Menino de Ferro. Ou pertenceria minha figura à uma versão ou tiragem com problemas? Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados