Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

Miniatura Marvel 24 - Mefisto

Miniatura Marvel Nº 24 - Mefisto

O grande arquiteto das mentiras e das maldades no Universo Marvel é Mefisto, a miniatura Nº 24 da Coleção de Miniaturas Marvel. Criado como um personagem que pudesse encarnar a fonte do mal no Universo Super Heroístico da Marvel, Mefisto ganhou muitas histórias e teve participação em grandes e cruciais momentos na mitologia de importantes heróis e vilões da "Casa das Ideias". Nessa matéria veremos aspectos interessantes dessa miniatura, além de conhecermos um pouco da essência do personagem.

Miniatura Marvel Nº 24 - Mefisto

Mefisto é a versão do Senhor das Trevas de Stan Lee e John Buscema. Quando o criaram, em 1968, eles o aproximaram muito das imagens clássicas do Senhor do Mal descritas principalmente na literatura ocidental, e retratadas em quadros de grandes pintores. Sua gênese, no entanto, ocorreu para atender uma demanda específica na época: criar um vilão à altura de um grande herói em ascensão, o Surfista Prateado. Dono de uma bondade sem igual e de motivações totalmente altruístas, o Surfista enfrentaria, no malvado Mefisto, sua verdadeira antítese. Para antigos leitores a associação entre Mefisto e Surfista era quase que imediata. Hoje essa associação já se perdeu para os novos leitores.

Miniatura Marvel Nº 24 - Mefisto

Na tentativa de tornar o personagem mais próximo dos leitores, muitos roteiristas passaram (ao longo dos anos) a associar Mefisto ao clássico demônio da literatura religiosa cristã ocidental, porém até hoje essa associação permanece sem uma solução definitiva. O  mais aceito no Universo Marvel atualmente é que as regiões inferiores seriam dividas entre entidades malignas, representando assim algumas das principais culturas e suas respectivas visões do Senhor do Mal. Mefisto portanto seria uma delas, embora ele mesmo afirme que, na verdade, todas elas são ele mesmo travestido de outras formas.

Miniatura Marvel Nº 24 - Mefisto

A miniatura do personagem, embora não esteja entre as mais preferidas pelos colecionadores (o que dá para entender obviamente!), consegue retratar o vilão em seu aspecto maligno, o que deixa, em algumas situações, difícil de explicar para quem não conhece a coleção o que estamos fazendo com uma estátua dessas na mão! Achei interessante a posição escolhida para o personagem, que o coloca em uma postura de ordenar algo.

Miniatura Marvel Nº 24 - Mefisto

Mefisto desfruta hoje de um certo destaque entre os heróis Marvel. Além do Surfista, existem outros personagens que possuem estreita relação com ele, podemos citar: Dr. EstranhoDr. Destino, Grupos como Defensores, Vingadores e mais recentemente o Poderoso Thor. Em geral, sagas que envolvem Magia ou Reinos Mitológicos como Os Nove Reinos de Asgard, trazem Mefisto fazendo alguma de suas artimanhas, sempre para alcançar seu maior objetivo, angariar o maior número de almas para si.

Miniatura Marvel Nº 24 - Mefisto

Fica aqui então o registro da figura de Mefisto. Atualmente a coleção de Miniaturas Marvel encontra-se no número 28 (Sr. Fantástico) nas bancas de São Paulo e das demais cidades que começaram a recebe-las há mais tempo (Abril de 2012). Pretendo, portanto agilizar as próximas publicações relacionadas às miniaturas aqui no Blog para que fiquem o mais próximo possível das lançadas nas bancas de São Paulo. Nas demais cidades do país em que as miniaturas foram lançadas mais recentemente (Abril de 2013) a peça atual é O Coisa

Um grande abraço à todos.

26 comentários:

  1. Quase comprei na COmix! Ótimas fotos. E seu texto sempre é útil para quem tem curiosidade acerca do personagem. Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kleiton...

      Frequento muito a Comix, e tenho percebido que atualmente eles estão abastecidos com quase todas as peças lançadas até aqui. Essa semana mesmo vi 04 caixas repletas de várias miniaturas.

      Valeu Kleiton...

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Acabei pulando essa figura... mesmo achando ela bacana (foi só pra não ficar com mtos personagens da cor vermelha na coleção, já pensando em futuras peças q pretendo comprar, tipo o "Guarda Imperial" (de SW) e a "Tropa dos Lanternas Vermelhos", além do "Demolidor" q eu já tenho)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo...

      Às vezes é preciso mesmo estabelecer algum critério para a escolha de determinadas peças. Mefisto, se visualizado sozinho e fora do contexto das outras miniaturas, mete medo (rs rs). Ficou uma peça interessante.

      Um grande abraço Leo!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá, Marcelo!

    Quero primeiramente parabenizá-lo pelo texto e pelas fotos, estão ótimos como sempre.

    Fiquei bem curioso a respeito da imagem ao fundo da miniatura. É o portão de entrada de algum cemitério?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Moisa! Obrigado pela presença e comentário. Sempre fico contente que as fotos agradem.

      Quanto ao cenário é o seguinte: como já te disse, sempre uso como cenário fotos de lugares onde já estive. Esse aí na verdade é um local em Recife, ou melhor, em Olinda. Quando estive lá me surpreendi muito com os locais ligados à escravidão, verdadeiros monumentos à dor de um povo. Esse portal faz parte da entrada de um desses locais onde negros ficavam presos.

      Quando pensei nessa miniatura logo pensei em que lugar eu estivera e que me lembrava o mal em sua forma mais abjeta. Um desses lugares foram esses nos quais estive. Claro que a cidade de Olinda é maravilhosa, mas não pude deixar de pensar sobre essa dor ao visitar esses locais.

      Abc!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. O escravidão no Brasil foi certamente um dos períodos mais terríveis de nossa história. Não consigo se quer imaginar como seria ocupar o lugar de um escravo, ser privado de minha liberdade, torturado e ser visto como uma criatura inferior. Lamentável.

      Voltando a foto...

      O cenário e a miniatura casaram muito bem. É o Tinhoso no portão para o inferno. Ficou show!

      Grande Abraço!

      Excluir
    3. Concordo Moisa... Não consigo nem imaginar também!! Lembro de uma vez assistir a umas partes do filme "Amistad", e quase nem consegui prosseguir assistindo. Lembro de uma cena de negros preferindo se jogar do navio em pleno alto mar do que serem levados presos e escravos! Olha... Cenas grotescas mesmo!

      Mas voltando à mini... Essa foi mesmo a ideia! De deixa-lo às portas de um local terrível. E vc tem razão... parece o clássico "Cramulhão" mesmo!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Opa! Com certeza Nelson!

      Ele é feioso, mas faz parte da mitologia Marvel, portanto fazer o que! Né?

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Meu Mefisto desmunhecou e veio com a mão quebrada... esperando há mais de um mês pra Eagle mandar um novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe...

      Esse meu "Mefisto" também veio assim. Reinseri a mão com bastante cuidado e ficou ok. Tive uma experiência de devolução com o Blade (acabou vindo um outro com um certo defeito também) que fez com que eu pensasse duas vezes em devolver uma peça. Hoje só penso nisso quando meu concerto caseiro não deixa a peça ok (na minha avaliação).

      Espero que vc receba logo!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Eu não conhecia o personagem e se não fosse a assinatura provavelmente pularia, mas com ele em mãos é outra coisa, uma mini show de bola (acaba sendo uma mini mais bacana que de outros personagens mais famosos que as miniaturas ficaram "mais ou menos")
    Parabéns recebeu uma boa mini, os dedinhos dela estão tortos em muitas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Blz!?

      Concordo com vc. Muitas vezes ao pegarmos uma determinada peça em mãos mudamos um pouco nossa percepção sobre ela. Tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Por exemplo: no caso de Capitão América e Thor sinceramente eu esperava que fossem peças um pouco melhores. No entanto, Tempestade, Kraven e Motoqueiro Fantasma (que eu nem esperava tanto) me surpreenderam muito positivamente!

      Esse Mefisto foi uma peça bem interessante. Em comparação com o Demolidor (que também é todo vermelhão) ficou melhor. Eu pelo menos achei.

      Os dedos parecem que ficaram assim na maioria da peças, senão em sua totalidade. Acho que forma com que ficam dispostos na caixinha os deixa muito próximos da caixa plástica de proteção e portanto passíveis de serem entortados.

      Gde. Abc. Carlos!!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Oi Fabiano...

    Então amigo... Infelizmente você acabou entrando em contato com um Surfista Prateado já descaracterizado. Infelizmente mesmo eu digo.

    No início de sua carreira super-heroística ele possuía uma postura diferente, que nos inspirava mesmo, ou seja a bondade e a angústia no mesmo ser. Essa dualidade foi muito explorada no início da carreira do Surfas por diversos roteiristas. O filme que vc cita, bem como a HQ (de 1,99) não trazem nem de longe o personagem em sua melhor caracterização. Mesmo assim há pequenos lampejos, nas histórias atuais, do Surfas de outrora!

    Nossa cara, essa figura do Mefisto já me meteu medo sim no passado. Agora eu sei que ele faz parte de um determinado contexto, mas acho que sempre fui um pouco impressionável! rs rs

    Valeu pela presença Fabiano! Tudo de bom e um ótimo resto de semana para você!!

    Abcs!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  8. Pois é Fabiano...

    Como você não conhece essa fase mais antiga, seria muito legal se você viesse a conhecer. Além de valer a pena, seria legal para que pudéssemos conversar mais a respeito de toda dramticidade que envolve o Surfista que, assim como o Leo, é um dos (senão o principal) personagens que mais me marcaram.

    Abc!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcelo...
    Minha coleção Marvel está ficando cada dia mais show!
    Estou com uma grande dúvida, e queria pedir sua ajuda. Pulei algumas edições ( inclusive está do Mefisto ) e agora vendo suas fotos e suas matérias sobre a coleção, estou pensando em fazer a assinatura da Marvel (B) que corresponde ao 2º ano da assinatura por aqui.
    Além de correr atrás mas minis que não peguei no 1º ano.
    Um grande abraço!!
    Gilson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Gilson...

      Parabéns pela coleção.

      Então cara! Pelo que vi, não sei se vc conseguirá fazer a assinatura do 2o ano da serie! Digo isso porque no site da coleção eles estavam dando opção apenas para o 1o arco de assinatura (da número 01 ao 27). Os que conseguiram assinar o 2o ano foram aqueles que já assinavam o 1o e receberam um E-mail da Eaglemoss com a possibilidade de renovação. Pode ser que eles tenham liberado no site a opção, porém a ultima vez que entrei tinha só a opção para o 1o ano.

      Porém, com o avançar da coleção nesse relançamento, em algum momento eles vão disponibilizar o 2o ano no site.

      De qualquer forma acho que vc conseguirá com certeza.

      Um gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Ola marcelo passando para prestigiar seu trabalho e parabenizar pela dedicação a sua obra.

    Mefisto é um personagem que eu gosto muito , alem das antigas historias do surfista prateado ele teve um momento marcante para mim que foi sua participação na série desafio infinito onde ele trabalhava como um tipo de Conselheiro de thanos esperando apenas a hora certa para dar o bote e tentar roubar a manopla do infinito.

    Fiquei um poico decepcionado com a miniatura pois acho que poderiam ter caprichado mais nas cores, o mefisto das hqs tem um rosto meio que rosado e os cabelos vermelhos bem escuros puxados para o negro, seria interessante isso na miniatura até para diferi-la de outras como o demolidor que é todo vermelhão.

    Mesmo assim mefisto tem um lugar de destaque na minha coleção e aguardo ancioso a aquisição do personagem black hearth (seu filho) para colocar ao seu lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Elton! O prazer é meu em ler seus comentários!

      Confesso que minha maior referência ao Mefisto sempre fora sua participação nas histórias do Surfista Prateado. Não li essa história que você cita (Desafio Infinito). Eu sabia que envolvia o Thanos, mas nem imaginava que Mefisto participava também. Isso a torna bem mais interessante de se conferir!

      Interessante os pontos que você chama atenção sobre a miniatura do personagem. Vou observar um pouco mais os detalhes do personagem nos desenhos!

      Black Heart parece ter ganho uma peça bem legal na coleção. Pelo menos observando as imagens promocionais da peça. Agradeço os comentários pois estou conhecendo alguns detalhes que não sabia: por exemplo que Black Heart seria filho do Mefisto.

      Valeu Elton!!

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Legal ver que você responde todos os comentários MARCELO, eu ia comentar todos os posts seus sobre as miniaturas mas não vou te dar este trabalho todo não, seria desumano...kkkkkk


      1- Voltando ao assunto MEFISTO, basta uma olhadinha superficial pelas imagens do google para você verificar a veracidade do que eu escrevi, a face rosada dele faz uma diferença absurda na caracterização do personagem, achei meio estranho a cara vermelhona da miniatura, pois esse vermelhão faz ele parecer um CAPIROTO qualquer.....kkkkkkkkkkk, me pareceu um trabalho um tanto quanto preguiçoso.


      Sobre a série DESAFIO INFINITO aconselho que leia, nem que seja apenas os SCANS da série, pois é uma obra muito interessante, assim que tiver tempo leia sim que com certeza vai gostar. Depois de ler essas 3 edições passei a ter um interesse bem grande em Thanos e Mefisto.

      Leia e depois me diga o que achou..


      Abraços!

      Excluir
    3. Imagina Elton...

      Para mim é sempre um prazer interagir aqui no Blog. Sempre que vejo comentários fico bem feliz, pois os entendo como oportunidades de desenvolver amizades. Caso queira comente sim que serão boas oportunidades de conversarmos sobre esse ou aquele personagem. Às vezes não consigo responder de imediato, mas sempre respondo pelos motivos que coloquei acima.

      Entendo agora os pontos sobre os detalhes da pintura do Mefisto. Legal. Sobre Desafio Infinito eu vou ler sim. Tenho muita coisa aqui em casa dos anos 90 e que deixei passar sem ler em função de "n" coisas. Acredito que eu tenho essa mini-série junto à algumas outras daquela época. Vou dar uma olhada entre minhas revistas dos anos 90.

      Valeu Elton. Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  11. Fabiano, leia Surfista Prateado - Parábola, e vc compreenderá um pouco do que o Marcelo falou do Surfista. Apesar de tb não ter lido muita coisa sobre o personagem, essa HQ retrata bem o altruísmo do Surfista.
    Ótima matéria, Marcelo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Augsuto!! Blz!?

    Ótima lembrança essa sua. "Parábola" é realmente a obra que define o Surfista. Sempre penso que existe uma determinada obra que define determinado personagem. No caso do Surfista Prateado é Parábola. Ali podemos encontrar a essência do personagem e tudo aquilo que Stan Lee quis que ele representasse.

    Valeu mesmo pela lembrança!

    Abção!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  13. Onde posso conseguir a miniatura do Black Heart????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...

      Tudo bem?

      Essa miniatura ainda não foi lançada oficialmente no Brasil. Para consegui-la, por enquanto seria necessário recorrer à sites de outros países ou à vendedores particulares (que podem ser encontrados no Mercado Livre por exemplo).

      Por hora temos a certeza da coleção até o número 100 aqui no Brasil. Informada pela Eaglemeoss no ano passado. Porém, todos estamos apostando no sucesso da coleção e na sua continuidade.

      Um grande abraço!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados