Translate

domingo, 28 de setembro de 2014

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

Um dos personagens mais queridos de minha infância é o Dr. Estranho. Um homem que transita entre os limites de nosso mundo físico e espiritual. Criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1963, o Dr. Estranho era um personagem diferente de tudo que vinha sendo pensado até o momento de sua criação. Um herói que não se enquadrava na premissa genética a qual os mutantes faziam parte, tampouco fora banhado por raios cósmicos (Quarteto Fantástico) ou recebera doses de radiação de qualquer espécie (Hulk, Homem Aranha...). Ele é na verdade um homem que estudou muito, conquistou a si mesmo e domou as artes místicas nas Montanhas do Tibete. Nessa matéria conheceremos um pouco de sua história e apreciaremos os detalhes desta peça que o representa na Coleção de Miniaturas Marvel.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

A peça traz o Mago Supremo da Terra em seu traje original, idealizado nos primeiros anos de sua carreira na Marvel. Embora muitos personagens (talvez a maioria) tenham atualizado seus uniformes nos últimos anos e décadas, para mim é um grande prazer verificar que a Coleção traz a maioria dos heróis e vilões em sua indumentária clássica. A miniatura do Dr. Estranho tem detalhes importantes e que se destacam. A começar pela boa modelagem de sua roupa, sobretudo de sua túnica, que possui uma consistência mais "fofa" próximo às luvas. Além disso, podemos observar as dobras desta túnica azul logo abaixo da faixa ao redor do quadril. Essa faixa aliás, está bem modelada também, possuindo uma sobra de tecido ondulante que desce do lado esquerdo da cintura do Mago. As mãos estão em um clássica posição de conjuração mágica, colocando a figura em um momento de ataque.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

A capa é outro destaque. Desde pequeno o formato do manto do Dr. Estranho me chama atenção, com suas imensas golas em formato de dois chifres, conferindo um "ar" ao mesmo tempo demoníaco (quando visto de costas) e de poder e introspecção quando visto de frente. Além disso, o manto está com uma modelagem que lhe confere as ondulações características de um tecido grosso e pesado. O famoso, o lendário, Olho de Agamoto está presente prendendo o manto ao peito do herói. Sua presença enriquece e dá consistência histórica à peça, algo que todo fã quer ver no personagem que gosta. Outro ponto que merece destaque são as inscrições presentes na faixa amarela mais externa da capa. Como "runas" místicas, esses desenhos também estão de acordo com o visual que todos nós conhecemos do velho e bom mago. A modelagem do rosto, infelizmente não faz jus ao personagem. Embora o bigode seja sua marca registrada, de alguma forma sua face, da maneira como está, deixa o herói com uma idade e uma aparência não muito poderosa, pelo contrário.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

O Dr. Estranho é na verdade Stephen Strange, um médico cirurgião outrora famoso e arrogante. Ao melhor estilo Marvel, a origem do personagem é marcada pelo processo de derrocada e redenção. Antes de se tornar o herói que conhecemos ele era incapaz de realizar um ato sequer movido por bondade ou altruísmo, tudo o que o dirigia eram sua ambição e o amor pelo dinheiro. Um terrível acidente de carro, no entanto faria com que Strange perdesse determinados movimentos de suas mãos, impedindo-o, para sempre, de operar. Orgulhoso demais para procurar colegas de profissão em busca de uma cura, ou pelo menos um exercício mais "clínico", e não cirúrgico, da medicina, Stephen Strange partiu em busca de um homem que ouvira falar, O Ancião. Ao final de uma penosa jornada pela Montanhas do Tibete, ele encontraria o alvo de sua busca. Em um mosteiro isolado ele conheceria O Ancião que, reconhecendo o orgulho e egoísmo no coração do médico, lhe proporia um outro tipo de tratamento, a possibilidade do aprendizado das Artes Místicas. Talvez O Ancião tivesse reconhecido alguma chama de bondade no coração de Strange, ou talvez ele apenas estivesse preocupado com o fato de seu outro pupilo (o malévolo Barão Mordo) o suceder como grande mago.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

O fato é que Stephen acabaria ficando no mosteiro e, em seu processo de aprendizado, acabaria por se ver transformado em um homem amável e preocupado com o próximo. Após vencer Mordo o Dr. Estranho receberia de seu mentor uma das maiores armas místicas do universo, o Olho de Agamoto. As histórias do personagem fizeram sucesso sobretudo ao longo do anos 60 e 70, décadas imersas em um psicodelismo muito presente nas sagas de Stephen Strange como Mago Supremo. Meu primeiro contato com o personagem se deu na extinta revista Super Aventuras Marvel da Editora Abril no início dos anos 80. Lembro-me inclusive que, aos meus 12 anos de idade, eu quase chorei de alegria ao receber pelo correio o exemplar de Nº 10 da revista que completaria assim minha coleção até ali, e que trazia ninguém menos que o Dr. Estranho na capa. Um tipo de recordação que apenas fãs nerds que conservaram a "chama" acesa dentro de si podem entender.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

Aproveitando o tema "HQs" do personagem, gostaria de lembrar duas delas que me marcaram profundamente. Recentemente pude ver uma delas relançada. "Triunfo e Tormento" possui roteiro de Roger Stern e arte de Mike Mignola e é uma descida aos porões da psiquê do Dr. Destino e do Dr. Estranho. Uma uma história de tragédia, amor e dor. Recomendo!! A 2ª HQ (e que gostaria muito de ver novamente nas bancas) é talvez a que mais tenha me marcada: Shamballa. A história, escrita por J.M. DeMatteis e com fantásticos desenhos de Dan Green, traz o Dr. Estranho às voltas com o mítico lugar citado por muitos textos antigos e sagrados do oriente, Shamballa. Um local secreto e escondido na cordilheira do Himalaia ou próximo à Sibéria. Um lugar de sonho, felicidade e paz. A história consegue captar a essência e o potencial do Mago Supremo e foi lançada no Brasil apenas uma vez dentro da inesquecível coleção de Graphic Novel da editora Abril entre os anos de 1988 e 1992. Assim, Shamballa seria um grande e inesquecível relançamento.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

O Dr. Estranho é ainda um personagem fascinante para mim. Sempre que lembro dele me vem a mesma imagem que tanto me maravilhou inicialmente, ou seja, sua soturna mansão no bairro do Grrenwich Village em Nova York à rua Bleecker Street 177A (mesmo endereço aliás de Roy Thomas, autor de várias histórias do persoangem). Vislumbrar a mansão por fora era pensar: Que estranhos segredos essa mansão, ou seu morador escondem? Que estranhos portais seus corredores, bibliotecas e salões guardam? Pois foi com essas perguntas que o Dr. Estranho entrou para minha preferência de personagens Marvel.

Miniatura Marvel Nº 40 - Dr. Estranho

Ok amigos... Um grande abraço à todos!!

4 comentários:

  1. Olá, Marcelo!
    Não conheço muita coisa da história do Dr. Estranho. Suas observações sobre Ele deixou evidente quão interessante este doutor é. Personagem fascinante!
    Sua descrição das vestes da miniatura foi muito precisa. Acho a figura linda.
    E pra fechar, a escolha da foto ao fundo foi muito feliz. A lua e os galhos retorcidos da árvore, juntamente com a miniatura, transmitem um ar bem místico, sombrio e misterioso.
    Que lugar é este?
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisa!!!

      Que bom tê-lo por aqui!!

      Que bom que minhas observações despertaram seu interesse! Gosto muito do personagem. Também gostei da peça. Apenas o rosto poderia ter sido um pouco melhor trabalhado.

      Que bom que gostou da foto de fundo também. Mais uma contribuição da Dna. Imaculada!! rs rs

      O lugar? É a Chácara onde minha mãe mora.

      Valeu!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá.

    Novamente sua descrição da miniatura é bastante detalhada e ajuda bastante quando temos que decidir se compraremos ou não tal miniatura - para aqueles que não pretendem adquirir todas.
    Adicionando mais uma HQ marcante - pelo menos p/ min - têm "o juramento", lançado aqui no Brasil na revista mensal da PANINI "marvel action". Se não me engano, esta história deve ser relançada na coleção de Graphic Novels Marvel da SALVAT.

    Se ainda não leu, fica a dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Francisco!? Tudo bem!?

      Valeu pela presença e comentário!!

      Agradeço também o elogio. Tento descrever detalhes que acho importante para mim. Fico feliz que nesse processo isso ajude alguém a se decidir ou não a adquirir a peça. Outra coisa interessante é que muitas vezes alguns amigos deixam comentários aqui comentando outros detalhes que eu não havia notado, e isso é muito bom, pois enriquece nosso olhar sobre a miniatura.

      Essa HQ que você cita eu não conhecia!! Vou tentar saber mais sobre ela. Tomara que venha na Coleção da Salvat mesmo!

      Valeu novamente pela presença e dicas!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados