Translate

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte (Ajax)

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

J´onn J´onzz é o nome Marciano do personagem conhecido nos quadrinhos como "Caçador de Marte". Durante muito tempo no Brasil o personagem foi conhecido com o nome de "Ajax", invenção da Editora Ebal nos anos 70, para que o nome coubesse nos balões de diálogo, uma vez que "Martian Manhunter" (nome original do Marciano) era muito longo. Na presente matéria veremos as características de sua peça dentro da Coleção de Miniaturas de Metal da DC, bem como alguns importantes fatos de sua mitologia.

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

À semelhança dos grandes humanoides verdes do planeta Marte descritos nos livros de Edgar Rice Burroughs sobre a epopeia de John Carter, publicados entre as décadas de 10 e 40 do Século XX, J´onn J´onzz também é verde. Possivelmente a inspiração para sua criação pelas mãos de Joseph Samachson e Joe Certa em meados dos anos 50 veio daí. A peça da coleção me surpreendeu por sua robustez. Uma robustez, aliás que era esperada na verdade em outra peça, a do Superman (que foi modelado de forma menos robusta, possivelmente à semelhança de suas imagens da Era de Ouro e de Prata).

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

Com um porte altivo, musculatura bem definida e uma capa bem modelada, a peça agradou à muitos. Qualquer conhecedor de anatomia poderá identificar determinados músculos muito bem apresentados na peça, caso dos deltoides, bíceps, peitorais, intercostais, abdominais e quadríceps. Outro diferencial é o peso. Ao pegarmos a peça percebemos tal robustez pela quantidade de metal usado em sua fabricação. Uma peça que primeiramente chama a atenção pelo visual, e quando nos aventuramos a toma-la nas mãos tal impressão se confirma, diferentemente de muitas peças customizadas que me levaram a pensar em uma coisa, porém quando as tomei nas mãos era quase que um anti-clímax, ao perceber o quão leve eram. O crânio do Marciano é bem trabalhado também, mostrando suas têmporas avantajadas.

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

O Caçador de Marte possui importantes poderes, tais como: mudança de forma (como os demais de sua raça J´onn J´onzz é "Transmorfo"); intangibilidade; invisibilidade; invulnerabilidade (exceto pelo contato com o fogo, uma de suas poucas fraquezas); força e durabilidade sobre-humanas; regeneração celular; sentidos extremamente aguçados; visão de calor (semelhante à do Superman); telepatia; telecinesia; e inteligência excepcional. Como podemos ver um personagem que em termos de poder rivaliza com os pesos pesados da Editora. Com poderes tão incríveis, e um história pregressa tão interessante quanto à de Kal-El, admira-me que o Caçador de Marte não tenha sido melhor explorado por grandes roteiristas.

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

J´onn J´onzz nasceu há muito tempo em Marte na época em que havia vida no árido Planeta Vermelho. Integrante de uma raça que vivia em paz e harmonia J´onn era filho de M´yrnn, um membro do Conselho de Marte, e de Sha´Sheen, uma mística paranormal. Ainda jovem J´onn decidiu ser um "Caçador", nome dado à um conjunto de Marcianos que, após intenso treinamento, passavam a ser os guardiões da cultura milenar de seu povo, além de exercerem também poder de polícia e de julgamento. O jovem J´onn desde o início apresentou a personalidade e índole tradiconais de um Marciano, alguém habituado a meditar, admirador das artes, do convívio pacífico e de um grande autoconhecimento. Porém, forças externas ameaçaram sua sociedade.

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

Após a frustração de uma lenta e insidiosa invasão de Darkseid e seus asseclas em Marte, J´onn J´onzz passa um longo tempo em Apokolips, onde aprimorou mais ainda suas habilidades como guerreiro. Após seu retorno à Marte J´onn se casaria e teria filhos, porém a ruína do Planeta Vermelho viria pela mão de seu irmão Ma´alefa´ak, que também vivera como prisioneiro de Darkseid. Ma´alefa´ak liberou uma praga telepática que varreu do mapa toda civilização Marciana. Apenas J´onn e seu irmão sobreviveram, e foi aí que a história do nosso Caçador de Marte se voltou para a Terra.

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

J´onn foi teleportado acidentalmente para a Terra por um cientista que manipulava inadvertidamente um equipamento de teletransporte deixado em nosso planeta por antigos exploradores Marcianos. A partir daí J´onn passaria a viver na Terra se utilizando de sua capacidade transmorfa. Assim, ele já viveu sob a forma de homens e mulheres de diversas etnias, e até de animais. Sua 1ª experiência em um grupo de super-heróis foi durante uma fase pré Liga da Justiça, em que integrou um grupo chamado "Experiência Justiceira", adotando o nome de "Espreitador de Bronze". Particularmente não conheço nada desta fase do Caçador. Seu triste passado, sua personalidade dócil e sua solidão por ser um dos únicos sobreviventes de uma cultura tão rica, traz à J´onn J´onzz uma aura que lembra muito outro personagem que também partilha de personalidade e solidão semelhantes, o Surfista Prateado da Marvel.

Miniatura DC Nº 16 - Caçador de Marte

Não poderia deixar de lembrar uma das mais interessantes caracterizações de J´onn J´onzz em minha opinião: na história DC: A Nova Fronteira. Uma HQ excepcional de Darwin Cooke que capta a essência dos principais personagens da DC e que no caso do Marciano não é diferente. Toda sua dor, solidão e fragilidades emocionais são apresentadas. Inclusive é possível vê-lo em sua forma original, já que a forma que vemos nessas fotos aqui é apenas para facilitar seu convívio entre os humanos pois J´onn em seus momentos privados assume a forma original de sua espécie, em que ele é mais delgado, de cabeça pontuda e com aletas na coluna.

Bom amigos... É isso aí! Deixo meu abraço à todos!!!

12 comentários:

  1. Tudo jóia Marcelo?!
    Muito bom texto!

    Esse é um personagem que a série animada da Liga da Justiça explorou bastante. Acho que os roteiritas foram competentes o suficiente para tal.
    Não consegui identificar a mesma importância em nenhuma outra HQ (estou aberto a indicações)

    Gostei que você mencionou a nossa expectativa frustrada com a miniatura do Superman. =)

    O Caçador de marte é muito poderoso, infelizmente, para ele, o fogo é o seu calcanhar de aquiles...algo que pode ser manipulado por qualquer pessoa a qualquer momento.. Enquanto que o Superman é atingido por Kripitonita e Magia (itens dificilmente encontrados.. com exceção da série de tv Small Ville onde é abundante).
    Gostaria de ter visto o caçador ter sido melhor explorado nesses novos 52...

    Voltando a miniatura.. a figura é bastante imponente e tem uma posição em destaque na minha estante!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis... Blz?

      Puxa... Desculpe a demora na resposta. Essa semana está uma correria só.

      Obrigado Denis. Valeu mesmo!!

      Então... Foi muito bom você citar o desenho da Liga da Justiça. Infelizmente não assisti a muitos episódios para formar uma opinião geral sobre a forma como os personagens foram retratados e é muito bom saber que o Marciano foi bem caracterizado! Infelizmente eles não lançaram a Série animada completa aqui no Brasil. Apenas alguns DVDs com alguns episódios esporádicos.

      O detentores dos direitos ainda acham que o público para esse tipo de animação é o infantil e nem imaginam que haveria muita gente que compraria a Série Completa como é o meu caso. Tenho saudade da época em que eles lançaram a Animação Completa do Batman e do Superman dos anos 90. Comprei as duas completas e é sensacional. A Liga eu sei que foi pelo mesmo caminho. Porém, sem lançarem todos os episódios. Lamentável!

      Interessante é você chamar atenção para o fato do fogo ser uma elemento extremamente comum na Terra. Algo que torna nosso ambiente muito mais perigoso para o Marciano. Já Kriptonita e Magia já são itens mais raros.

      Confesso que nem li nada do Marciano nos Novos 52, a começar pelo visual dele que eu já achei estranho.

      Valeu Denis...

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo!

    Ótima descrição da figura. Fiquei muito interessado por esta peça logo que saiu e também acho que ela difere em porte e peso das outras da coleção DC. Aliás, tenho notado que as peça da colação de miniaturas da DC são, em geral, melhor acabadas que as da marvel.

    Concordo tanto com você e com o Denis quanto a ótima caracterização do caçador nas animações da DC: Nova Fronteira e no desenho da Liga da justiça, embora, neste último, a origem de J´onn J´onzz esteja mais distante das HQ's.

    Gostaria de destacar também a participação do Caçador de Marte na antiga Liga da Justiça de DeMatteis, Maguite e Giffen; onde o personagem se destacava por ser o único integrante "sério" daquele grupo, após a saída do Batman como lider e este deixar o Caçador em seu lugar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco... Blz?

      É uma peça que se diferencia mesmo. A começar pelo seu peso. As peças da DC possuem mesmo um acabamento melhor que as da Marvel. Muitos dizem que pelo fato da coleção da DC ter sido lançada após o sucesso da Marvel, a Eaglemoss caprichou mais e cobrou uma fabricação melhor na China.

      Como disse ao Denis, gostaria de conhecer mais do Desenho da Liga da Justiça. mas infelizmente eles não lançaram no Brasil a Série na integra para adquirirmos! Uma pena e algo lamentável acharem que esses desenhos são para público infantil!

      Bem lembrado... A Liga da Justiça do DeMatteis será eternamente lembrada. Em um grupo em que seus componentes eram muitas vezes escrachados, o Marciano fazia um balanço interessante.

      Valeu mesmo Francisco. Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Marcelo! É verdade, o Caçador de Marte, que para mim sempre será Ajax (leitor velho não tem jeito), nunca teve roteiros à sua altura. Quando ele integrava a Liga da Justiça de Keith Giffen, recontaram a origem dele de uma forma muito legal, mas pena que nos anos seguintes o personagem foi perdendo força. Acho que um forte motivo para isso foi o fato de que realmente seus poderes rivalizavam com o do Superman. Aí criaram a fraqueza pelo fogo e deixaram-no preso no monitor da Liga da Justiça, para não interferir com o principal personagem da DC. Pena mesmo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Marcelo... Tudo bem, amigo?

      Para mim também ele sempre será o Ajax! rs rs rs Igual ao Capitão Marvel que agora é o Shazam.

      Realmente sempre esperamos um trabalho digno de um Alan Moore ou Neil Gaiman em um determinado personagem. A mitologia de determinados heróis é, por sí só, muito rica e daria excelentes histórias sem muito esforço. Mas ainda não nada assim quanto ao Marciano. Tipo uma Minissérie arrasadora que o definiria para sempre. Tal qual a minissérie "Caçadores" fez com o Arqueiro Verde, definindo o seu DNA.

      Sua teoria é bem capaz de ser verdade mesmo. Terem medo dele rivalizar com o Superman. Gosto muito do histórico do J´onn J´onzz e acho a mitologia dele sensacional.

      Valeu amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Olá Marcelo!

    Eu estava esperando seu post pra decidir se compraria o Caçador de Marte no site.

    Quando saí de Brasília estava no Charada, quando cheguei ao Acre já estava no Aquaman. Não entendo o sistema de distribuição deles.

    Mas pelo visto é uma boa aquisição. Parafraseando-o cofrarei o Marciano junto com a Estelar.

    Como sempre, o post está muito completo e perfeitamente ilustrado, não restando dúvidas.

    Em relação ao tamanho do Super, coloco ele isolado em primeiro plano, por que senão o Batman e o Aquaman (LJ clássica) parecem gigantes próximo a ele.

    Um abração!

    Esnaider

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esnaider...

      Puxa... Que confusão hein! É que pelo que percebo cada cidade está com uma periodicidade diferente mesmo.

      Poxa... Fico contente que tenha se decidido em comprar ao ler a postagem. É uma peça pesada e robusta. A Estelar nem se fala! Tenho quase certeza que você gostará.

      Pois é... Essa peça do Superman não ficou tão robusta quanto queriamos. : /

      Também penso assim.

      Valeu amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Olá Marcelo, tudo bem?
    (fora do assunto, mas...)
    Adquiri hoje a primeira edição da coleção "capa vermelha" da Salvat. Está tudo lá, a capa dura, o papel couchet, mas o design gráfico não me agradou. Nas páginas de créditos e dos extras eles utilizam fontes de caracteres de balões de diálogo, o que para mim deixa a publicação com um ar juvenil. Prefiro o design da coleção "capa preta" e dos encadernados da Panini. Será que eles só estão seguindo o design da publicação original gringa? É uma pena. E já encontrei um erro gritante nos créditos da última história. Os créditos e o título original em inglês aparecem por baixo da versão em português.
    Te mandei um e-mail sobre Kripta. Dê uma olhada.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos...

      Blz!?

      Comprei também esse Nº 01 e até acabei de postar uma matéria sobre o lançamento desta coleção. Agora que li seu comentário é que fui checar a página de crédito da última história. Você tem razão mesmo. A questão dos balões de diálogos nos extras até não me incomodou, mas realmente isso que você percebeu realmente é um erro mesmo.

      Espero que isso não passe a ser uma constante na coleção. Se bem que o pessoal hoje é muito observador e se bobear até já avisaram a editora desse tipo de erro.

      Vamos esperar! Você vai fazer essa coleção?

      Valeu!!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Olá Marcelo, tudo bem?

    Descobri seu blog por acaso, procurando a lista completa de figuras da Eaglemoss DC para saber a ordem e não perder um personagem que quero...E que grata surpresa!

    Adorei suas resenhas de cada miniatura, que não somente detalham os aspectos da figura em si como também trazem informações sobre os personagens. Muito bacana mesmo, meus parabéns! Vou acompanhar de agora em diante, sem dúvidas. :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Laís!! Que legal!!

      Fiquei muito contente com seu comentário! No final é isso que conta, fazermos amizades e "trocarmos figurinhas" sobre nossos hobbies que apesar de simples e singelos nos trazem muitas alegrias.

      Espero vê-la mais vezes por aqui comentando e passando suas impressões sobre as peças e postagens.

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados