domingo, 28 de fevereiro de 2016

Miniatura DC Série Especial Nº 06 - Bane

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

Bem amigos... Finalmente chegamos à uma das piores peças da Coleção de Miniaturas Eaglemoss da DC em minha opinião. Bane sem dúvida merece o troféu de pior peça mesmo! São inúmeros seus pontos ruins, no entanto antes de falar deles, vale a pena lembrar que seu lançamento ocorreu, se todos lembram bem, no pior momento possível, ou seja, logo após a "bomba" que caiu sobre nós colecionadores. A mudança do material de metal para resina nas Especiais da DC. Além desta notícia ter abalado toda estrutura e desejo dos fãs, Bane foi confeccionado em resina e de forma totalmente irregular no sentido anatômico, trazendo proporções e dimensões inadequadas que, somadas ao seu peso (incrivelmente leve em decorrência do material) colocou uma "pá de cal" sobre todos aqueles que esperavam um desfecho digno das Especiais da DC.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

Com o tempo aprendi a "ressignificar" a resina como material de confecção das peças, conseguindo até admirar muitas miniaturas em resina que tenho (Monstro do Pântano por exemplo). Bane, no entanto simplesmente não dá. Sua aparência e modelagem inconsequentes o fazem parecer um brinquedo do McDonald´s para mim. Muitos desenhistas já trabalharam no ambiente dos quadrinhos com traços irregulares e desproporcionais. E fizeram isso hora de forma irresponsável (caso da Era dos Heróis da IMAGE nos anos 90, em especial aqueles desenhados por Rob Liefeld) e hora de forma muito responsável (caso de Bill Sienkiewicz e sua Graphic Novel do Demolidor em que um Rei do Crime aparece com proporções colossais). Porém, desenhar numa HQ um personagem fora de proporções para servir à percepção que o artista quer passar (caso de Sienkiewicz e seu Rei do Crime) é uma coisa, mas modela-lo fora de parâmetros anatômicos como é o caso deste Bane, é outra bem diferente. Sobretudo em uma coleção que visa trazer os heróis de forma precisa em suas dimensões, o que se configura quase como uma aberração artística.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

A peça deste anabolisado vilão está tristemente inserida nesta coleção. Músculos irregulares e estranhos aparecem por todo seu corpo. Entendo o "DNA" deste personagem, que é alguém que literalmente tem um corpo alterado pela droga "veneno", no entanto não acho adequado reproduzir na peça o que é mais uma figura de linguagem nas histórias do que algo a ser modelado como real. Enfim... Mas vamos lá. Acho adequado escrever sobre este vilão tão importante nas histórias do Homem Morcego até para manter a linha editorial aqui do Blog, de trazer todas as peças da coleção, independente de minha preferência pessoal. Vamos então para a parte mais interessante desta matéria logo, que é comentarmos um pouco da visceral história de BANE, o vilão que conseguiu ferir quase mortalmente o defensor de Gotham.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

Como o próprio visual do vilão sugere, Bane tem origem na América Latina, em um país chamado Santa Prisca. Filho de um criminoso político sentenciado à prisão perpétua, Bane foi, ainda criança obrigado a cumprir pena no lugar do pai que fugiu deixando o pequeno Bane à mercê das lei de Santa Prisca que determinavam que o filho deveria herdar e cumprir pena no lugar de seu progenitor caso este não pudesse. Sofrendo as mais diversas agruras dentro da prisão chamada Pena Duro, Bane cresceu tendo como único amigo o pequeno Ursinho de Pelúcia Osoito, um presente de missionários que visitaram a prisão certa vez. Como forma de sobreviver física e mentalmente em um ambiente tão lesivo, Bane começou a ler todos os livros que podiam ser contrabandeados para o local. Além disso, ele achou refúgio em uma rotina exaustiva de malhação que foi transformando seu porte físico.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

A educação de Bane foi potencializada com a chegada de um padre visitante na prisão, o que permitiu-lhe avançar seu conhecimento. Ainda jovem Bane se tornaria um dos homens mais respeitados dentro da prisão, dominando seus colegas presidiários com mão de ferro. Uma janela de oportunidade seria aberta para ele, no entanto quando militares de Santa Prisca decidiram testar uma droga chamada "Veneno" que daria ao seu usuário força e invencibilidade. Todos os testes haviam falhado, sendo nesse ponto que Bane se oferece para um novo teste que acabou por lhe ampliar seus dotes físicos e ate mentais. Equipado com um sistema de tubos que bombeavam a droga diretamente em seu cérebro, Bane acaba por fugir de Pena Duro, partindo em busca daquele que encarnasse em vida uma fera que sempre o assombrara em seus sonhos na prisão, um imenso MORCEGO. Em suas leitura Bane sabia que Gotham City era o ambiente perfeito para ele viver, uma vez que seu caos emulava muito bem a vida que tivera na prisão. O vilão passa, com o tempo, a enxergar Batman como o grande soberano de Gotham e, portanto seu inimigo. Isso se soma ao fato de que o Homem Morcego evocava para Bane a fera que sempre estivera em seus pesadelos.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

Em função de sua inteligência ampliada, Bane deduz que Bruce Wayne é o Batman e, a partir daí inicia um plano sórdido e covarde em minha opinião. Ele ataca o Asilo Arkham e liberta todos seus prisioneiros. Isso faz com que Batman empreenda uma caçada que dura vários meses até prender novamente todos seus integrantes. Ao final deste período Bane invade a mansão Wayne, espanca Alfred e fica aguardando o retorno de um Homem Morcego esgotado e cansado. O resultado deste plano todos nós conhecemos e ficou lendariamente conhecido como o clímax do arco "A Queda do Morcego", publicado no ano de 1993. A DC na época mexia com seus dois grande ícones, Superman morto por Apocalypse e Batman inutilizado por Bane que lhe fraturara a coluna. Afastado e em recuperação, Bruce Wayne cede seu manto de Batman ao assassino Azrael, um homem sem escrúpulos que passa a caçar Bane e tentar, por métodos violentos, restabelecer a ordem em Gotham City.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

Azrael como Batman consegue derrotar Bane e o leva de volta à prisão. O vilão retornaria outras vezes e cruzaria seu caminho com Batman em situações estranhas, chegando até a sugerir que Bruce e ele fossem irmãos. Sempre fomentando a dissenção e a violência ele também causaria um Guerra Civil em seu país natal e acabaria por se aliar a ninguém menos que Lex Luthor. Dono de uma carreira de brutalidade como vilão, covardia e imprevisibilidade, Bane é uma figura odiosa e que, em minha opinião foi criada para atender a necessidade de se ter um oponente à altura de Batman tal qual ocorreu entre Superman e Apocalypse. Definitivamente ele não é um vilão que eu goste muito e para mim foi criado com objetivos circunstanciais e mercadológicos. Outros vilões se enquadram nesta categoria como eu mesmo já comentei aqui no Blog, por exemplo Venon na Marvel. De qualquer forma não podemos deixar de reconhecer a importância deste vilão no panteão de vilões da DC, por isso tê-lo na coleção é algo imprescindível.

Miniatura DC Especial Nº 06 - Bane

Bem amigos... é isso aí! Um grande abraço à todos!!

29 comentários:

  1. Olha.. realmente!! Essa foi pra lascar!
    Mas.. finalmente!! Finalmente uma boa notícia pra mim!

    Essa foi uma das poucas peças que eu importei há 2 anos... quando o dólar permitia ... onde ainda era possível receber pacotes de fora sem ser tributado, além da famosa taxa de conveniência aprovada em 2015.. além de não serem tão visadas nos leilões do ebay!!
    se eu pudesse voltar um pouquinho no tempo... teria me aventurado um pouco mais!!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Denis...

      Eu posso dizer que me aventurei um pouco mais. Comrei uma leva razoável na época de ouro das importações pela TFAW. Acho que da DC eu peguei o Monstro do Pântano, Jonah Hex, Salomon Grundy, Dark Side... por isso tenho alguns exemplares em metal das especiais da DC. Só que o Monstro do Pântano (mesmo de lá) veio de resina.

      Esse Bane aí não deu pra falar bem. Não teve jeito. rs rs

      Olha... estou esperando sua resposta ao meu convite feito no seu comentario feito na outra matéria! :)

      Valeu Denis!

      Marcelo

      Excluir
  2. Boa Tarde Marcelo !!!!!

    Mais uma vez, parabéns pela matéria muito boa
    Agora vamos para a coleção, quando peguei a minha peça em mãos fiquei alguns
    Minutos pensando ( Quebro ou não ) kkkk apesar de não considera ela uma peça especial vendo
    que tem muitas regulares, maiores e com mais detalhes ela ter vindo de resina foi a pá como você citou. A peça é muito fraca apenas por segura a capa do Batman nas mão eles o classificaram como especial, poderiam ter criado um pequeno cenário tipo a do Jonah Rex, que ficou um personagem pequeno porém com seu diferencial.
    Não me entra na cabeça esta peça tão pequena e de resina custar a mesma coisa que o Galactus ( Antes do relançamento ). Bom ela está la junto com as outras quem sabe um dia eu não consigo a de metal, pelo menos para valer pela matéria assim eu finalmente vou quebrar ou fazer uma custom com está de resina kkkkkk
    Forte Abraço a todos !!!!!!

    Lucas Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!

      Valeu pela presença e comentário!

      Realmente uma decepção como você coloca. Sem dúvida. O cenário que você cita teria mesmo valorizado a peça, tal qual aconteceu com o Jonah Hex que ficou muito bom naquele cenário.

      Valeu amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá! Eu gostei da estatueta, apesar do que você comentou, achei interessante, talvez, porque no mundo de hoje esses tipos musculosos anabolizados com seus corpos desproporcionais estão cada vez mais em maior número real por aí. Tentei verificar a questão de acabamento da peça, mas não me pareceu ter nada a desejar, ao menos nas fotos, do pouco que vi, está tudo ok.
    Uma pena que não exploraram tanto esse personagem em relação a filmes, limitando-o àquele grandalhão anencéfalo que fez par com Hera Venenosa no Batman de Val Kilmer e, anos depois, no outro que fez jus ao tão conhecido momento em que machuca a coluna do Batman. Mas, ainda assim, fiquei com a impressão de que ele poderia ser melhor explorado. Acredito, mesmo sendo leigo no assunto, que ele se sai melhor nas HQs.

    Um abraço! Bela peça! Gostei muito!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Fabiano!

      Desculpe a demora em responder!

      Pois é... A modelagem da peça deixou o personagem bem desproporcional mesmo. rs rs

      Uma das grandes questões desta peça seria ela ter sido lançada em resina. Vc não tem noção como ela é leve. Parece um brinquedo do Mcdonalds mesmo. rs rs

      Bane teve realmente várias encarnações como vc cita no comentário. Em todas elas ele pareceu alguém bem cartunesco mesmo. Acho que as únicas histórias que o deixou mais sério foram as das HQs do Batman logo após sus estréia em que machuca de verdade o Homem Morcego. Com o tempo ele foi caindo numa vibe mais escrachada.

      Valeu pela presença amigo Fabiano!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Por esta é pela do super memorial ( a minha veio também de resina ) não comprei mais nenhum especial da DC.
    Deu até vontade de comprar o kilowog...mas fiquei sabendo que muitas peças estão com defeito( o maxilar vem com defeito...torto precisamente ) e desisti...
    Vou esperar o Batman na moto...é ver o que vai dar.
    Abraço Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nordman!

      Tudo bem? Obrigado pela presença!!

      Então... Tal qual como vc, muitos tiveram no Bane e no Superman Centennial Park as últimas peças da DC da linha Especial. Acho que se a Eaglemoss tivesse mantido a resina e baixado o valor das peças, muitos continuariam a comprar. Mas a associação entre resina e alto preço não deu.

      O kilowog realmente tem uma alteração no maxilar. Mas acho que todos estão assim. Não é apenas uma ou outra peça. Todas que pude examinar estavam com esse detalhe.

      Vamos ver o Batman na moto!

      Abração!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Ótima postagem. E belas imagens, como sempre. Estou dando uma conferida na coleção, novamente, para saber o que trazer ou não para a estante. Esta, comprei. Veio quebrada (cobertura da cabeça do Batman), mas foi simples de colar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleiton!!

      Tudo bem?

      Obrigado.

      Tenho superado aos poucos essa questão da resina e me fixado no valor da peça no contexto da coleção. Quando se faz isso consegue-se resignificar um pouco essa questão da resina.

      Gde. Abc.

      Marcelo

      Excluir
  6. MARCELO BOA NOITE RECEBI HJ A PEÇA THANOS DA MARVEL ACHEI MUITO BONITA E COM UM ACABAMENTO MUITO BOM., JÁ AS PEÇAS ESPECIAIS DA DC ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinaldo!!

      Blz!?

      Pois é... Gostei bastante também! Achei muito boa. Algumas pessoas a receberam com problemas (danificada). Mas espero que eles troquem assim como trocou outras peças que recebi e que vieram quebradas.

      Já as peças da DC realmente caíram no desgosto do público. Eu continuei comprando, embora realmente ache que foi uma perda a mudança de metal para resina.

      É isso aí!

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Olá Marcelo, tudo bem?

    Li recentemente a origem do Bane em um Superpowers da Abril e achei a história interessante. Ainda não li a Queda.
    Sobre a miniatura, o seu Monstro do Pântano importado é do mesmo material do Bane? Quero dizer, é leve como plástico? Tive o Superman de resina mas passei para a frente pois achei muito leve, e que destoava das minhas outras peças todas de metal.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado amigo!!

      Tudo bem?

      Confesso que não li a trajetória do Bane nas HQs, apenas li algumas participações dele em histórias posteriores à Queda. Onde ele acabou por se tornar um vilão mais periférico.

      Olha... a minha Miniatura do Monstro do Pântano é, sem dúvida nenhuma, de resina. Mas é uma resina (Pelo menos me parece) um pouco mais requintada, não sei definir bem. Parece algo muito bem feito, modelado e pintado. Mesmo ela sendo de resina não dá para comparar com o material do Bane. É estranho, mas é essa a sensação. O Monstro de Pântano é leve sim, mas não chega a ser tão leve quanto a do Bane. Talvez seja porque ele é de uma estatura maior mesmo.

      O a do Monstro do Pântano é do peso do Superman Centennial Park.

      Valeu amigo!

      Gde. Abc.!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Olá Marcelo,
    Obrigado pelas informações. Quem sabe eu arrisque o Monstro do Pântano se sair por aqui. Não peguei nenhum especial de resina apesar das miniaturas Lobo e Jonah Hex parecerem bem legais.
    E as novas séries, TWD e Hobbit, deu para encarar? Estou contendo gastos e aguardando se sai os Batmóveis.

    Um grande abraço, Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Carlos... Posso de assegurar uma coisa: a peça é fantástica! Se ela sair tal qual saiu lá fora, mesmo sendo de resina vale muito a pena. É cheia de detalhes. Muito bonita.

      Jonah Hex e Lobo apesar de serem em resina são bem legais porque estão contextualizadas em um cenário bem legal. Isso as valoriza bastante. São bem legais de se admirarem.

      Puxa... Sobre essas séries eu não encarei. Estou focado mesmo nas da Eaglemoss (Miniaturas + Graphic Novels) e as da Salvat (Graphic Novels capa preta e vermelha).

      Então já viu!

      Valeu amigo!!

      Marcelo

      Excluir
  9. Prezado,

    Boa tarde!

    Para fim de parceria, solicito a atualização do link do meu blog para http://acervoscantales.blogspot.com.br/.

    Ressalto que o link do seu site consta no lado esquerdo do meu blog.

    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Obrigado pela presença e confiança!

      Já adicionei seu Blog aqui na minha lista.

      Vida longa à parceria!

      Gde. Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Olá Marcelo, como vai? Poxa, essa era uma peça que eu esperei tanto pensando que pelas características do personagem ela iria ficar bem legal como especial, pois bem... dancei! Infelizmente é a pior peça da coleção! E não é por ser de resina, muitas peças lançadas já em resina estão bem legais, recentemente peguei o Trigon e gostei muito. Tomo a liberdade de deixar o link do meu modesto canal no Youtube onde estou mostrando peças que coleciono. Um abraço!

    https://www.youtube.com/channel/UCVeWeD46GtKbTHyetJ-EQDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre!

      Muito obrigado pela presença e comentário!

      Realmente o Bane decepcionou sobretudo em função da forma como ele foi modelado.

      Concordo com vc que muitas peças em resina estão bem legais. Por exemplo: Trigon, Grodd, Jonah Hex, Monstro do Pântano... No caso do Bane não teve jeito mesmo!

      Valeu por deixar seu link do canal no Youtube! Vou checar com certeza!!!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  11. Olá, Marcelo.
    Olha só. As estatuetas Thanos e Colossus chegaram. Adorei. Os detalhes nas especiais sempre são mais caprichados. Thanos veio com a manopla solta. Mas colei com SuperBonder Gel e ficou perfeita.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Kleiton!

      Gostei também do Thanos e do Colossus. Alguns defeitos podem ser facilmente resolvidos sim. Eu mesmo já colei algumas que vieram quebradas e ficaram legais!

      Valeu amigo!

      Marcelo.

      Excluir
  12. Essa semana chegou a especial do Morcego Humano, achei bem feita e detalhada. Abraço Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo Andre!

      Desculpe a demora em responder. A correria tem sido grande no trabalho!

      Valeu mesmo por avisar. Eu peguei essa também. Gostei dela também!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir
  13. Olá, Marcelo! Acabo de conhecer seu blog. Muito legal pra quem é fã de quadrinhos e figuras de ação como eu.
    Quanto à sua coleção de miniaturas, vc adquiriu por assinatura ou comprando pessoalmente em bancas e livrarias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!

      Valeu mesmo Eugenio!!

      Seja bem vindo e apareça sempre!!

      Eu adquiri por assinatura Eugenio. Venho assinando desde o início. Para mim tem funcionado.

      Qualquer coisa comente e fique bem a vontade por aqui!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  14. Muito bacana o blog, não conhecia, vou passar a acompanhar. Assino embaixo quanto ao Bane parecer um brindezinho do McDonald´s. Se ainda fosse em chumbo, se salvaria em parte. Porém minha campeã na categoria pior especial da DC ainda é o Jonah Rex...peça minúscula, tinha um enorme potencial para ser uma especial bacana, mas fizeram-na menor do que muitas regulares...quando recebi, fiquei decepcionado...Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Marco!!

      Blz!?

      Poxa! Valeu mesmo, amigo!! Agradeço muito a presença e os parabéns!! Obrigado mesmo.

      Bane é mesmo a peça mais "xinfrin" da coleção... rs rs rs... Passaria fácil por um brinde do McDonald´s.

      Entre Jonah Rex eu até fico ainda com o Bane como pior. Mas estão ali. rs rs

      Valeu mesmo Marco.

      Apareça mais pra gente trocar figurinhas!!

      Até!

      Marcelo.

      Excluir