Translate

domingo, 4 de novembro de 2012

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix

Amigos... Depois de algum tempo de seu lançamento em bancas venho apresentar a Nº 11 da Coleção de Miniaturas Marvel: Fênix. Primeira representante feminina do Universo Marvel nessa coleção, a Fênix é uma das personagens da Marvel com cronologia mais cheia de reviravoltas, o que, por isso mesmo, a deixou com uma vida bem bagunçada. Fênix na verdade é Jean Grey, uma das primeiras alunas da Escola para jovens superdotados do Professor Charles Xavier. O Professor X, como viria a ser conhecido, era um grande mutante com poderes telecinéticos que acreditava na co-existência pacífica entre humanos e mutantes. "Mutante" é o termo que designa aqueles que nasceram com um gene alterado, desencadeando o aparecimento de super-poderes e aptidões acima dos humanos normais nesses indivíduos. Jean Grey era uma frágil menina proveniente de uma família que logo percebeu seu dom especial, também ligado à telecinésia. Seus pais a encaminharam à Escola do Professor X, deixando-a aos seus cuidados para que ela crescesse em um ambiente mais seguro, longe dos olhos desconfiados dos outros humanos.

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix
Jean Grey integrou, em sua adolescência, a 1ª versão da equipe conhecida por todos como X-Men. Na época Jean Grey adotava o nome de "Garota Marvel". Essas primeiras histórias saíram na década de 60, época em que os heróis eram apresentados de forma mais "non-sense" às pessoas. Com a chegada dos anos 70, iniciava-se o período que seria conhecido como a "Era de Bronze dos Quadrinhos", um período capitaneado por roteiristas mais jovens e ávidos por aproximarem os Super-Heróis dos gibis aos problemas, dramas e dificuldades do mundo real. Essa "Era" trouxe modificações à praticamente todos os heróis não só do Universo Marvel, mas da DC também. A Garota Marvel não sairia imune à esse Tsunami criativo e transformador que marcou essa época. Aliás, ela talvez tenha sido uma das personagens que mais tenha sofrido mudanças nesse período.

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix
Nessa fase os roteiristas dos "X-Men" fizeram com que Jean Grey manifestasse um poder extremamente grande e de difícil controle. Esse arco de histórias ficou conhecido como a Saga de Fênix (publicado no Brasil pela Editora Abril nos anos 80). Nele a Garota Marvel já havia mudado de nome para Fênix. Ao final dessa história Fênix se sacrificaria para salvar todos os X-Men morrendo ao final. Na época não era tão comum personagens morrerem nas HQs, por isso o impacto dessa história. Fênix, no entanto voltaria à vida com a seguinte explicação: na verdade Jean Grey havia sido sido possuída por uma entidade cósmica de imenso poder chamada "Fênix". Jean Grey compartilharia seu corpo com essa entidade ainda dando muito o que falar nas HQs dos X-Men.

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix
O que acho de tudo isso: Bom... Os X-Men era o grupo de super-heróis preferido de minha adolescência, mas a partir de um certo ponto os roteiros das histórias desses heróis foram ficando cada vez mais intrincados. Isso foi acontecendo aqui no Brasil dos anos 80 para os anos 90, tornando a experiência de ler esses quadrinhos algo muito complicado, pois as histórias eram cheias de pontas soltas e com pouca verossimilhança. Eu chamo isso tudo de "A Grande Merda Mutante". Nunca mais conseguí acompanhar esse universo com o gosto que tinha quando garoto. Quero ressaltar, no entanto que acho a premissa que rege os X-Men fantástica, porém eles foram deixando de ser heróis para tentarem sempre, sempre e sempre sobreviverem às ameaças da humanidade. Esse conceito por trás das histórias dos mutantes aliás, foi o gande filão da Marvel para esses heróis nas duas últimas décadas, ficando batido ao meu modo de ver.

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix
Esse é um gosto meu, mas prefiro pensar os X-Men de forma mais simples, como eu os via há muitos e muitos anos atrás. Creio que para uma mitologia ser interessante ela não precisa ser intrincada e extremamente complexa. A miniatura da Fênix (como pode ser vista nas fotos) mostra a mulher esguia e esbelta que Jean Grey se tornou. Sua cabeleira ruiva é bem reproduzida, destacando essa que é uma de suas marcas registradas: Cabelos de Fogo! A postura da miniatura também confere o "ar" mais agressivo que a personagem possui em suas histórias como Fênix.

Miniatura Marvel Nº 11 - Fênix
Bom amigos... Gostei bastante dessa miniatura. Achei muito bem feita, embora eu tenha verificado algumas variações bem perceptíveis entre um exemplar e outro da mesma miniatura. Isso atesta que cada uma possui características únicas em função do processo quase artesanal de produção de cada uma delas. Gde. Abc. à todos!!

25 comentários:

  1. Legal. Bom resumo sobre Fênix. Não gostei tanto dessa, como vc, mas compraria se chegasse nas bancas onde ando. Até agora, a única miniatura que não compraria seria a do Blade. Nem sei porque enfiaram isso na coleção, mas ok. Espero apenas que, algum dia, essas "figurines" encontram uma venda regular e facilitada no Brasil, em especial pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Kleiton! Tudo bem?

      Então... Confesso também que essa era uma miniatura com a qual eu não estava tão ansioso para ver, mas uma coisa que tenho percebido é que quando a gente coloca as miniaturas dessa coleção em um fundo interessante e valoriza a foto elas acabam mostrando os seus atrativos.

      Quanto ao Blade eu também estava sem vontade nenhuma de pega-lo. Acho que eles colocaram o Blade e outros personagens menos conhecidos intercalados para não gastarem logo todos os "medalhões" da Marvel.

      O tema da venda e distribuição dessa coleção no Brasil é um capítulo a parte. Ocorreram muitas mancadas por parte da PANINI, todos esperamos que ela aprenda com a experiência desse ano e no ano que vem continue um segundo arco da coleção com uma distribuição melhor. Há boatos inclusive dela lançar a coleção DC Figurine por aqui. Caso lance, o que eu espero que aconteça, ela o faça com uma distribuição mais regular.

      Abc! Marcelo.

      Excluir
    2. Ae Kleiton, quando eu vi o Blade também fiquei meio assim... parece que tão "enfiando goela abaixo" esses personagens B da Marvel. Mas depois que eu vi as miniaturas que existem mais para frente fiquei bem feliz com o Blade, visual dele ficou tri massa e querendo ou não ele é conhecido. Mais para frente que eu digo é lá pelos 70 e tantos... por exemplo Magnum (Wonder Man no original), Gadiator (não conheço), Man Wolf do Homem Aranha, Ikaris... é muita gente inútil...

      Excluir
    3. Oi Germano... Concordo. Tem muita coisa pouco conhecida. O Blade sinceramente eu nem fiquei ansioso pela chegada. Mas é verdade, olhando o visual é bem legal.

      Eu comprei por fora o Vigia, Hulk, Capitão Marvel e Cavaleiro Negro. Um que eu acho bem massa é o Cavaleiro da Lua. A mini dele tá bem legal.

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
    4. Você comprou por onde? tem uns muito bons... o Odin, a Lilandra e o Xavier, Sentinela... se puder me passa onde você comprou para eu dar uma olhada. Valeu

      Excluir
    5. Oi Germano ... Beleza!!?

      Então... Eu comprei no mercado livre. Lá tem dois caras que confio. Um deles é o Bonneli (João Ricardo), o outro é um vendedor do RS chamado Fabiano e que usa o nome de Black Cat por lá. Ambos são super cuidadosos no acondicionamento e envio da miniaturas. Ele possuem um catalogo no Mercado Livre por meio do qual vc pode escolher a miniatura que vc quer. O preço é um mais alto do que aquele praticado pela Panini, pois eles importam essas miniaturas.

      O e-mail do Fabiano Vargas (Black Cat no ML) é fabianovargas76@hotmail.com. Peça para ele te passar o link da página dele no ML pois daí vc pode escolher direto no ML e depois combinar o pagamento e o envio com ele.

      Já o site do Bonelli é:

      www.bonellihq.com
      www.bonellihq.com.br

      Bom Germano... Espero ter ajudado! Depois me fale se vc comprou alguma e qual foi pra gente ir trocando figurinhas sobre as minis!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. E, novamente, parabéns pelas ótimas fotos. Para quem quer conhecer bem o produto, isso é muito bom.

    Pela fotos, constatei que deveriam ter dando um trato na bunda de Jean. Está bonitinha. Mas poderiam ter caprichado mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Kleiton!

      Coloquei essa foto com essa "fogueira" atrás dela para dar um efeito que se relacionasse com seu poder de telecinésia.

      Sobre os atributos físicos da Jean Grey eu concordo que as curvas poderiam ser maiores. Olhando a personagem sob o traço de alguns desenhistas percebí que ele sempre foi desenhada mais estilo "Gisele Bündchen" mesmo, ou seja, esguia e magra, o que particularmente não acho tão bonito assim como o mundo da moda acha.

      O interessante dessa coleção é que, pelo que percebí, há um cuidado em retratar o personagem o mais fiel possível às características físicas sob as quais ele foi concebido inicialmente pelo seu criador. Pude perceber isso ao olhar:

      - o quanto o Homem-Aranha estava mais franzino.
      - o Dr. Octopus estava gordinho.
      - o Wolverine mais baixinho mesmo.

      ... entre outros atributos físicos de outros personagens que achei bem interessantes, preservando assim aquelas caracterísitcas que definiram o personagem inicialmente. Pode ser que isso tenha influido no caso da Fênix também. Mas concordo plenamente com você. Bem que a bunda dela podia ter sido melhor modelada!

      Abc. Marcelo.

      Excluir
    2. "há um cuidado em retratar o personagem o mais fiel possível às características físicas sob as quais ele foi concebido inicialmente pelo seu criador".

      Realmente! E acertaram nisso.

      Excluir
  3. Essa foi a 2º miniatura da coleção q eu pulei (a outra foi o Blade)....

    gosto mto da personagem, mas achei q essa miniatura ficou devendo um pouco da grandiosidade q a Jean merece (e umas curvas mais generosas tbm, rs)!!!

    mas adorei ter visto as fotos aqui no blog... salvei elas ao menos pra ter no HD as fotos!!!

    resta saber se já saiu a do HDF em SP... q estava prometida pro dia 1º deste mês!!!

    Valeu, Marcelo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo!

      Sobre as curvas da Jean eu comentava isso com o Kleiton acima. Também acho que as curvas poderiam ter sido melhor trabalhadas. Minha tese, que expus acima, é a de que eles quiseram retratá-la o mais próxima possível de sua concepção original. Mais esguia e tipo "Gisele Bündchen" mesmo, o que eu particularmente não acho tão legal. Fica parecendo uma "porta".

      Quanto ao lançamento do HdF... Cara... Nem me fale. No dia 1º tava eu na porta da banca que tenho frequentado para ver se a mini tava lá... Sem chance. Nem sinal dela! Hoje é dia 04 e tenho quase certeza que eles não lançaram do dia 1º pra cá. Eles devem ter aproveitado o feriado para ganhar esses dias. O problema é que eu dúvido que, ao eles lançarem a do HdF com atraso, a próxima será mantida no prazo certo. Vamos ver... : /

      Valeu Léo!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Estás feliz heim?
    Mais uma miniatura!!!
    Será que o Luís Fernando também
    já recebeu?
    Abraços! Uma semana feliz e abençoada pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebeu sim!

      Essa chegou já faz um tempo. Eu que tinha me atrasado em postá-la.

      Comprei o Surfista para ele aqui em São Paulo, pois ele acabou não recebendo essa. Ele está bem ancioso!!

      Abc. e saudades!!

      Excluir
  5. ""A Grande Merda Mutante"" Muito louco isso que fazem com os personagens jogando pra lá e pra cá suas hipotéticas vidas. Também gosto muito de X-Men e há muito tempo desisti de tentar entender a lógica da coisa toda. Na verdade, leio cada gibi de X-Men ou cada arco de histórias como um universo à parte, e não procuro fazer muita ligação com o todo. É um jeito de lidar com a bagunça que fizeram de uns tempos para cá.

    Quanto à miniatura é bem bonita e as fotos estão num alto nível. Parabéns... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!

      Tudo bem? Já há algum tempo eu deixei de acompanhar o Universo Aracno-Mutante. Digo isso porque coloco o universo do Homem Aranha nessa miscelânea. Infelizmente Peter Parker também tem sido jogado para lá e para cá sem muito critério. Para falar que não lí nada do Aranha e dos X-Men nos últimos tempos, na verdade li os encadernados Homem Aranha Noir e X-Men Noir. Esses sim eu gostei. Mas são como vc falou, HQs fechadas e fora da cronologia oficial dos heróis.

      Para mim uma das melhores equipes dos X-Men foi a formação com Cyclops, Ororo, Colossus, Noturno e Wolverine. Incluiria também a Kity Pride. Depois disso foi virando uma massaróca só.

      Valeu pelo comentário e fico contente que tenha apreciado as fotos.

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  6. Fala Marcelo, tudo certo?
    Gostaria de saber se voce tem alguma miniatura a venda, dos que ja foram lançados, pois descobri a coleçãp a partir do Capitao America, se tiver me diga qual e o preço, que eu compro!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José !! Beleza!! Então cara... Sei exatamente essa sensação de descobrir uma coisa legal um pouco depois de ter começado. Já passei muito por isso. A gente fica tentando correr atrás do prejuízo. Isso é muito comum na vida de colecionador.

      Então ... Na verdade eu não tenho nenhuma a venda José, mas ficaria feliz em ajuda-lo com algumas dicas de compra, vamos lá:

      Eu moro em São Paulo (capital) então vou te falar de uma loja daqui que recebeu estoques recentes de todas as miniaturas dessa coleção exatamente do ponto que vc começou a coleção pra trás. Essa loja se chama comix, vc pode compra-las diretamente na loja ou pedir essas miniaturas pelo site deles. O preço que eles estão praticando ainda são os preços normais (R$ 37,95 cada). Se vc digitar do Google "Comix" já é o 1o site que aparece. Eles tem do No 01 (Homem Aranha) ao 07 (Surfista Prateado). O No 08 já é o Capitão que vc já tem.

      Tirando a comix a alternativa seria comprar de alguns vendedores do Mercado Livre que tem comercializado essas miniaturas. O preço praticado por eles já é um pouco inflacionado, isso porque muitas da minis que eles vendem são importadas. Eu já comprei com eles alguns números mais avançados tipo Capitão Marvel que é No 164 se não me engano. Eu comprei e paguei um pouco mais caro porque gosto do personagem e a probabilidade da coleção aqui no Brasil chegar nessa numeração eu acho que é baixa. Lá no ML eu confio no vendedor Bonelli e em um outro chamado Black Cat (na verdade seu nome é Fabiano). Os dois são bem confiáveis e cuidadosos no embalo e no envio dos produtos. Eu tenho o e-mail pessoal deles caso vc tenha interesse.

      Espero ter te ajudado. Minha sugestão é vc tentar ir na Comix (caso more aqui em Sampa) e comprar direto lá para não gastar com despesas de envio. Em segundo lugar seria pedir na Comix pelo correio, pois vc compraria essas minis no preço ainda de banca. Em terceiro lugar seria vc comprar no ML. Eu vou deixar para comprar no ML apenas aquelas mais raras. Depois me conte se vc conseguiu. Posso tentar te ajudar com mais alguma coisa dependendo.

      Gde. Abc. Pra vc e apareça aí!!

      Marcelo.

      Excluir
  7. O professor Xavier é telepata apenas, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Germano... O poder dele é apenas mental mesmo. Mas pela descrição clássica ele é bem poderoso. No filme X-Men First Class eu achei que ele ficou bem caracterizado pelo James Mcavoy.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Depois que eu falei eu fui procurar e no wikipedia diz que ele possui um "leve" poder de telecinésia... já no site oficial da Marvel não diz nada a respeito de ele possuir o poder de mover as coisas com a mente, apenas fala da telepatia mesmo... e realmente isso que você chama de "grande merda mutante" estragou os X-Men pra mim... tem até uma história do Aranha que eu li, em que ele vai na Mansão X e conhece a Rachel(que é a filha da Jean Grey da saga "Dias de um Futuro Esquecido que voltou para o "presente". Mais dela na página 14 da revista que vem com a miniatura da Fênix) e após ela explicar a história dela para o Aranha ele fala "E depois a minha Saga do Clone que é complicada!"

      Excluir
    3. Germano... Para mim os caras deram um nó que não dá mais pra desatar no Universo Mutante.

      Lembro muito dos X-Men dos anos 80 quando eu era adolescente na fase do John Byrne e cara... Era uma coisa muito gostosa de ler. Os X-Men pra mim tinham nível para se tornar uma equipe até mais interessante que os Vingadores.

      Muitos falam que o Chris Claremont foi o papa do universo mutante, mas para mim a merda toda começou quando a fase dele entrou.

      Sei que o mundo dos super-heróis é um mundo que possui várias licenças poéticas e imaginativas, mas não dá pra cruzar limites demais. Fica inverossímel demais. Veja esse negócio de ir pro futuro e voltar pro passado e depois voltar pro presente de novo... É filho que vem do futuro, é personagem que volta da morte. Putz!! Eu advogo a causa de darem um reinicio no universo mutante! o /

      Valeu pela participação Germano!!

      Gde. Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  8. Essa fênix se eu conseguir achar em alguma banca* vou tentar customizar igual a variante dela (porque além de difícil de achar a variante fora, quando acha o preço é absurdo, passa fácil dos U$ 150.

    *tenho ela da assinatura, mas nessa não mexo, que se der merd# já era rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso como vc Carlos.

      Se um dia eu fosse customizar uma eu faria numa peça sobressalente, ou seja, não dá para arriscar a integridade da Coleção. Vai que dá merd%$#@ mesmo!

      Agora... Será que existe uma variante oficial dela para vender!? Para mim todas as que eu tinha visto eram customizadas. Nem sabia que tinha saído variante dela!!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  9. Meu caro amigo marcelo novamente me surpreendo com seu post, simplesmemte perfeito, até então me sentia meio solitário quanto ao sentimento de ter abandonado a leitura dos x men anos atras, mas você definiu perfeitamente com "a grande merda mutante"

    Acompanhei xmen paranoicamente ate a era do apocalipse e depois desisti, as historias ficaram muito complicadas e era necessario comprar duzias de revistas para ler uma saga. Hoje leio arcos fechados que sao lancados em encadernados.

    Quanto a miniatura não está entre as minhas preferidas, achei que poderia ser mais curvilínea, mas a oostura dela fi ou bem imponente.

    Excelente resumo da personagem marcelo

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah ah ah ah ah ah... Olá amigo Elton!! Puxa... Que felicidade encontrar alguém que compartilha dessa minha visão! Confesso que, assim como você, me sentia meio solitário em minha opinião, pois, cada vez mais os X-Men faziam sucesso justamente por abordar esse tipo de temática: a da Vitimização dos Mutantes (inclusive até comentei algo semelhante em resposta à um outro comentário seu aqui no Blog). Achei engraçado porque comentei isso lá antes de ler esse seu comentário aqui! rs rs

      Eu diria para você que o que aconteceu com a gente deve ter acontecido com muitos outros leitores também. Abandonarem os X-Men por causa dos roteiros estapafúrdios. Sei que o Universo Marvel e DC são universos Mitológicos, porém, como qualquer outra Mitologia, ela precisa ter coerência e coesão. O Universo Mutante se afastou dessas premissas, e daí deu no que deu: deixei de ser um leitor. Os encadernados atualmente são uma ótima proposta para tentar se retomar alguma coisa.

      Achei a miniatura um pouco magricela também. Esperava uma mulher mais curvilínea também.

      Valeu Elton!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados