Translate

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

Remy Etienne LeBeau, mais conhecido como "Gambit" pelos fãs do segmento mutante da Marvel, é o Nº 35 da Coleção de Miniaturas Marvel. Nascido em New Orleans LeBeau sempre foi um jovem que oscilou entre o certo e o errado. Crescendo nas ruas ele logo cedo tornou-se um exímio ladrão, embora dentro de si conceitos como bondade, honra e moral sempre estivessem latentes. Nessa matéria veremos algumas características da peça, bem como alguns fatos da vida desse personagem que ganhou relativo destaque no Universo Mutante da Casa das Ideias.

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

A estatueta tem pontos interessantes, porém não está entre as que mais se destacaram até o momento. O personagem é relativamente desconhecido para mim e, por isso, não o coloco junto aos imprescindíveis da coleção. No entanto, alguns aspectos podem ser ressaltados no que se refere à figura. Destaco, por exemplo um efeito que venho salientando já há algum tempo em muitas peças, a sensação de leveza do casaco do herói mutante. Assim como comentei aqui outras vezes, esse aspecto fornece uma atmosfera de realidade à estatueta.

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

O cuidado de representa-lo com dois de seus característicos instrumentos (as cartas de baralho e o bastão) também são destaques, além é claro da posição altiva do indomável e "quase" mal caráter de Gambit. A forma como segura o bastão e as cartas colocam-no em uma atitude de ataque e letalidade. Já a cor (rosa) do colete não me pareceu muito adequado, nem tanto pela cor em si (não sou desses que acham que vestir uma determinada cor revela o interior da pessoa), mas porque na maioria das representações do mutante nos quadrinhos esse colete tem cor vermelha.

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

Tentar explicar em sua totalidade, ou mesmo em parte, a mitologia que envolve Gambit é uma tarefa hercúlea para qualquer narrador. Isso porque ele, tal qual aconteceu com a porcentagem esmagadora de todos os mutantes do Universo Marvel, foi vítima da grande invasão de roteiros inverossímeis e intrincados que delineou a mitologia dos mutantes da Marvel nos anos 90, 2000 e ainda persiste atualmente. Reviravoltas sem sentido, soluções mirabolantes e clichês minaram quase que por completo a verossimilhança do personagem, tornando-o frágil em potencial dramático.

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

Sua participação, no entanto na formação dos X-Men é incontestável e, quando falamos de Gambit, não podemos esquecer que ele protagonizou um dos romances mais comentados para os fãs dos mutantes. Gambit e Vampira formaram um casal muito instável, porém muito querido também por muitos. Gambit soube esperar e amar Vampira a despeito do poder incrivelmente desagradável da moça, ou seja, absorver o poder e a essência do outro através do simples toque físico. Em geral um toque que deixava o companheiro inconsciente, impedindo a consumação da aproximação física.

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

Os poderes de Gambit são complexos e até difíceis de se descrever, por isso farei uma transcrição do que é relatado na revista que acompanha o personagem. Gambit é "...capaz de acessar a energia potencial contida dentro de objetos inorgânicos e transforma-la em energia cinética ao tocá-los. Esta habilidade também lhe garante agilidade e destreza quase sobre-humanas, além de criar interferência estática que protege sua mente de telepatia".

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

Como já comentei antes, deixei de acompanhar os mutantes da Marvel há muito tempo. Os motivos estão elencados acima. Por isso tenho pouca ligação afetiva com Gambit, pois quando acompanhava e gostava dos X-Men, ele ainda não tinha aparecido como figura importante dentro da mitologia dos homens "X" da Marvel. Gambit é um nome curioso e tem o seguinte significado: qualquer manobra por meio da qual um jogador procura obter uma vantagem sacrificando uma peça de seu arsenal. Interessante e apropriado para alguém que oscila entre o bem e o mal.

Miniatura Marvel Nº 35 - Gambit

É isso aí amigos! Até a próxima! Grande abraço!

2 comentários:

  1. Olá, Marcelo...
    Gambit é um dos personagens da Marvel que mais me cativam...tanto pela sua personalidade, qt pela sua história...apesar de não ter sido muito explorada.
    O que me fez ter um apreço por ele foi justamente a serie de 92, na qual teve um certo destaque entre os protagonistas.
    Gambit é um personagem intenso, complexo e, que, infelizmente se perdeu em meio a tantas reviravoltas no universo Marvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo!!

      Tudo bem?

      Puxa... Que legal esse seu interesse pelo Gambit. Confesso que tive pouco contato com ele. Para compor essa matéria tive que estudar um pouco rs rs

      Mas nada como ler alguém que gosta e sabe extrair a essência do herói em poucas palavras como é o seu caso.

      Assim como muitos mutantes, infelizmente Gambit foi vítima de tantas idas e vindas dentro dos roteiros. Isso fez com que praticamente todo o universo mutante ficasse praticamente inacessível e hermético. Uma pena.

      Ainda mais agora que os X-Men estão com a Fox e a Marvel não se mostra muito interessada em continuar as histórias dos mutantes. Isso abriu espaço para a ascensão Inumana. Uma pena mais uma vez.

      Vamos se algo acontece antes que os heróis deste universo sejam postos na geladeira.

      Gde. Abc.!!

      Valeu mesmo!!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados