Translate

domingo, 2 de novembro de 2014

Miniatura DC Série Especial Nº 02 - Darkseid

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

Toda editora possui seu vilão definitivo. Aquele que possui uma maldade que não pode ser explicada, que não pode ser atribuída à nenhum percalço ou mesmo injustiça prévia. Até mesmo o grande Thanos na Marvel possui um passado obscuro, que agora será desvendado na série "A Ascensão de Thanos", e que traz à tona uma origem que, de alguma forma, o redime ou pelo explica sua loucura assassina. Darkseid não. Darkseid não possui um passado redentor ou esclarecedor no que tange à sua sede assassina de conquistador. Um ser forjado para encarnar o espírito genocida de personagens reais que já viveram em nosso mundo. Prepare-se para conhecer nessa matéria alguns importantes fatos da vida sanguinária do "Monge do Ódio" da DC, bem como alguns detalhes desta peça Especial lançada no Brasil há um mês, trazendo o lendário vilão.

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

O Poderoso Soberano de Apokolips é representado tal como foi criado, em suas vestes espartanas, militares e destituídas de adereços que possam identificar qualquer frivolidade ou fraqueza. Grandes, longas e robustas botas ao lado de luvas que lembram estadistas insanos estão bem modeladas na peça. Uma túnica firmemente contida por um cinto de metal estão bem modelados e a cabeça do vilão está, como sempre, emoldurada por um elmo que nos arremete aos antigos monges medievais. Nesse aspecto inclusive, Darkseid pode ser comparado à um monge, que em sua diligente disciplina monástica mantêm a diária busca pela realização de seus objetivos. A peça é, como já disse acima, simples e sem maiores acessórios. Isso pode parecer pouco atrativo para quem faz a coleção sem conhecer muito dos personagens, mas no caso de Darkseid toda essa simplicidade em seu vestuário aponta para sua mente de conquistador, ou seja, nada importa a não ser a expansão de seus domínios.

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

A peça integra o que conhecemos como "Série Especial" da Coleção de Miniaturas de Metal da DC. Um segmento que contempla personagens de maior estatura ou que se distinguem dos demais por sua importância dentro do Universo DC. Acho que talvez esse seja o caso de Darkseid, que se credenciou a ser colocado nesse segmento muito mais pela sua importância do que por seu porte físico. O vilão foi criado pelo Grande, pelo Rei Jack Kirby. Embora o nome de Kirby seja quase que 100% associado à Marvel, o quadrinista integrou as fileiras da DC no início dos ano 70 após uma briga com os chefões da Casa das Ideias na época, Martin Goodman e Stan Lee. Essa ida de Kirby para a DC liberou todo ímpeto criativo que o desenhista possuía e que, possivelmente, estava represado por Stan Lee na Marvel. Ao chegar na DC Kirby deu início ao seu grande projeto chamado "O Quarto Mundo". Segundo a concepção de Kirby o Quarto Mundo é uma dimensão além do nosso espaço-tempo onde existem dois mundos irmãos, Nova Gênese e Apokolips. Os habitantes destes dois mundos autodenominam-se Novos Deuses e evoluíram para um grau de perfeição genética e estabilidade evolucionária plenos. Tal feito só foi possível graças aos efeitos da FONTE, uma energia primordial que envolve cada habitante dos dois planetas e os torna imortais, mais fortes, rápidos e inteligentes do que qualquer mortal comum.

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

Os dois Planetas (Nova Gênese e Apokolips) foram, outrora, um mesmo sistema integrado de mundos chamado Urgrund. A discórdia surgiu, no entanto quando um jovem Darkseid atacou, ao lado de seu tio Lobo das Estepes, um habitante de Nova Gênese chamado Izaya. Na luta, Darkeseid e tio matariam, inadvertidamente, a esposa de Izaya e o deixaria gravemente ferido. Izaya viria a se tornar o "Pai-Celestial" governante de Nova Gênese, que passou a ser um mundo idílico, cheio de florestas virgens, com uma fauna e flora exuberantes e com um povo feliz, enquanto Apokolips sucumbiria ao comando de Darkseid, tornando-se um mundo distópico, cheio de agonia e escravidão, com um povo que obedece cegamente à Darkseid. A Guerra entre os dois mundos durou muito tempo e aos poucos os dois planetas perceberam que suas forças eram equivalentes em coragem, tecnologia e letalidade e, por isso, acabariam por se extinguir mutuamente. Assim, veio uma proposta de trégua, selada a partir da troca diplomática dos filhos dos dois governantes. Dessa forma Scott Free, o Senhor Milagre (filho do Pai Celestial) e Órion (filho de Darkseid) foram trocados e cresceram criados por Darkseid e Izaya, respectivamente. Os dois meninos se tornariam pessoas boas já que Scott trazia a bondade de seu pai em seu sangue e Órion entenderia e abraçaria os conceitos ensinados e vividos em Nova Gênese.

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

A obsessão básica de Darkseid é subordinar todo ser vivo à sua vontade, por isso seu grande objetivo é recolher os resquícios perdidos de uma grande Equação (A Equação Antivida) que permitiria ao seu portador dominar qualquer mente viva. Os fragmentos da Equação estariam espalhados na mente de todos os humanos que vivem no Planeta Terra. Daí uma das explicações para a fixação que o tirano  possui pelo nosso mundo. Com seu exército de para-demônios, Darkseid já tentou várias vezes subordinar e conquistar a Terra, sendo confrontado inúmeras vezes pelos principais heróis da editora. Embora a DC não tivesse ideia disso, Jack Kirby produziu, em sua passagem pela editora, um dos maiores pulsos criativos da sua carreira, presenteando a editora com personagens cativantes, cheios de energia e dramaticidade. Sem sombra de dúvida, o Universo DC seria um pouco menos interessante senão fosse a presença dos Novos Deuses do Quarto Mundo de Kirby.

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

Darkseid é, portanto um dos principais vilões da DC, senão o principal. Diferentemente de um Lex Luthor ou Ra´s al Ghul que acreditam piamente que fazem algo de bom dentro de suas visões distorcidas do bem e do mal, ou diferentemente de vilões alucinados como Coringa ou Charada que exercem sua vilania a partir de suas neuroses e psicopatias, ou ainda, diferentemente de outros vilões como Pinguim, Mestre dos Espelhos e Capitão Bumerangue que querem apenas ficar ricos e curtirem seu dinheiro, Darkseid faz parte de um tipo mais refinado de vilão. E por isso mesmo mais perigoso e amedrontador. Um tipo que é brilhante e possui inteligência suficiente para ter uma percepção clara de si mesmo, do bem, do mal, e mesmo assim decide-se pelo mal sem qualquer remorso, praticando-o sem qualquer piedade. Um ser cujo objetivo não são as riquezas das Galáxias, nem a destruição da humanidade, mas sim a completa e total erradicação do pensamento livre, que deve ser substituído pelo seu próprio pensamento.


Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

Jack Kirby conseguiu criar um vilão à altura da editora e que espero ver um dia em um filme da Liga da Justiça por exemplo. Sem dúvida nenhuma um personagem que não pode faltar na estante de qualquer fã de quadrinhos. E por falar nisso, vale aqui a menção ao fato de que as peças Especiais anunciadas no início do presente semestre pela Eaglemoss estão sendo, sistematicamente, lançadas. Uma boa notícia. Ao contrário do que alguns colecionadores pensam eu estou com convicção que, após o término destes lançamentos de peças Especiais, novos anúncios de novas peças serão feitos. Afinal não podemos ficar sem algumas Especiais tanto da Coleção DC quanto da Marvel. Além disso, o mercado nacional já demonstrou ter fôlego e estar muito aquecido com essa Coleção, sendo um grande erro empresarial da Eaglemoss não continuar o lançamento das peças tanto do segmento normal, quanto do Especial. Vamos aguardar e torcer!

Miniatura DC Especial Nº 02 - Darkseid

Bom amigos é isso aí! Um grande abraço à todos!!

12 comentários:

  1. Olá Marcelo, parabéns pela matéria, uma verdadeira aula de história do universo DC. Eu acho que a Eaglemoss só peca na distribuição. Ralei para encontrar a miniatura em SP; passei por várias bancas na Paulista e só fui encontrá-la na Livraria Cultura. O Crocodilo encontrei em uma banca na Liberdade, e o jornaleiro me disse que recebe poucas peças tanto dos especiais como da coleção normal. Espero que eles continuem com os lançamentos para que a gente possa incrementar cada vez mais as nossas coleções. Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Carlos!!

      Obrigado amigo.

      Essa questão da distribuição é estranha sabe. Tem peças que eu encontro muito nas bancas, outras já nem tanto. Essa do Darkseid por exemplo eu realmente não vi em muitos lugares. Já a do Apokalipse (DC) eu vi em várias. Fico contente que tenha encontrado!!

      Eu frequento uma banca na Praça Panamericana que também recebia poucas peças, mas ultimamente eles estão recebendo mais, tanto que algumas peças estão ficando muito tempo lá em exposição. Seria uma dica pra vc. Ela se chama Banca Senzala e fica ao lado do Restaurante Senzala na Praça. Qualquer coisa que você passar lá depois das 16:00 você encontrará um camarada meu, o Jackson. Fale que vc é meu amigo. Eu compro lá há mais de um ano. Sou um consumidor fiel. Quando me tratam bem eu costumo ser fiel ao vendedor. Tanto que se vejo algo que quero numa banca eu até deixo de comprar para comprar com o jornaleiro que me trata bem. Em geral acho que muitos jornaleiros tratam nossas coleções com desdém e falta de cuidado. Diante desses jornaleiros eu passo longe.

      Valeu Carlos!!!

      Um grande abraço pra você!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá Marcelo, obrigado pela dica. Conheço a Praça e o Restaurante, pois morei em Pinheiros até o colegial, mas hoje fica um pouco fora de mão para mim. Mas valeu pela dica assim mesmo.
      Estou dando uma organizada no meu armário do escritório para acomodar melhor a coleção de encadernados e as miniaturas. Assim que estiver organizado eu mando umas fotos. Abs., Carlos - São Paulo.

      Excluir
    3. Beleza Carlos!

      Hoje mesmo passei nessa banca que comentei acima na Pç. Panamericana e ainda tinha lá: Sinestro, Crocoditlo, Shazam, Luke Cage e Superskrul. Além do Adão Negro que chegou hj.

      Boa sorte na arrumação!!

      Abc!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. O pior é que a miniatura do Darkseid, esgotou rapidamente na loja virtual da Eaglemoss. Como estou fazendo a coleção tanto DC quanto Marvel pelas bancas de jornal e adquirindo as edições especiais na loja virtual, já que aqui para Brasília estas não estão vindo, corro o risco de não consegui-la, já que disseram que não há nenhuma previsão de chegada de um novo lote. Ainda dei azar pois tive a oportunidade de compra-la, pois no dia em que olhei no site tinham 4 novas miniaturas : Apocalypse,Rhino,Darkseid e Killer Croc, pensei vou adquiri-las em 2 vezes as 2 primeiras depois as 2 ultimas, até porque o Apocalypse já está disponível há um bom tempo, eis que este continua lá e o Darkseid evaporou em poucos dias. Se alguém tiver alguma ou saiba outra opção para adquiri-la, comentem aqui por favor. Um grande abraço Marcelo e a todos.
    Iuno - Brasilia/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://m.livrariacultura.com.br/mobile/resenha.shtml?product_id=42690995
      Se na sua cidade tiver uma livraria cultura você pode pedir para entregar na loja sem custos com frete.

      Excluir
    2. Olá Iuno...

      Realmente essa procura pela peças é algo incrível. Acho que nem a Eaglemoss pensou nisso. No seu caso, que precisa da compra pelo site realmente é complicado. Se bem que eu também tenho que ser rápido com as Especiais da Marvel, pois elas não saem em banca.

      Já aconteceu isso comigo também, de deixar para depois e ficar sem. Pelo que tenho visto, assim que a peça sair já tem que comprar. Pode deixar que seu eu ficar sabendo de alguém querendo vender um Darkseid eu te falo!

      Uma dica é essa que o amigo postou logo abaixo do seu comentário. Muitos tem comprado pela livraria cultura e tenho visto que tem conseguido sem problemas.

      Depois me fale se conseguiu Iuno!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Marcelo, tudo bem?
    A Salvat começou o envio das edições com problema nas lombadas. Sei que você optou pelos adesivos; foi satisfatório? Bom, o procedimento é o seguinte: Você envia um e-mail para a editora solicitando o envio das quatro edições: numerosatrasados@publisher.com.br.
    Eles respondem ao e-mail com o procedimento a ser seguido, mas basicamente você imprime o e-mail resposta, arranca a página de crédito de cada edição e envia por carta para a editora junto com seus dados. Não há necessidade de comprovante de compra e o prazo para a entrega é de cerca de um mês. Enviei minha carta hoje, e estou no aguardo de receber as edições sem problemas. De repente vale a pena você solicitar o envio das edições corrigidas.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Carlos...

      Muito interessante essa sua dica. Não sabia!! Vou até postar no meu facebook para outros colegas.

      Valeu mesmo! Agora fiquei na dúvida se faço isso ou não. Os adesivos não são de todo ruins, porém eles ficam se soltando nas laterais. Isso que é complicado!!

      Vou pensar! Mas muito obrigado mesmo!!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Bom dia!!

    Esta foi uma das primeiras peças que eu comprei.. infelizmente resolvi "importar"... e paguei mais caro do que iria ter me custado..

    Uma coisa que não havia pensado ... é justamente essa que vc falou .. não há motivação senão o próprio mal.

    um coisa que percebi.. é que as ranhuras que o Darkside tem na testa... o Thanos tem no queixo.. hahaha estou ficando maluco?
    A peça é bem simples... mas gostei, os desenhos em sua testa foram bem detalhados.. e os dedos também são muito firmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Denis!! Blz!?

      Isso está acontecendo comigo com várias peças também. Fique tranquilo, vc não é o único. rs rs

      O personagem é mesmo o "mal" em pessoa. Estava refletindo sobre ele e me ocorreu isso que coloquei na matéria, ou seja, não há nada que o redima em seu passado.

      Está ficando observador, hein!! Tem as rarunhas mesmo! ah ah ah ah

      Será que são parentes? Ele e o Thanos!? rs rs

      Valeu amigo!!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados