Translate

domingo, 28 de junho de 2015

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Emma Frost é a gélida Rainha Branca (seu antigo nome da época do Clube do Inferno). Uma mulher que (não a toa) possui como um de seus poderes a transformação de seu corpo em diamante bruto. Uma personagem que encontra no DIAMANTE sua mais pura essência, ou seja, a incrível beleza associada à maior dureza da Terra. Pois assim é Emma Frost, a linda mutante telepata que possui uma personalidade dura e inflexível, além de uma "Brutalidade Amoral", conforme bem definido por Frank Plowright. Hoje analisaremos algumas características de sua peça bem como alguns pontos fundamentais de sua trajetória.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Em primeiro lugar acho que devemos ressaltar uma das coisas que talvez menos combine com a personalidade de Emma Frost nessa peça: o sorriso. Dona de uma personalidade astuta, por vezes insensível e seletiva, definitivamente ela nunca ostentaria o alegre, jovial e ingênuo sorriso representado na figura acima. Emma até pode sorrir, porém sempre carregará nesse sorriso a malícia inerente às autênticas femme fatales. Entendo, no entanto que as sutilezas das feições humanas sejam algo muito difícil de serem reproduzidas em uma peça com essa escala de modelagem. Assim, Emma Frost parece mais uma Princesa de contos de fada nesta peça do que a voraz, elegante e maliciosa telepata que conhecemos dos quadrinhos.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

As demais características da peça estão adequadas para mim, corpo escultural, elegância, roupa insinuante e o famoso bustiê "tomara-que-caia" acoplado à capa (marca registrada da personagem). A capa, aliás mantem as ondulações características de um pesado tecido, algo que vem sendo visto nos diversos personagens da coleção que se utilizam desta indumentária. Gostei do estilo de calça com a qual a personagem está representada, uma calça com vincos e de cintura baixa, em geral usada em ambientes "fashion". Algo que já mostra o requintado e aristocrata gosto de Emma, muito bem completado com as luvas longas e bustiê. Assim, nesse quesito acredito que a peça faz jus ao histórico e personalidade da mutante.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Emma nasceu num lar extremamente abastado, cheio das regalias usualmente vistas na alta sociedade. Infelizmente, no entanto o que sua família tinha de riqueza material faltava em compreensão e amor. Winston, pai de Emma era enérgico, mesquinho e tinha como principal valor existencial o culto ao poder e ao dinheiro. Após a morte da mãe de Emma tais características foram ainda mais acentuadas no patriarca dos Frost. O único consolo que Emma possuía era a amizade de seu irmão Christian, que em função de sua homossexualidade era também alvo de críticas e desmerecimento. As outras duas irmãs de Emma, Adrienne e Cordelia eram de igual modo distantes e ensimesmadas.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Ainda na adolescência Emma veria seus poderes telepáticos aflorarem na rica Escola que frequentava. Esperta e cheia de rancor, Emma passou a usar seus poderes para conseguir o que queria, e foi assim que a mutante passou pelas fases de sua juventude, angariando o afeto de poucos, e tirando do caminho aqueles que ela achava que a atrapalhavam. Toda inocência que eventualmente ela tivera um dia foi consumido como fruto de seus ataques psíquicos às mentes dos adultos, que lhe descortinaria toda sordidez da sociedade. Foi nesse contexto de mágoa, rancor e desejo de manter intacto seu estilo de vida e poder que Emma conheceu o Clube do Inferno. Criado como um Clube para ricos satisfazerem seus gostos depravados, o Clube do Inferno logo mostraria que era algo mais. Assim, Emma sentiu que ali era o ambiente perfeito para ela ascender em sua escalada social e de riqueza, tornando-se a Rainha Branca do Clube do Inferno, uma espécie de alta dama do Clube.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Se algo foi mudando lentamente no coração de Emma, levando-a para o caminho do que é correto, foi em decorrência de sua escolha de montar uma Escola para jovens mutantes, onde poderia realizar um de seus desejos interiores: ser Professora. Foi na Escola de Emma que nasceu Os Satânicos, um grupo de jovens mutantes que entrou em confronto com os Novos Mutantes algumas vezes. Mas foi o contato discreto e gradativo com Charles Xavier que pavimentou o caminho para Emma começar a perceber outros valores na vida, sem é claro, nunca deixar de lado seu perfil aristocrata, às vezes rude, rebelde e irascível. O acontecimento determinante para a virada na personalidade de Emma, talvez tenha sido a morte de seus alunos mutantes (Os Satânicos) pelo mutante teleportador Trevor Fitzroy. A perda dos jovens pupilos e o fato de Emma quase ter morrido nas mãos de Trevor contribuíram para que ela subisse mais alguns degraus na direção de uma vida diferente.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Isso explica o fato de uma das mais mesquinhas vilãs do Universo Mutante fazer parte hoje de uma das facções dos X-Men, ao lado de seu namorado, ninguém menos que Scott Summers (O Ciclope). Esse improvável casal jamais estaria no imaginário de qualquer Marvete no passado e, no entanto hoje é um dos casais mais badalados (eu diria) no Universo Mutante. Confesso que esse Universo dito "Mutante", é hoje por demais complexo para o meu gosto, com muitos personagens que infelizmente acabam por diluir as tramas. Meu último contato mais de perto com os mutantes foi durante a Saga Avengers x X-Men. Depois disso decidi não comprar mais mensais, mas apenas encadernados. Portanto não saberia dizer com grande precisão a situação de Emma Frost hoje.

Miniatura Marvel Nº 47 - Emma Frost

Para mim Emma Frost representa a essência da mulher fatal, que pode destruir a vida de qualquer homem sem nem precisar de super-poderes, e por isso mesmo talvez ela me assuste tanto (rs rs). Um misto de sedução e perigo concentrado em uma única mulher. Um binômio que já levou muitos homens à ruína. Definitivamente a antítese de outra personagem já comentada aqui no Blog, Kitty Pryde. Bom amigos... É isso aí! Grande abraço à todos!!

8 comentários:

  1. Grande Marcelo! Apenas um pequeno reparo nesta excelente matéria. O grupo mutante que era antagônico aos Satânicos era chamado na época de "Os Novos Mutantes", grupo este composto por Míssil, Mancha Solar, Danielle Moonstar, Lupina, Karma, entre outros. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo...

      Valeu mesmo pelo comentário e participação aqui no Blog!!

      Foi um erro meu mesmo! rs rs

      Estava pensando numa coisa e escrevi outra.

      Já arrumei! Obrigado por dar o toque!!


      É isso aí!

      o/

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo, tudo bem?

    Lembro de ter lido essa fase da adolescência da Emma nas mensais da Panini. Para mim as capas chamavam mais a atenção do que as histórias em si. A fase da morte dos satânicos não acompanhei, saiu em formatinho pela Abril? E você está mais atualizado do que eu nas leituras; ainda estou entre Dinastia M e Guerra Civil.
    E aí, está colecionando os caminhões?

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!!

      Blz!?

      Confesso que as capas com a Emma Frost fazem mais sucesso mesmo! rs rs

      Conseguiram sintetizar nela toda malícia e sedução de uma Mulher Fatal. Confesso que não acompanhei também a Safa da Morte dos Satânicos. Inseri essa informação porque quando pesquisei sobre a personagem para compor a matéria, esse evento (a Morte dos Satânicos) pareceu-me como que um ponto de inflexão na vida da Emma. Mas acho que saiu em formatinho sim.

      Gostei dessas duas que você menciona Carlos (Dinastia M e Guerra Civil). Achei duas sagas boas.

      Cara... Sua pergunta final foi certeira hein!! Estou comprando sim. Achei esses caminhões fantásticos. Pena é o preço. Por isso não seu até onde comprarei.

      E você? Está fazendo?

      Grande abraço amigo!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Marcelo,

    Sobre os caminhões, não estou colecionando não. Lembrei de você por causa da sua coleção de miniaturas de carros antigos, e as duas coleções têm tudo a ver. São na mesma escala 1:43?Além do preço alto já estou com sérios problemas de espaço. E ainda estou no aguardo dos Batmóveis e as Graphic Novels DC/Eaglemoss. E tem também os capacetes Star Wars que segundo comentários de colecionadores são bem legais. Pretendo pegar só os dois primeiros pelos preços promocionais assim como fiz com a coleção de encadernados de SW.

    Grande abraço, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Carlos...

      As duas coleções tem tudo a ver sim. A escala dos caminhões é 1:43 sim. A mesma dos carros, o que permite uma ótima interação entre as duas coleções durante a exposição.

      O "espaço" percebo hoje que é o grande vilão dos colecionadores. Antigamente era o dinheiro. Hoje o dinheiro é limitador sim, mas com as diversas formas de parcelamento e tudo o mais, até dá para ir fazendo essa ou aquela coleção. Já o espaço é realmente finito. E comprar uma coleção para expô-la, é a mesma coisa que comprar uma roupa para não usa-la.

      Essa dos capacetes do SW eu pulei, estava bastante interessado naquela coleção de placas com as clássicas capas das revistas da Marvel. Mas depois não ouvi falar mais nada.

      Essa dos Batmóveis eu sinceramente não sei o que farei!! rs rs

      Valeu Carlos!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Oi companheiro,

    Sumi um pouco, esse fechamento de trimestre exigiu muito do meu tempo!! Acabei não podendo me dedicar ao meu lazer!!

    Muito boa a matéria! Texto impecável como sempre.

    Essa é uma personagem que me intriga.
    Teve uma participação interessante em Vingadores x Xmen..
    Mas aprendi um pouco mais sobre ela na coleção preta da SALVAT!!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis!!

      E aí amigo!? Imagino a correria sim Denis. Para mim final de semestre é sempre complicado mesmo.

      Valeu pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado da postagem. Realmente a participação da Emma na saga Vingadores x X-Men foi grande. Ela como sempre sendo aquela com algumas cartas na manga além de seu sedutor visual.

      E aí, você virá quando à Sampa? Apareça pra gente tomar um café!

      E a CCXP, que dia vc irá!?

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados