Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Miniatura Marvel Série Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Skurge é um personagem não muito conhecido entre os fãs mais novos, no entanto protagonizou uma das histórias mais interessantes da Era Walt Simonson à frente do Thor. Asgardiano e dono de força e letalidade comparáveis a dos grandes guerreiros de Asgard, Skurge ganhou lugar entre as miniaturas da série especial da Coleção de Miniaturas Marvel. Hoje veremos um pouco das características da peça que o representa, bem como aspectos relevantes de sua mitologia.

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

A peça é muito boa e traz toda robusta estrutura óssea e muscular do personagem. Braços, pernas e cabeça desnuda trazem detalhes anatômicos adequados ao típico guerreiro. A indumentária do personagem me parece ter sido inspirada nos antigos gladiadores romanos, haja vista o detalhe do colete representando um material de metal no tronco, bem como a saia representando couro. Este, aliás é um ponto alto da peça, a modelagem da saia conseguiu reproduzir a leveza das tiras de couro dos antigos uniformes militares romanos.

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

O que dá a entender é que o personagem traja uma bata azul que termina em tiras de couro. Mesmo material de suas botas e luvas. Tudo finalizado com o colete protetor do tronco. O detalhe semelhante à "pregos" nas mangas da camisa lembram os uniformes dos executores tradicionalmente descritos em livros e filmes. A face do personagem está bem modelada, permitindo a identificação real de uma pessoa, o que muitas vezes não aconteceu em outras peças da coleção que traziam personagens de face desnuda. Sobrancelhas grossas, cavanhaque e resquícios de cabelos dão o tom ao mesmo tempo sério, carrancudo e relativamente mais velho ao personagem. Não podemos deixar de falar do imponente e pesado machado que finaliza bem o conceito do personagem. Fiquei satisfeito com sua modelagem na figura.

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Quando Stan Lee criou Thor e toda mitologia Asgardiana nos quadrinhos, ele foi buscar inspiração na mitologia nórdica. Skurge, no entanto é um personagem que, embora faça parte do Universo Asgardiano dos quadrinhos, foi criado diretamente pela Marvel, ou seja, sem se basear em algum personagem pré-existente nas antigas fábulas nórdicas. Criado para ser um vilão, Skurge era um mestiço filho de uma Asgardiana das remotas Terras de Skornheim com um Gigante de Gelo. Herdando os atributos físicos da mãe, Skurge sempre foi desprezado pelos conterrâneos de seu pai, os Gigantes do Gelo, que como o próprio nome diz possuem grande estatura. Do lado materno a vida de Skurge não era menos difícil, uma vez que os asgardianos o viam com desconfiança e até o ridicularizavam por conta de seu lado paterno. Durante a Guerra entre Jotunheim (Lar dos Gigantes de Gelo) e Asgard, Skurge ganhou a fama de "Executor" por dizimar muitos Gigantes e lutar ao lado das legiões asgardianas. Após este conflito, Skurge foi reconhecido pelos seus feitos, sendo então nomeado cidadão de Asgard. Apesar disso sua vida não melhorou muito, uma vez que, passado algum tempo, o insidioso preconceito com sua origem voltou à maltrata-lo.

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Todo esse poder, virilidade e solidão chamaram atenção da ardilosa Amora ou mais conhecida como Encantor, uma das mais sedutoras e maquiavélicas feiticeiras de Asgard. Cooptando Skurge a partir de seu lado mais frágil, ou seja, sua carência afetiva, Encantor usou todo o poderio do guerreiro contra aqueles que odiava, dentre eles Thor. Unindo-se a Loki, Encantor e Skurge forjaram uma aliança que acabou por resultar em um exílio da feiticeira e de Skurge em Midgard (Terra). Nesta época Skurge fez parte de um grupo de vilões capitaneado pelo Barão Zemo, os Mestres do Mal. Encantor sempre usou Skurge e o manteve apaixonado por ela, o único tipo de afeto (ainda que cheio de interesses) que já experimentara. De volta à Asgard após o exílio, Skurge enfrentaria, no entanto aquela que seria sua mais brutal e derradeira batalha!!

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Em sua inconstância fútil, Encantor decidiu que ganharia o coração de Heimdall (o guardião da ponte do Arco-Íris). Neste processo ela evitava constantemente Skurge. Sofrendo muito o fiel guerreiro abre seu coração à feiticeira que simplesmente despreza-o, lançando um feitiço temporário que transforma seus pés em troncos de árvore e deixa-o mudo. Passado os efeitos do feitiço Skurge percebe não have lugar para si nos 09 Mundos, partindo então ao lado de Thor, Balder e os Guerreiros de Valhalla (os Einherjar) para recuperar do Inferno algumas almas levadas injustamente por Hela (a Deusa da Morte). Muitas foram as batalhas no Mundo Inferior, porém no final da incursão Skurge e seus companheiros se vêem perseguidos pelas hostes infernais sem tempo para atravessar a ponte (Gjallerbru) existente na fronteira do território de Hela. Num ato de coragem, e diante da amargura de sua vida Skurge nocauteia Thor e dirigi-se a Balder ordenando-lhe que volte à Asgard com as almas resgatadas, enquanto ele atrasaria as hostes infernais em Gjallerbru, permitindo assim a fuga dos amigos.

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Skurge postou-se na ponte e nenhum monstro sequer conseguiu passar por ele, até que, exausto, cedeu aos golpes dos servos de Hela, entregando-se assim à uma morte digna de um guerreiro Asgardiano. Seu feito seria reconhecido por todos os guerreiros de Asgard, e Thor beberia em honra à Skurge. Apenas Encantor lamentaria amargamente ter desprezado seu antigo lacaio. Ao saber que Skurge realmente se fora, talvez algo dentro de Amora finalmente percebesse que, em meio à sua arrogância sedutora e manipulação, ela realmente amava Skurge. Uma história épica com um epitáfio digno de um grande personagem. Alguém que muito sofreu pela sua origem mestiça e que, de certa forma, simula o que acontece em nosso mundo atualmente.

Miniatura Marvel Especial Nº 05 - Skurge - O Executor

Concebido como vilão, morto como herói, Skurge conseguiu, inclusive, a façanha de permanecer morto. Em dias de ressuscitações corriqueiras nas HQs é de se espantar que ele não tenha sido definitivamente trazido de volta à vida. Um expediente que banaliza as sagas atuais e pouco contribui para um universo coeso e crível.

Bom amigos... Esta é a épica história de Skurge e sua robusta miniatura na Coleção. Um grande abraço à todos!!

6 comentários:

  1. Olá Marcelo,

    Feliz ano novo para você e longa vida ao blog.

    Eu as vezes me pergunto qual a estratégia da Eagleamoss em colocar estas miniaturas pouco conhecidas do público (não conhecia este personagem) ainda mais como Especias. Esta miniatura eu pulei exatamente por isso, acredito que o Coisa merecia muito mais uma mini especial que este personagem, ou até mesmo que o Destroyer, mas vai entender. Uma miniatura que eu queria que saísse numa especial é o Dentinho dos Inumanos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington!!

      Valeu mesmo pela presença, votos e felicitações. Desejo um excelente 2016 para vc também.

      Olha... Sobre esse assuntos da escolha das peças para compor a coleção o que sei é que na época em que a coleção era lançada havia um Blog oficial lá fora no qual os fãs voltavam sobre esse ou aquele personagem. O que recebesse mais votos ganhava e era produzido. Não sei exatamente se esse "modus operandi" era também feito em relação às Especiais. Mas é bem possível.

      O "Dentinho" dos Inumanos daria uma excelente Especial mesmo. Há muitos personagens que apenas numa rápida conversa poderíamos elencar, por exemplo: Destruidor (a arma de destruição em massa de Asgard); Volstag; pelo menos um Celestial (!!)...

      Enfim, muitos mesmo. Foi uma pena a coleção ter acabado apenas com esses Especiais.

      Valeu mesmo Wellington!!

      Grande abraço pra vc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Poxa não sabia desta votação, mas estou decepcionado com estes estrangeiros, como ninguem pediu a Mary Jane ou a Gwen, visto que tem alguns da serie regular que nem mereciam constar desta galeria.

      Abs

      Excluir
    3. Verdade Wellington...

      Quando conheci essa coleção em 2012, ela já estava em fase de encerramento. Eram os rumores na época. Logo em seguida fiquei sabendo desta votação pelo amigo Leo do Blog Submundo-HQ. Pelo que me lembro ele acompanhava tais votações e acho que até chegou a participar de algumas. Coloquei abaixo para você o link para esse Blog (acho que era esse em que eram feitas as votações).

      Ele está sem atualização desde 2013, época em que se encerrou a coleção. Dê uma conferida, apenas por curiosidade.

      http://marvel-figurines.blogspot.com.br/

      Abcs!!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo, é a primeira vez que posto aqui (tomei conhecimento do site através de um link do Submundo HQ). Uma pergunta: a pele dele foi pintada nesse amarelão mesmo? Ou é o flash da câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!

      Tudo bem? Muito obrigado pela presença! Apareça sempre...

      Olha... Confesso que o flash da câmera contribuiu um pouco para essa cor da pele do Executor, mas "ao vivo" percebe-se um tom mais claro e até um amarelado sim na pele do Asgardiano. Não chega a ser amarelo, mas é clarinho sim.

      Grande Abraço pra você!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados