Translate

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Miniatura Marvel Série Especial Nº 11 - Hulk Cinza

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

O Hulk teve uma 2ª peça lançada dentro do Segmento Especial da Coleção Eaglemoss. Diferentemente de outras peças que não teriam sentido em sair duplicadas (caso do Anjo por exemplo), o Hulk Cinza até possui este direito, embora em minha opinião teria que ter saído evocando o aspecto característico do Hulk Cinza dos quadrinhos, que é bem diferente de sua versão bestial verde. Para novos leitores vale a pena explicar que esta versão cinza é a mesma do Hulk Verde, mas que se apresenta com uma coloração cinza por conta de uma história de bastidores muito interessante dentro da Marvel à época de sua criação em Maio de 1962 na Revista The Incredible Hulk 01.

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

O Hulk foi criado como todos sabem por Stan Lee e Jack Kirby e ocupa um lugar de honra na galeria Marvel, já que foi o 2º personagem a ser concebido após o Quarteto Fantástico (grupo que inaugurou a Era Marvel nos 60). Lee pensou em um monstro que evocasse medo nas pessoas, mas ao mesmo tempo compreensão e compaixão. A cor escolhida pelos criadores foi o cinza, uma cor que sem explicação nenhuma não ficava adequada na revista impressa. Stan Lee comentaria o seguinte a respeito disto: "A pele dele era cinza claro em alguns pontos e quase preto em outros. Havia alguns painéis em que ela parecia vermelha e, por algum motivo que ninguém foi capaz de explicar, num close já próximo do final da história, ele ficou verde esmeralda. Como você já deve ter suposto, ficou dolorosamente claro para mim que cinza não fora a melhor das escolhas de cor que eu já tinha feito".

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

O Hulk abandonaria a cor cinza já no Nº 02 de sua revista mensal de Julho de 1962. Este Hulk de cor cinza poderia ter ficado no limbo editorial se não fosse pela ideia do escritor Al Migrom na segunda metade dos anos 80. Na história, após uma tentativa mal sucedida de se eliminar o Hulk (Verde), a criatura torna-se cinza. A cor traz consigo outras estranhezas, por exemplo o fato do Gigante tornar-se inteligente, "sacana" e com uma obsessão de eliminar por completo os resquícios interiores de Banner. Este Hulk Cinza voltaria a aparecer alguns anos depois na Era do escritor Peter David sob a alcunha de Joe Tira-Teima. Esta fase seria caracterizada por um Hulk que vivia escondido em Las Vegas como guarda-costas.

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

Mas como explicar de forma coerente estas mudanças de coloração? A explicação veio de forma elegante por meio de uma trama com tons psicológicos do roteirista Paul Jenkins. A verdade é que Robert Bruce Banner havia sido vítima de abuso infantil e isto explicaria, por exemplo sua grande dificuldade de se socializar desde o começo de sua existência e apresentada nos quadrinhos desde o início. Outros danos deste abuso seria a internalização de uma raiva imensa por parte de Bruce, além é claro de uma dificuldade de cometer pequenos e inofensivos delitos, o que expressava a grande repressão existente dentro de Banner. Isto então explicaria a existência de Hulks distintos com aspectos predominantes em cada um deles. Por exemplo, um Hulk Verde, incomensuravelmente forte e bestial e um Hulk Cinza mais contido e cheio de artimanhas.

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

Stan Lee nunca escondeu que foi grandemente influenciado pela obra O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde ) publicada em 1886 dRobert Louis Stevenson. Na história o bom Dr. Jekyll cria uma fórmula que conseguiria acessar o âmago do ser humano, tornando-o bom e livre de sua consciência pecaminosa. O efeito é desastroso e, ao cair da noite, Jekyll transforma-se em um homem hediondo, horripilante em sua aparência, que condensa todas as piores facetas da alma humana. O livro é um clássico e serve de alegoria para o fato de que nossa alma está fadada a se digladiar dia e noite em um palco onde luz e trevas, virtudes e tendências malignas estão presentes sempre em conflito. Aliás, deve ter sido deste livro que Lee também extraiu a ideia de que a transformação de Banner no Hulk aconteceria sempre à noite, algo que foi posteriormente alterado para uma transformação deflagrada pela raiva e estresse. Recomendo muito que assistam às duas adaptações cinematográficas de O Médico e o Monstro, ambas fenomenais, embora eu prefira a primeira de 1931 com Frederic March no papel de Dr. Jekyll. A segunda data de 1941 com o grande Spencer Tracy no papel principal.

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

Outra inspiração de Stan Lee para criação do Hulk dispensa apresentações, Frankenstein de Mary Shelley. Publicado em 1818 o livro trouxe pavor às pessoas da época, sobretudo pelo fato de que não se conhecia ainda muito bem o efeito da corrente elétrica sobre o corpo humano. A possibilidade de que a eletricidade poderia realmente reviver algum cadáver não era totalmente descartada no início do século 19. Vale à penas ressaltar aqui uma "lenda literária" envolvendo o nome de Mary Shelley. Reza a lenda que escritores daquela época, em busca de boas histórias de terror, alimentavam-se copiosamente à noite e iam dormir logo em seguida para terem pesadelos e assim trazê-los à luz do dia em forma de histórias. Teria sido em condições assim que Mary Shelley concebeu Frankenstein

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

De Frankenstein acredito que Lee extraiu a solidão da criatura que vive incompreendida em busca de paz, sozinha sem poder contar com quase ninguém, a não ser improváveis amigos, como foi o caso de Rick Jones (rapaz responsável por Banner ter recebido a massiva carga de radiação gama). Em minha opinião, embora Hulk tenha sido bem trabalhado no passado, nunca ninguém conseguiu construir uma história que explorasse este lado dramático e aterrorizador da criatura em sua solidão, como já foi feito por exemplo com Frankenstein e o próprio Dr. Jekyll na literatura. Seria uma história em que a "pancadaria" estaria minimizada para se tentar maximizar o drama do monstro, tal qual aconteceu, por exemplo em outro clássico da literatura muito parecido com o narrativa trágica de Hulk, O Corcunda de Notre Dame de Vitor Hugo.

Miniatura Marvel Especial Nº 11 - Hulk Cinza

Bom amigos esta é mais uma matéria em que abordamos o conceito por trás do personagem. Um grande abraço à todos!

11 comentários:

  1. Bom dia, Marcelo

    Meus parabéns por mais uma grande matéria a respeito de um grande personagem. Ao meu ver, realmente não teria como o personagem dar errado, visto as fontes de inspiração que a lenda Stan Lee usou para cria-lo. Somente essa cor cinza deixa ele com cara de estatua de concreto, por isso prefiro o verde mesmo kkkkkk....

    Mudando de assunto, eu praticamente já consegui fechar a coleção da Dc Eaglemoss (tanto as regulares como as Especiais) e agora vou adentrar em algumas peças da Marvel (formar pelo menos os Vingadores e também algumas Especiais que não podem faltar na prateleira). Somente para esclarecimento, você sabe se alguma Especial da Marvel é feita de resina?

    Tenha um bom fim de semana e estamos ansiosos pela próxima matéria!

    Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio!!

      Blz!?

      Que bom que gostou da matéria rs rs... É realmente um personagem cheio de facetas!

      Sobre a coleção, que legal! A da Marvel pelo que entendi você pegará apenas algumas não é?!

      Então... Sobre a resina e especiais da Marvel eu posso te dizer que o Blob é de resina. Caso fosse de metal ele realmente seria muito pesado e se olharmos seu peso não está entre as mais pesadas. Tirando o Blob as demais são de metal.

      Pelo menos as minhas são. Mas acredito que isso foi assim mesmo aqui e lá fora. À exceção do Blob.

      Valeu amigo!

      Marcelo

      Excluir
    2. Boa tarde!

      As miniaturas do Mojo e do ModoK também são de resina, mas parece ser um material bem melhor que o utilizado para as miniaturas da DC. O Especial do Xavier é meio a meio, Xavier metal e a cadeira resina, o Sauron também tem o corpo de metal e as asas de resina. Estou falando dos lançados no Brasil.

      Excluir
    3. Obrigado, vou fazer uma seleção dessas para ver se compensa, pois pra falar a verdade, após comprar todas as Especiais da DC, o desgosto pela resina permanece...rsrsrsrsr

      Sérgio
      E novamente a Eaglemoss fez reajuste no valor das miniaturas...e o atendimento continua a mesma porcaria de sempre...

      Excluir
    4. destas que falei te garanto que Mojo e Modok são excelentes, você não se arrependerá. as duas outras já não garanto, outra coisa a resina da DC é muito inferior a estas da Marvel, se você tiver o Cara de Barro e o Grood de Resina da DC sabe o que estou dizendo, pois elas são infinitamente melhores que Monstro do Pântano, Solomon, Giganta e as demais, nem vou citar o Bane.

      Excluir
    5. Valeu amigo

      Tenho todas essas especiais da DC que você citou em resina, e o Bane pelo amor de Deus, faltou pouco pra ir pro lixo quando chegou...

      Sérgio

      Excluir
    6. O Wellington tem razão sobre algumas miniaturas virem com partes em resina e outras em metal.

      Outro exemplo disto é a Hella e o Wicanno. Pelo que soube a manutenção da fabricação de todo o corpo e adereços das peças em metal encarecia a peça e aumentava seu peso. Daí a decisão em fabrica-las de forma híbridas (partes em metal e outras em resina).

      Concordo também que as Especiais da Marvel são supriores às da DC no que se refere à resina. Destaco, no entanto o Monstro do Pântano da DC que, apesar de resina, me surpreendeu positivamente.

      Valeu amigos!!

      Marcelo

      Excluir
  2. Se fosse o Hulk Vermelho, poderia somente mudar a cor, ele é idêntico ao verde em determinada fase. Agora o cinza, realmente, fisicamente são diferentes, mesmo assim, será minha futura aquisição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Digaun!

      Tudo bem? Espero que sim!

      Realmente você lembrou muito bem. O Hulk Vermelho (General Ross) e o Verde (Banner) são mesmo idênticos. Portanto, esta peça do Hulk, caso fosse pintada de vermelho não teria problema.

      Mas o cinza guarda diferenças nos traços e feições. Por isso que em minha opinião eles bem que podiam ter construído outra peça cinza do Hulk. Mas acho que optaram por simplesmente mudar a cor. De qualquer forma eu peguei o cinza. Achei uma peça por demais emblemática para ficar de fora.

      Valeu!!

      Marcelo

      Excluir
  3. Parabéns Marcelo.

    Matéria muito interessante, eu adquiri a peça só porque ela foi lançada em um período que tinham poucos lançamentos por aqui, senão não teria pegado, pois eu preferia com outra pose também, assim como os outros que só tiveram sua cor alterada, Arcanjo, Fenix, Capitão Marvel e Mercúrio, este vendido a preço de ouro na internet não sei porque.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington...

      Tudo bem? Desculpe a demora em responder. As coisas ficaram mais corridas depois que o Bento nasceu... rs rs rs

      Embora o Hulk Cinza tenha sua importância dentro da mitologia Marvel eu concordo plenamente com você. Lança-lo exatamente igual ao verde pode ser considerado até uma afronta, pois apesar de ser o mesmo personagem, há grandes diferenças até na forma que os dois foram desenhados. Esta peça teria que ter saído com outra roupa, até porque a selvageria expressa pelas roupas esfarrapadas nesta peça, nada tem a ver com o Hulk Cinza, e sim com o verde.

      Valeu amigo!!

      Abcs!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados