Translate

sexta-feira, 29 de março de 2013

Miniatura Marvel 18 - Tocha Humana

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana

O Tocha Humana é o 18º personagem lançado pela Coleção de Miniaturas Marvel. Sem dúvida uma miniatura que surpreendeu positivamente a mim e à muitos. Com seu visual clássico o Tocha aparece com pequenas chamas pelo corpo e com as famosas linhas finas e escuras dispostas verticalmente dos pés à cabeça. Uma peça que lembra o desenho poderoso e inigualável do Rei Jack Kirby. Abaixo você confere outras fotos da peça bem como algumas informações sobre o garoto que, da noite para o dia, ganhou um grande poder, o de entrar em combustão, lançar poderosas chamas e voar.

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana
 
O Tocha Humana é na verdade o jovem Johnny Storm. Johnny é irmão caçula de Susan Storm (a Mulher-Invisível), e é membro fundador, ao lado do Sr. Fantástico, Mulher-Invisível (esposa do Sr. Fantástico) e Coisa, do Quarteto Fantástico. Uma das famílias de heróis mais queridas e conhecidas do Universo Marvel, o Quarteto Fantástico tem uma bela carreira nas revistas em quadrinhos e foi um dos grandes responsáveis pelo ressurgimento e popularização dos heróis no que conhecemos como Era de Prata dos Quadrinhos nos anos 60. Johnny Storm podemos dizer que é a parte menos formal do Quarteto. É o jovem que quer, além de salvar vidas e lutar pelo bem das pessoas, se divertir nesse processo.

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana

A origem do Tocha Humana é a mesma dos demais integrantes do Quarteto e o personagem teve sua 1ª aparição na revista "Fantastic Four Nº 1" de 1961. Em uma viagem espacial em órbita da Terra o jovem foi bombardeado por raios cósmicos sofrendo, na volta para casa, uma transformação que lhe garantiu os incríveis poderes acima comentados. O crescimento pessoal de Johnny e seu desenvolvimento emocional e moral fizeram parte de muitas de suas histórias, a maioria ao lado do Quarteto. Grandes personagens do Universo Marvel tiveram importante papel na vida do Tocha Humana lutando ao seu lado ou contra ele. Dentre eles alguns heróis e vilões como O Surfista Prateado e o Dr. Destino, respectivamente.

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana

Outro personagem muito marcante das HQs e que possui uma profunda amizade com Johnny Storm é ninguém menos que o Homem-Aranha. Embora o Tocha não conheça a identidade do "Cabeça de Teia" (Peter Parker) há entre os dois uma rivalidade saudável e que em minha opinião poderia ser mais explorada nas histórias. Infelizmente a linha editorial das histórias do Aranha atualmente tem conduzido nosso querido amigão da vizinhança ao verdadeiro lamaçal de roteiros ruins, bizarros e de mal gosto. Exemplo disso são os atuais acontecimentos na vida do Homem-Aranha publicados nos EUA onde Peter Parker morre, e ninguém menos que o Dr. Octopus passa a habitar o corpo do Aranha!! Mas nem compensa falar dessas tristezas...

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana

Voltando ao Tocha Humana o que muitas pessoas não sabem é que Johnny Storm foi o 2º a usar o nome "Tocha Humana". Na verdade existiu um herói da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos (1938 à 1956) a ter esse nome. O Tocha Humana original, como viria a ser conhecido, apareceu pela 1ª vez em outubro de 1939 na revista "Marvel Comics Nº 1" e na verdade era um andróide concebido por um cientista que tinha em mente e ideia de construir homens sintéticos mais aprimorados. O Tocha original se tornou um grande herói e lutou ao lado do Capitão América, Namor e outros heróis contra o nazismo nos campos da Europa. Esse grupo de heróis, conhecido como "Os Invasores", foi o equivalente na Marvel ao que a DC já vinha desenvolvendo nessa mesma época com a chamada "Sociedade da Justiça".

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana

Uma das grandes contribuições do Quarteto Fantástico para o ressurgimento dos quadrinhos no final dos anos 50 foi a possibilidade de se criar histórias de Super-Heróis tendo como pano de fundo dramas, tensões e alegrias comuns à toda família. Dentro desse fértil panorama o Tocha Humana sempre encarnou o personagem amigo e benevolente, porém inconsequente e muitas vezes irresponsável. Ler as primeiras histórias do Quarteto é um grande prazer não apenas pelo entretenimento ali presente, mas porque é muito interessante observar as diferenças históricas presentes no comportamento dos jovens dos anos 60 (que Johnny representava) e o que vemos hoje na sociedade.

Miniatura Marvel Nº 18 - Tocha Humana

Como podem ver nas fotos a miniatura é muito bem feita e a solução encontrada para as chamas no corpo do personagem ficou muito boa. Bom... aproveito o espaço para divulgar o trabalho de um amigo chamado Jonas Sanches Colatrelli que iniciou o trabalho de confecção de estantes para guardar as miniaturas desta grande coleção. Quem quiser conhecer seu trabalho dê uma olhada nas fotos (abaixo) de uma estante que ele confeccionou. O trabalho ficou muito bom.

 
 Um grande abraço à todos!

20 comentários:

  1. Olá, Marcelo! Bela estátua! No entanto, a quem não sabe quem se trata, pode pensar que ela caiu numa panela de miojo. rsrs...

    Brincadeiras à parte, é incrível o zelo que estão tendo com os detalhes marcantes dos personagens. Muito bom mesmo ver algo tão caprichado, pois nota-se que há intenção de valorizar ao máximo a figurada representando tal herói, e tem sido assim em praticamente todas as miniaturas. Está de parabéns a empresa que encabeça esse produtos!

    Eu tenho aqui uma revista atual com histórias do Homem-Aranha interagindo com o Quarteto Fantástico e me lembrei dela quando li o que você mencionou a respeito. Estou esperando acabar a série "A ILHA DAS ARANHAS" para ver se o que vem depois será bom pra mim. Resolvi não comprar a série porque minha grana está curta e meu tempo ainda mais, então precisei me focar em publicações que realmente me transmitam algo, que tenham muito a ver com o meu gosto. Em compensação, ainda sigo "A SOMBRA DO BATMAN" que já entrou no arco da "NOITE DAS CORUJAS" direto, sem exatamente mostrar um fim propriamente escrito no arco anterior de Batman e seu filho. Safadinhos esses editores...rsrs...

    Sobre o que escreveu dos personagens e seus dramas, do pouco que conheço desse universo, percebi mesmo que a MARVEL explorava essa característica muito bem. Hoje em dia, não sei como está a situação com os demais personagens, mas vejo, por exemplo, que a DC está sabendo colocar um pouco mais disso com Batman e Superman - dois medalhões da empresa. Fico pensando e desejando que a Marvel acerte novamente os rumos do Homem-Aranha, Quarteto Fantástico (que, na minha opinião, virou uma família Dó-ré-Mi) e alguns outros.

    Abraços, Marcelo! Tenha um bom dia, com muita alegria! Parabéns pela aquisição! É bem interessante!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca Fabiano! Sabe que a Lícia falou a mesma coisa quando eu mostrei (todo orgulhoso) a miniatura pra ela. Ela disse: "O que são essas minhocas subindo no corpo dele?". Vc imagina minha cara na hora, não é?! : /

      Mas sabe... para quem não sabe do que se trata pode dar essa impressão mesmo! rs rs

      Pois é... São esses detalhes para os quais você chama atenção que me fazem ficar tão cuidadoso com a coleção. Ou seja, não são brinquedos, são obras de arte mesmo. Já peguei duas miniaturas do mesmo personagem na mão e pude ver que há diferenças entre elas, mostrando que há individualidade na confecção de cada peça.

      Legal que você tem lido as HQs de alguns super-heróis. Concordo plenamente com vc quanto a questão da priorização. O Aranha eu não tenho acompanhado, as HQs antigas eram muito boas mesmo, por isso ao compararmos com as atuais dá uma certa tristeza, embora eu ache que deva existir sim alguns momentos bons atualmente também. A grande paulada foi mesmo esse arco de histórias que está rolando lá nos EUA no qual o Peter Parker morre (ou sei lá o que acontece com ele direito) e o Dr. Octopus passa a habitar o corpo dele. Revoltei-me com essa história porque à princípio os editores deram a entender que seria algo definitivo! Imagina... O Peter Parker luta a vida inteira para proteger sua família (Tia May e sua ex-esposa Mary Jane) das garras de vilões e no final de tudo um desses vilões fica com tudo aquilo que o Aranha mais prezou! E ainda por cima com a possibilidade do famigerado Dr. se deitar com a ex-esposa do cara!! Realmente revoltante. No entanto, as novas histórias já estão dando indícios que o Peter deve voltar. As HQs do Batman realmente estão boas... Vc tem razão!

      Todos estamos esperando também que a Marvel volte a tratar seus personagens do ponto de vista artístico e não simplesmente financeiro como às vezes parece-nos. O Quarteto Fantástico é mesmo um conjunto de heróis com extremo potencial.

      Valeu Fabiano!! Grande abraço pra vc e bom feriado e Páscoa.

      P.S.: Ví os chocolates que vc fez, parabéns!!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. Essa HQ do Peter e Dr. Octopus é, no mínimo, bem desagradável. Nada a ver com nada. O cara que elaborou aquilo devia ir procurar uma analista. Umagine você, no corpo de um outro cara e tendo que conviver ocm lembranças de um encontro sexual com alguém que é sua tia o sua mãe? Aff... Imagine o outro cara, no teu corpo, sabendo como ele é, como ele funciona, na maior intimidade. Sinceramente, Marcelo, eu me senti ultrajado com essa história. Espero que isos nem chegue a ser publicado por aqui. Se for, que avisem bem para que eu não corra o risco de ocmprar justo essa revista por acidente.

    Comecei a ler revistas de super-heróis bem recentemente e foi o Homem-Aranha que despertou meu interesse. Foi com a revista 120, onde há uma parte final da batalha do aracnídeo com toda a família Kraven. Tenho poucos exemplares, mas os que tenho aqui eu tenmho gostado. Claro que, tenho alguns mais antigos e comparando com eles, vejo que as HQs já foram bem melhores. Mas hoje em dia ainda se salva alguma coisa. Porém, pelo modo como as coisas estão se conduzindo, acredito que mais lixo virá. Uma pena!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Incrivelmente desagradável mesmo. Eu e todos os fãs acharam. Acredito que essa história chegue por aqui dentro de uns 10 meses (tempo em que a cronologia nacional se distancia daquela vigente nos EUA). Pode deixar que vc ficará sabendo amigo, porque os fóruns de HQs, facebook e blogs vão bombar falando disso! rs rs

      Mas não desista de ler HQs de Super-Heróis não Fabiano... Sempre tem coisa boa sim no meio daquelas histórias de qualidade duvidosa. Quando puder vai passando o que vc está lendo pra gente ir trocando "figurinhas". Eu por exemplo não acompanho as HQs do Aranha atualmente, mas só de vc falar que está gostando me deu vontade de dar uma espiada. É assim que a gente vai dividindo nossas alegrias e influenciando os amigos. Qualquer hora dessas eu vou comprar um gibi do cabeça de teia.

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Ah, os chocolates.... todo ano eu faço, tenho clientes fiéis. Este ano, u mdeles quis brinquedo, então, o cliente tem sempre razão, né?

    rsrs...

    Até mais!


    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe faz muito artesanato. Ela tem talento (embora ela mesma não acredite muito). Ela faz cada coisa!! Quando tiver um tempo dê uma visitada no blog dela pra vc ver alguma coisa. Seria um grande prazer ter sua visita lá um dia também!! COm toda certeza!

      O nome dela é Maria Imaculada e o blog acabou se chamando "Imac by Artes"...

      Segue o endereço:

      http://imacbyartes.blogspot.com.br/

      Abção!!

      Marcelo.

      Excluir
  4. Sobre o miojo (ou minhocas)... Bem... Não gostei dessa miniatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton...

      Então... Acho que tiveram mesmo pessoas que não gostaram. Alguns comentários que acompanhei no facebook mostravam que as pessoas estavam gostando, mas isso torna as coisas interessantes... Ou seja, às vezes a mesma peça, livro ou música geram sensações diferentes nas pessoas. Tudo tem muito a ver com o sentido interno de cada um, não é mesmo?

      Sou suspeito para falar porque tenho na verdade gostado de todas! rs rs

      Valeu Kleiton!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Essa foi uma das miniaturas q eu pulei na coleção...

    mas gostei mto desta matéria sobre o personagem (e da qualidade artística das fotos: quem me dera eu tivesse esse talento pra fotografia, rs)!!

    A Marvel criou uma confusão tão grande em torno do Tocha original dos anos 40... q nem sei se essa revista q vem junto conseguiu explicar tudo. Durante um tempo, disseram até q ele era o "Visão" (q havia sido reprogramado mas com mas memórias de outra pessoa: o "Magnum")!!!

    a confusão aumentou qdo o corpo do verdadeiro tocha apareceu (e REVIVEU).... sei lá em q pé ficou essa zona toda agora, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo...

      Valeu pelo comentário!

      Putz... Estou meio atrasado no tempo então! A última informação que eu tinha era a de que o Tocha Original fora reanimado e se tornara o Visão! O que eu achava aliás uma coisa bem legal. Não sabia que o Visão existia com as memórias do Magnum. Mais estranho ainda foi saber que o corpo do Tocha original foi revivido, invalidando a premissa inicial de que o Visão era o Tocha original.

      Bom... Fiz o que você sugeriu e fui ler a revista que vem junto com a miniatura e eles comentam algumas coisas sobre o Tocha original mas não falam nada além de que ele lutou ao lado dos Invasores e que foi criado pelo cientista Phineas T. Horton.

      Que salada mesmo hein!? Eu não sei se há nessa coleção uma miniatura do Tocha Original mas bem que podia haver. Não apenas pela raridade de se ter a representação de um herói da Era de Ouro do Quadrinhos, mas também porque a revista que viria junto poderia explicar isso tudo.

      Nessas horas que eu sinto falta de um Site no qual pudessemos consultar a mitologia oficial do personagem em suas várias fases.

      Gde. Abc. Leo... Valeu!!

      Marcelo.

      P.S.: Outra coisa que eu gostaria de saber aliás é "Onde foi parar o Visão?!". Creio que eu perdi essa fase dos Vingadores.

      Excluir
  6. "aliás é "Onde foi parar o Visão?!"


    a última vez q o vi ele... MORREU (rasgado ao meio pela Mulher-Hulk durante a saga "A Queda" - q eu tenho encadernada)!!!

    não existe miniatura do tocha original... mas sua origem pode ter sido explicada tanto na revista q vem junto com o "Visão" qto na do "Magnum"!!!

    esse lance do original ter revivido... é coisa antiga até (anos 90) e saiu num formatinho do "Cap. América": onde dizia inclusive q o tocha original foi quem matou o Hitler durante a 2º guerra (incinerando ele)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação sobre o Visão Leo. Taí um personagem que eu sempre gostei e sinto falta nos Vingadores. Há um Visão jovem que atua junto àquele grupo de heróis adolescentes (Jovens Vingadores) que (na minha opinião) foi criado como um grupo experimental para (se fizesse sucesso) substituir um dia os Vingadores. Mas não é a mesma coisa. Aliás, esse grupo de heróis não tem o mesmo carisma que os Vingadores, na minha opinião.

      Olha... Você tem razão, pode ser que nas miniaturas do Magnum e do Visão venha alguma explicação sobre o Tocha Original sim. Vamos esperar.

      Abção. Leo.

      Marcelo.

      Excluir
  7. Olá, amigo. Sabe dizer se esse seu colega que fez essa prateleira faria algumas para venda? Como entro em contato e quanto ele cobraria? Obrigado e parabéns pelo blog que é de utilidade pública!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Blz?

      Então... Sou amigo do Jonas pelo Facebook e ele entrou em contato comigo por lá, pedindo-me para divulgar o trabalho dele aqui. Sendo assim, creio que ele pretende sim fazer para venda. Mandei uma msg nesse fim de semana pedindo o e-mail dele porque vc e outro colega perguntaram-me as mesmas coisas. Estou esperando ele me responder. Creio que por conta do feriado ele deve estar viajando e por isso não me respondeu ainda.

      Fiz uma postagem em Janeiro de 2013 aqui no blog na qual eu mostro o trabalho de outro colega do Facebook chamado Fábio Barcellos que também faz estantes desse tipo para venda. Dê uma conferida nas fotos da estante dele clicando no link abaixo:

      http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2013/01/miniaturas-marvel-dicas-parte-ii-e.html

      Veja se vc gosta porque posso entrar em contato com ele conseguir o e-mail dele pra vc.

      Assim que o Jonas me retornar em posto o e-mail dele pra vc!

      Abcs!!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Oi Marcos... O Jonas respondeu e me passou o e-mail dele para caso alguém queira entrar em contato e efetuar alguma compra de uma estante. Segue abaixo:

      jonas.colatrelli@hotmail.com

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  8. Boa tarde, Marcelo. Estava pensando em fazer esta assinatura porém o site da mesma oferece pouquíssimas informações. Acabei assinando o plano mensal, assinei agora. Será que você sabe me dizer a partir de qual edição eu recebo?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! Beleza!!??

      Olha... Acredito que seja a partir da 1º (Homem-Aranha), mas pelo que entendi desse processo todo ocorre que algumas miniaturas não estão em estoque, já que algumas sairam mais que outras (exemplo do Thor e HdF). Sendo assim pode ser que vc receba algumas e outras demorem mais, de maneira que a sequencia de recebimento talvez não obedeça exatamente a sequencia de lançamentos. Isso é um palpite meu baseado em alguns comentários que acompanhei por aí em que as pessoas que assinaram bem depois do início da coleção diziam que não receberam algumas ainda. Porém, pelo que entendí de gente que conhece esse assunto de colecionismo (caso do amigo Eder Pegoraro do Site Sala de Justiça-br (http://www.saladejustica-br.com/)) não é para ficar preocupado pois o estoque se esgotar é algo comum, para ser depois reposto. Nessa coleção em especifico em que as peças são importadas, pode ser que essa reposição demore um pouco mais. Daí os atrasos.

      Estou bem confiante na Eaglemoss assumir no lugar da Panini o lançamento e distribuição da coleção aqui no Brasil a partir deste semestre. Acredito incusive que isso acontecendo vc deverá receber as peças mais rápido.

      Gde. Abc.! Espero ter ajudado. Mantenha contato porque qualquer novidade a gente compartilha por aqui.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Blz, cara. Muito obrigado pela resposta e pelas informações do blog.
      Grande abraço

      Excluir
  9. Olá a todos. Alguém pode me indicar onde encontro uma estante maneira para acomodar minha coleção da Marvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex! Blz!?!

      Cara... Olha, como moro em São Paulo (Capital) eu fiz uma busca aqui sobre algumas opções. Visitei a "Tok Stok" e algumas lojas da Rua Teodoro Sampaio em Pinheiros onde há uma grande concentração de loja de móveis, todas na mesma rua e próximas umas das outras. Comprei a minha estante (cristaleira) em uma loja nessa rua. Fiz até duas postagens aqui no Blog por ocasião dessa compra. Você pode conferi-las nos links abaixo:

      - http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2013/09/miniaturas-na-estante.html

      - http://marcelo-antologias.blogspot.com.br/2013/09/iluminacao-da-cristaleira-dicas.html

      Espero que ajude!!

      Grande abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados