Translate

domingo, 31 de maio de 2015

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

Dick Grayson foi o primeiro Robin, tornou-se líder de importantes equipes do Universo DC e passou por um processo de amadurecimento que é referência no mundos das HQs. Sua trajetória inspirou e inspira muitos aspirantes à super-heróis e é símbolo de que é possível se enveredar pelos porões de Gotham mantendo acesa a chama da esperança, da luz e do altruísmo, ainda que seu passado tenha sido tão traumático quanto o de Bruce Wayne. Hoje visitaremos um pouco da vida de Dick Grayson e conheceremos seu lugar dentro da Coleção de Miniaturas de Metal da DC.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

A miniatura traz Asa Noturna em uma posição sem grande apelo acrobático, situação em que comumente o herói é retratado. No entanto, dá destaque à arma que adotou: o bastão. O uniforme do personagem é o mais moderno e não aquele (um pouco mais espalhafatoso) do início de sua carreira como herói independente do Batman. Particularmente gostei da peça. A anatomia está bem delimitada e mostra os principais músculos bem definidos. O cabelo e o penteado também estão bem modelados, conferindo à peça o ar característico de bom moço de Dick. Uma pequena falha pode, infelizmente, ser observada na região embaixo do cabelo sobre a testa. O artista/pintor não teve o cuidado de estender a cor "negra" do cabelo para essa região, deixando-a em alguns pontos com a mesma cor da pele. Falta de cuidado nítida. Destaco, no entanto a pintura da máscara sobre o rosto que, em minha opinião, ficou bem delimitada.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

Richard (Dick) Grayson nasceu em uma família de acrobatas em um famoso circo, o Circo Haley. Durante uma de suas passagens por Gotham City o dono do circo se negou a pagar propina à um importante chefão do crime da cidade, Tony Zuco. Em retaliação, Zuco sabotou o número de trapézio em que a família Grayson se apresentava, o que levou à morte dos pais de Dick. Bruce Wayne, que estava na plateia, se identificou com a dor do pequeno Dick e, após um tempo, adotou o menino. O resto da história todos conhecemos: Dick torna-se o ajudante do Homem-Morcego como o 1º Robin (nome escolhido por Grayson em homenagem à mãe, que costumava chama-lo de "pequeno Robin"). Uma série de eventos, no entanto afastaria os dois parceiros.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

O primeiro deles ocorreu ainda na adolescência de Dick, quando um juiz morre pelas mãos do vilão Duas Caras em função de uma decisão errada de Robin. Esse foi o primeiro evento que levou Batman a afastar Robin das ruas, temendo pela segurança do garoto. Esse primeiro trauma levou Dick a se achegar a um Grupo ainda iniciante de heróis adolescentes: A Turma Titã. Tais acontecimentos foram seguidos por mais um evento que aterrorizou Batman, Robin seria baleado no ombro pelo Coringa, o que conduziria à um afastamento maior da parceria entre os dois heróis. Foi nessa época em que Dick concentra sua participação como Robin, líder dos Novos Titãs. Magoado com Batman, Dick procura outro grande referencial em sua vida para se aconselhar: Superman.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

Em conversa com Kal-El, Dick conhece a história de um famoso homem na história de Krypton. Alguém que fora banido pela própria família (tal qual Batman fizera com Dick), permanecendo, no entanto no caminho do bem. Seu nome era "Asa Noturna". Inspirado por essa história, Dick emancipa-se de vez, mudando de uniforme a passando a se chamar Asa Noturna. Como líder dos Novos Titãs, Asa Noturna aprofundaria seu relacionamento com Estelar, outra integrante da equipe, com a qual quase se casou. Dick voltaria a se magoar com Batman ao ficar sabendo que Bruce estava treinando um novo Robin (o impulsivo Jason Todd) para substitui-lo. Algo que ocorreu mais depressa do que Dick imaginava. É possível entender Dick já que, se o motivo que levou Batman a afasta-lo da parceria foi o medo do amigo se ferir, treinar um novo parceiro não seria a forma mais adequada de provar esse ponto.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

Outro golpe na amizade entre Bruce e Dick ocorreu quando Asa Noturna descobriu que Batman mentira para ele no passado, ao informa-lo de que Tony Zuco havia morrido na prisão de ataque cardíaco. A explicação de Bruce foi que tentara afastar Dick de uma eventual vingança sobre Zuco, mentindo para ele. Tudo se agravou ainda mais entre mestre e pupilo por ocasião do assassinato do 2º Robin (Jason Todd) pelo Coringa, o que tornou Batman mais sombrio e impenetrável às tentativas de Dick de retomar a amizade. Por essa época Dick retira-se então da liderança dos Titãs e conhece o jovem Tim Drake, o garoto que se tornaria o 3º Robin por influência de Dick. Com a derrota do Batman nas mãos de Bane e afastamento de Bruce Wayne de sua carreira como Protetor de Gotham, Jean-Paul Valley (o herói Azrael) é escolhido por Batman para sucede-lo, algo que Dick não compreende, pois se via como o natural sucessor do Cruzado Encapuzado, ou seja, novo golpe na relação dos dois. Mas foram justamente Dick e Tim que, com suas forças combinadas, conseguem deter Jean-Paul afastando-o de seu reinado de terror como novo Batman.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna
 
Talvez esse tenha sido o primeiro passo para a progressiva reaproximação entre Dick e Bruce, uma reaproximação que foi se consolidando com o excelente desempenho de Asa Noturna à frente de outro grupo de heróis, Os Renegados. Assim, Bruce Wayne, a partir de sua fortaleza sombria interior, conseguiu aos poucos confessar à Dick o quanto o admirava e tinha orgulho dele como homem de caráter e herói.

Miniatura DC Nº 17 - Asa Noturna

Talvez os encontros e desencontros entre Bruce e Dick sejam na verdade os costumeiros desentendimentos entre pai e filho que, ao longo de suas vidas, orgulham-se mutuamente, no entanto, acabam sendo vítimas de mal entendidos e falta de comunicação, o que contribui para longos afastamentos. Asa Noturna é, sem dúvida nenhuma, um grande herói da DC, que conseguiu sua posição através de uma longa carreira de feitos heroicos e participações em importantes equipes. É isso aí amigos... Grande abraço à todos.

4 comentários:

  1. Mais uma excelente postagem, Marcelo! Dick Grayson é o meu herói favorito de todos, tanto como Robin (em especial na sua fase dos Novos Titãs) como posteriormente no manto de Asa Noturna em Blüdhaven e além. Para mim, ele é um dos personagens que representam mais claramente a noção de evolução e legado no Universo DC. Além disso, seu bom humor sempre me encanta; gostei muito da fase em que Dick assumiu o manto do Batman e Damian Wayne, de Robin - a dupla dinâmica se inverteu, com um Batman irreverente e um Robin taciturno!
    Minha peça, felizmente, veio muito bem pintada, não tenho nada para reclamar.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís... Que legal ver seu comentário aqui. Desculpe a demora em responder. Machuquei o pé e estou de molho, sem poder ficar muito tempo na net. Daí minhas respostas estão atrasadas. rs rs

      Gosto muito do Dick também. Um personagem que prova que dá para ser "bom moço" sem ser piegas ou chato.

      Concordo plenamente quando comenta sobre ele ser um herói que traz a evolução de um legado consigo. Fico feliz que a DC não tenha conduzido suas histórias para aquela zona já manjada em que o herói é seduzido pela maldade e blá blá blá...

      Ou seja, ele é de bom caráter e pronto!

      Essa fase que você cita eu tenho, porém não li ainda. Agora com seu comentário fiquei mais curioso!

      Valeu Laís!

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Eita Marcelo, desejo melhoras com o pé!

      Essa fase do Dick como Batman saiu num encadernado caprichado publicado pela Panini - Batman e Robin Edição Definitiva (http://www.universohq.com/wp-content/uploads/2014/09/BatmanRobinEdicaoDefinitiva.jpg). Vale a pena!

      Excluir
    3. É verdade Laís...

      É esse aí mesmo que comprei e ainda não li.

      Você é como eu que tem um monte de coisa na fila!?!? rs rs rs

      Obrigado pelos votos de melhoras!! Ontem comecei a sentir uma melhora!!

      : )

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados