Translate

sábado, 9 de agosto de 2014

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

Interpretada nos cinemas inicialmente pela atriz Rebecca Romijn, Mística foi retratada como uma bela e letal assassina. Lacônica e comparsa direta de Magneto nos primeiros filmes dos X-Men (X-Men - O Filme (2000); X-Men - 2 (2003); e X-Men O Confronto Final (2006)), ela se tornaria, com a evolução da franquia, alguém diferente nos últimos filmes (X-Men - Primeira Classe (2011); e X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido)). A mutante ficaria dividida entre a causa de Xavier e Magneto, além de tornar-se mais sensível e complexa, com um maior peso dramático graças aos novos rumos que a Fox lhe deu. Além, é claro, da excelente interpretação da atriz Jennifer Lawrence. Alguém que conseguiu unir duas características aparentemente incapazes de serem colocadas juntas: a letalidade assassina e a sensibilidade humana. A Mística dos quadrinhos, no entanto possui uma longa e indomável história. Nessa matéria veremos sua representação dentro da Coleção de Miniaturas Marvel bem como alguns pontos importantes de sua trajetória.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

A peça representa Mística em um uniforme (ou roupa) utilizada mais recentemente no mundo dos quadrinhos. Em suas primeiras e clássicas aparições a personagem usava um traje que lembrava uma roupa tribal. Algo como uma túnica branca presa na cintura por um cinto feito de pequenas caveiras, além de outro pequeno crânio colocado na parte superior de sua fronte. Um pequeno detalhe que já sinalizava claramente a proposta inicial da personagem: uma curvilínea e exótica mutante com sua pele azul, cabelo ruivo e uma fúria que a aproximava muito mais do lado escuro da vida. Outro ponto da peça é o fato de retratar Mística com uma aparência bem jovem, como alguém na casa dos 20, no máximo 30 anos. Essa é outra diferença entre a peça e a clássica representação da vilã nos quadrinhos, que era desenhada como uma mulher adulta, já na casa dos 40 anos.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

A forma como a miniatura está modelada ressalta a essência da personagem em sua concepção mais atual (muito influenciada pelas versões do cinema): uma jovem letal, sedutora e que se utiliza de seu corpo escultural para conseguir o que quer, em um jogo mortal de sedução, requinte e luxo. Confesso que me surpreendi positivamente ao receber a miniatura, sobretudo pela sua simplicidade de detalhes que, apesar disso, mostra muito bem a índole sedutora da personagem. Uma miniatura que agrada mais pelo conjunto do que pela quantidade de detalhes. Mesmo assim não posso deixar de assinalar a boa pintura principalmente da calça, que consegue mimetizar muito bem o couro. Soma-se a isso o calçado semelhante à um coturno  e a blusa com suas argolas laterais de ligação. A força do cabelo ruivo também está presente e nessas horas percebemos como uma boa pintura pode fazer diferença na qualidade de uma peça.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

Mística é uma mutante capaz de se transformar em qualquer forma humanoide que ela quiser, ou seja, é uma "Metamorfa". Além disso, é capaz de mudar órgãos internos de lugar, o que já lhe garantiu sua sobrevivência em situações em que foi alvejada. A personagem apareceu pela 1ª vez na revista Ms. Marvel Nº 16 em abril de 1978, porém sua verdadeira forma azul só apareceu em Ms. Marvel Nº 18. Inicialmente Mística estava muito ligada às histórias da Miss Marvel, porém aos poucos ela foi ganhando espaço no Universo Mutante. Toda ambiguidade da personagem foi trabalhada ao longo dos anos, em situações em que hora ela lutava ao lado dos X-Men e hora ao lado da Força Federal (um grupo de Mutantes com objetivos muito questionáveis). De qualquer forma em nenhum momento (em minha opinião) ela deixou de ser alguém egoísta e voltada unicamente para benefício próprio. As únicas situações em que Mística demonstrou algum tipo amor mais sincero foi pela sua grande amante "Sina" e por sua filha adotiva Vampira. Particularmente eu nunca perdoei Mística pelo desprezo com que ela sempre tratou seu filho verdadeiro Noturno.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

Mística já usou vários nomes: Raven Darkhölme, Raven Wagner, Mallory Brickman, Surge, Ronnie Lake, Dale Fyfe, Leni Zauber, Holt Adler, entre outros. Seu nome verdadeiro não é, no entanto conhecido. Seu passado a coloca como alguém nascida há muito tempo, revelando que possivelmente um dos seus dons mutantes também seja o de um envelhecimento muito lento. Particularmente não conheço detalhes específicos da mitologia da personagem, porém seu histórico inclui relacionamentos e lutas (ao lado ou contra) diversos personagens, tais como Dentes-de-Sabre, com quem teve um relacionamento e um filho (que também foi abandonado pela desnaturada mãe). Essa criança cresceria e se tornaria o político anti-mutante chamado Graydon Creed, assassinado pela própria Mística. Porém, foi durante o relacionamento com o barão alemão Christian Wagner que Mística se envolveria com Azazel, um mutante com um obscuro passado que o associa à um antigo grupo de mutantes angelicais. Na tentativa de dar um herdeiro ao barão, Mística engravida de Azazel. O fruto dessa concepção foi o nosso conhecido mutante X-Men Noturno.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

Mística se envolveria ainda em uma relação de ódio, admiração e até amor com o Mutante Forge, além de ter um certo flerte até mesmo com Wolverine. Dá para perceber que a mutante azul tem uma inclinação por homens fortes e selvagens. Porém, nenhuma relação de Mística se igualou à que ela teve com a Mutante "Sina". Com o dom de prever o futuro Sina influenciaria muito a vida de Mística, instigando-a contra os X-Men por várias vezes, além de manter viva a chama de ódio e vingança na metamorfa. Ao olharmos para trás podemos perceber que o espaço que Mística conquistou no Universo Mutante da Marvel só cresceu, sendo que ela protagonizou momentos importantes e bárbaros, como por exemplo seu ataque contra Banshee que o deixou com a garganta cortada.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística

Como podemos ver, há uma grande distância entre a Mística dos quadrinhos e a do cinema. Embora ambas guardem uma indomável personalidade, a personagem interpretada por Jennifer Lawrence parece ponderar um pouco mais sobre suas ações, chegando a considerar o bem e a compreensão mútua como opções à Guerra contra os humanos, tal qual vimos no final do filme X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Mística é uma personagem, acredito eu, que todo roteirista gostaria de trabalhar, pois dá possibilidades múltiplas de ação dentro de suas histórias, já que carrega consigo selvageria, egoísmo, sensualidade e uma dose de sentimento dentro de si.

Miniatura Marvel Nº 39 - Mística
Bom amigos, é isso aí. Grande Abraço à todos!!

8 comentários:

  1. Olá Marcelo, tudo bem?
    Seu texto está muito bom e traz muitas informações da Mística, deve ter dado trabalho fazer a pesquisa. O visual que me marcou mais foi o clássico do John Byrne. A pose da miniatura foi baseada em uma capa da revista da mística: http://www.bing.com/images/search?q=mystique+%232&qpvt=mystique+%232&FORM=IGRE
    E o visual é de uma série de histórias publicadas na extinta revista Arma-X da Panini. Eu achava as capas do Mayhew o máximo, mas as histórias achava bem fraquinhas.
    Recebi hoje a miniatura do Sentinela e o fichário da Marvel. A miniatura está muito boa. A do Destroyer vou pular por não ter nenhuma afinidade com o personagem. E nada do fichário da DC, vou ter de reclamar de novo. Você sabe quais serão os próximos especiais a serem lançados?
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Carlos... Espero que por aí também!

      Valeu pelo envio do link. Dei uma olhada e é a mesma posição mesmo. Imagino até que as diversas posturas nas quais as peças foram lançadas devem ter sido inspiradas em em alguns desenhos clássicos. Taí uma curiosidade!

      Já recebi também minha miniatura do Sentinela também. Peguei a do Destroyer. Gosto muito da Era de Ouro e ao saber que esse é um personagem de lá fiquei bem interessado.

      Quanto aos Especiais que foram anunciados na reportagem do Eder para a Mundo dos Super-heróis foram esses abaixo:

      Marvel:
      - Destroyer
      - Sentinela
      - Mojo
      - Arcanjo (A mesma peça lançada anteriormente do Anjo, só que com uma cor diferente (Azul))
      - Galactus
      - Ronan
      - Rino
      - Skurge
      - Homem-Coisa
      - Ka-Zar e Zabu
      - Manto e Adaga

      DC:
      - Apocalypse
      - Darkseid
      - Antimonitor
      - Batman em sua motocicleta
      - Crocodilo
      - Centenial Park Superman.

      Achei sensacional eles lançarem o Galactus!

      Valeu Carlos!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Boa tarde Marcelo será que vai lançar aqui no Brasil a miniatura do Fanático? Obrigado Gilberto

      Excluir
    3. Olá Gilberto...

      Tudo bem, amigo!?

      Então... Por enquanto mesmo o confirmado são as peças presentes na lista acima que postei para o Carlos! Porém, estou confiante que depois eles vão lançar as demais e quem sabe, dentre elas o Fanático!

      Vamos torcer!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Olá Marcelo, valeu pelas informações. Vou ter que dar um jeito de economizar uma grana porque fiquei interessado em praticamente todas. Além do Destroyer devo pular só a do Arcanjo. Que tal um post com fotos atualizadas da sua coleção? Vi em comentários anteriores que você possui peças da Kotobukiya também.
    Um grande abraço,
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carlos! Fica difícil a gente ver essas peças à venda e não comprarmos. Principalmente se pensarmos que passando essa fase nunca mais as teremos por esse preço. Tornando-as itens clássicos para qualquer colecionador. Com um grande valor agregado.

      Opa! Valeu pela dica sobre a postagem Carlos... Em geral acabo não fazendo fotos coletivas mesmo das minhas miniaturas. Eu até já tentei fazer isso, porém não possuo a técnica nem o equipamento para deixar tais fotos no nível que tenho visto por aí de alguns colecionadores. Mas vou tentar novamente!!

      Então... Tenho umas peças dos novos 52 da Kotobukiya. São realmente muito bonitas. Porém, uma coisa que vem me desanimando é a falta de espaço e de um lugar onde elas ficassem legais. Vi que a Kotobukiya lançou uma série semelhante a essa, só que com os Vingadores. Teria muita vontade de comprar esses também. Porém ao olhar aqui pra casa eu pensei "Puxa... Onde vou coloca-las??!!".

      Daí até parei de ir atrás. Ficando só com as da Miniaturas de Metal Marvel/DC mesmo, que ocupam menos espaço.

      Vamos ver.

      Valeu Carlos!

      Marcelo

      Excluir
  3. Oi Marcelão!
    Sou fã de poucos personagens do Xmen, tanto que quando chega um quadrinho da SALVAT deles eu só compro por causa da imagem da lobada.
    No caso da Mística acho que quando retomaram os filmes do Firstclass e agora este sequência, eles conseguiram despertar muito a motivação e a individualidade desta personagem.

    OBS: comprei meu destroyer e sentinela (muito feliz, chegaram em bom estado)

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Denis!! Blz, amigo??


      Então... Eu já fui muito fã dos X-Men, porém eu parei por completo de segui-los depois dos anos 90, que tornaram suas histórias literalmente complexas e estranhas demais. Acabo comprando os volumes da Salvat mais pela arte da lombada também. Pois algumas séries do Mutantes não me dizem muito.

      Concordo com você de que a Mística tem essa fama hoje apenas por causa dos filmes. Com certeza.

      Parabéns pela compra das Especiais! Achei fantásticas também!!

      Grande Abraço!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados