Translate

sábado, 1 de setembro de 2012

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Ford Maverick GT (1974)

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Ford Maverick GT (1974)

O Ford Maverick GT é o Nº 04 da Coleção "Carros Inesquecíveis do Brasil" da Planeta De Agostini. Lançado em 1969 nos EUA, no Brasil ele chegaria apenas em Junho de 1973 para competir com um líder dessa categoria de carros médios e rápidos, o Chevrolet Opala. Excetuando o Opala, o que se tinha na época era o compacto Corcel e o grande Galaxie. Dessa forma o Maverick vinha para dar mais uma opção à quem gostaria de comprar um carro rápido e de linhas arrojadas que não fosse o Opala.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Ford Maverick GT (1974)

O Maverick foi lançado nas versões com motores V-6 (que não fez muito sucesso) e V-8 (esse sim bem "nervoso") nas opções Super Luxo e GT (esportiva) com faixas no capô em preto fosco (como pode ser conferido nas fotos dessa matéria). Na 1ª foto acima pode ser observado uma pequena inscrição na parte lateral dianteira onde lê-se "302 - V-8", referência ao seu motor V-8 de 302 polegadas. Logo de início a Ford arquiteta um esquema para associa-lo às competições tão famosas na época. Sua corrida de estréia foi em uma prova de longa duração em agosto de 1973 conhecida como "25 horas de Interlagos". Nessa corrida o Maverick derrota o imbatível Opala por míseros 47 segundos de diferença.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Ford Maverick GT (1974)

Seu interior era simples mas bem acabado e o ronco do motor agradava os fãs de carros de corrida ou simplesmente aqueles que gostariam de possuir um carro com linhas e estilo mais arrojado. Seu aspecto agressivo ficava por conta dos faróis de longo alcance, pneus largos e das faixas pretas decorativas. Seus pontos fracos eram: freios que impediam uma freada sem grandes desvios, uma direção que forçava o motorista a virar o volante várias vezes e o fato do Maverick de 02 portas ter muito pouco espaço atrás, o que praticamente impedia que ele fosse considerado um carro de 04 lugares frente à homologação oficial.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Ford Maverick GT (1974)

Pode-se dizer que o declínio do carro iniciou-se com a crise do petróleo ocorrida no meio da década de 70 o que o deixava pouco atraente à novos compradores diante do preço da gasolina que subia. Seu fim se deu em abril de 1979, sendo que em pouco mais de 06 anos de permanencia no mercado brasileiro o Maverick marcou época, sendo produzido em São Bernardo do Campo mais de 108 mil unidades.

Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil - Ford Maverick GT (1974)

O Maverick GT dessa coleção vem em uma cor característica "o laranja", que ajuda a trazer a memória algumas boas lembranças em quem viveu parte, ou na totalidade, a década de 70 . Mesmo hoje é um carro que chama atenção pela suas linhas aerodinâmicas arrojadas. Abaixo segue algumas de suas características.


É isso aí amigos. Até a próxima!!

Obs.: Fonte das informações técnicas e históricas da matéria: Revista Ford Maverick GT (1976). Ed. Planeta DeAgostini.

10 comentários:

  1. Apesar das novidades automobilísticas...
    O Maverick continua um lindo carro!
    Seu pai foi para Ivinhema, numa exposição de carros antigos(a Bárbara foi junto)e o Murilo foi buscá-los.
    Abraços! Um setembro abençoado e feliz pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... É sempre bom receber seus comentários por aqui!

      Que bom ele ter ido ao encontro. Deve ter levado o "MP Lafer" para passear!

      Um grande abraço também!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Maverick e Opala são dois carros que eu sempre ouço um pessoal de mais idade babar quando lembram-se deles.

    Legal essa matéria! Tomara que tenha mais!

    Até mais!!!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiano... É isso mesmo. Foram dois carrões!

    Quando eles estavam por aí circulando nos anos 70 eu era criança e me lembro pouco deles, mas mesmo eu sendo pequeno eu já achava muito bonitos.

    O fato dos anos 70 terem sido anos em que as corridas entre esses modelos eram populares creio que aguçava a mente da moçada. Hoje as corridas se profissionalizaram demais e acabou ficando um esporte de ricos. Infelizmente.

    Valeu pelo comentário!

    Abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo!
    Essas miniaturas são muito bem feitas, e combinam com o cenario!
    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafael...

      Também achei. Elas são muito show. Esses carros dos anos 60 e 70 fazem muito parte da minha infância. Lembro deles com muito carinho.

      Valeu!

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  5. Eu também venho comprando a coleção dos Carros Inesquecíveis do Brasil, mas abri mão do Maverick porque já tinha a versão do jornal Extra. Claro que a miniatura da Planeta é bem mais caprichada, mas é caro e não posso ficar comprando repetido.

    Agora o fascículo da Planeta está me fazendo falta nas pesquisas para escrever sobre ele no meu blog Guscar, em comemoração aos seus 40 anos.

    Esse texto não é do fascículo não, né? Sei que a história da miniatura vem no final. Se puder me mandar essa parte ou um link para o texto agradeço.

    Fiquei em dúvida é que o Bestcars disse que os clientes pesquisados escolheram o Taunus. E o Jason Vogel, do O Globo/Extra falou que foi o Maverick. Afinal, quem tem razão? Eu confio mais no Bestcars.

    Meu blog é www.novoguscar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo! Beleza!?

      Valeu pela participação aqui no Blog! Então... Eu conheço essa coleção do Jornal Extra. Inclusive o Maverick desta coleção é da mesma cor daquele que veio na Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil. Acabou que eu tenho os dois. São muito bonitos mesmo.

      Olha... Os fascículos, como você já deve ter visto, são muito bons mesmo. Os textos das postagens sobre a Coleção dos Carros Inesquecíveis da Planeta DeAgostini aqui do Blog são todos baseados nesse fascículos, inclusive este desta postagem sobre o Maverick.

      Não tenho o link para o fascículo, mas se vc quiser eu posso escanear as páginas do fascículo do Maverick.

      Rapaz... Quanto à polêmica que você coloca no final do seu comentário sobre o Maverick e o Taunus eu não sei ao certo, porém acho o Maverick muito mais carro!

      Já anotei seu blog aqui!!

      Caso queira as páginas digitalizadas mande seu e-mail que depois eu te envio.

      Abcs!

      Marcelo.

      Excluir
  6. Olá, Marcelo

    Agradeço a resposta e o interesse em me ajudar. Mas peço desculpas por não precisar mais do texto. É que na correria de agilizar o post acabei não voltando ao seu blog para passar o e-mail. Já publiquei a história:

    http://novoguscar.blogspot.com.br/2013/06/historia-ford-maverick-40-anos.html


    Meu Twitter é /gustavocarmo2

    O Facebook do Guscar é /novoguscar

    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo...

      Fico feliz em ajudar quando precisar, e eu quando precisar também tomarei a liberdade de acioná-lo!

      Valeu!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados