Translate

domingo, 15 de março de 2015

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Criado em 1974 no auge da popularização dos filmes de "Artes Marciais" nos EUA, Punho de Ferro é um dos heróis da Marvel que conseguiu sobreviver com relevância e elegância nessas últimas décadas. E mesmo após a decadência do estilo de luta oriental na cultura pop em geral, ele se conserva popular, transformando-se num ícone da Marvel nesse quesito. Hoje veremos as características de sua peça na Coleção de Miniaturas Marvel, além de falarmos um pouco de seu triste passado, seu torturante treinamento e sua atividade como justiceiro anos mais tarde.

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Punho de Ferro, ou Daniel Rand, é apresentado nessa peça em seu traje clássico verde e amarelo. Traje este com que ficou conhecido de todos os fãs. Embora todos quiséssemos que o personagem estivesse em uma de suas clássicas posições de ataque, saltando em um golpe mortal, creio que seria difícil de compor tal cena com uma miniatura de metal sobre uma base tão pequena. De qualquer forma ele se apresenta ereto, punhos cerrados e em atitude de alerta, como que a olhar para algum lugar distante.

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Gostaria de destacar alguns pontos que considero importantes na peça. Em primeiro lugar chamo atenção para a forma como as duas pontas soltas da máscara do herói estão dispostas, como se esvoaçassem ao vento. Essa característica faz o colecionador facilmente imagina-lo no alto de uma montanha ou simplesmente integrando uma paisagem tempestuosa. Achei esse detalhe algo que, embora pequeno, deu um tom especial à peça. Em segundo lugar as golas de seu traje estão bem retratadas, compondo um quadro de poder junto à marca de dragão em seu peito. No geral o traje é simples, sem aspectos espalhafatosos, presentes em alguns guerreiros da Marvel. Essa simplicidade se alinha muito bem à personalidade e formação de Danny Rand.

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

A história do Punho de Ferro começa com um Daniel Rand ainda garoto, aos 09 anos de idade, acompanhando seu pai (Wendell Rand), sua mãe (Heather Rand) e o sócio do seu pai (Harold Meachum) em uma jornada ao Himalaia em busca da cidade mítica de Kun Lun. Um lugar mágico que existe em uma outra dimensão paralela à da Terra e que a cada dez anos torna-se visível graças ao alinhamento das duas dimensões. Wendell Rand já estivera em Kun Lun antes e sua intenção era retornar à cidade. Sob uma temperatura extrema os quatro avançavam na direção do local onde supostamente Wendell estivera no passado. No entanto, o destino dessa busca seria trágico!

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Traído por seu sócio Wendell é assinado em frente à Danny e sua mãe Heather que acabam abandonados à própria sorte no inferno gelado da cordilheira do Himalaia. Logo lobos se aproximariam para devorar mãe e filho e, num esforço de salvamento, Heather se atira para ser morta pelos lobos, dando assim a chance de Danny fugir a esmo. Num golpe de sorte Danny adentra a cidade de Kun Lun onde viveria seus próximos dez anos de vida sendo treinado e nutrindo um ódio mortal pelo assassino de seu pai e por consequência de sua mãe. Ao final de um longo tempo Daniel Rand se submeteria ao teste final na cidade de Kun Lun, ganhando o direito de confrontar o Dragão Dourado, uma criatura que habitava os arredores de Kun Lun. Tendo conseguido abater a criatura com suas habilidades Danny chega até o coração derretido do Dragão que era mantido no interior de uma caverna.

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Colocando suas mãos em contato com o coração incandescente da fera, Danny ganharia o poder de concentrar seu CHI (sua energia interior) em seu punho, tornando-o poderoso e incrivelmente potente, daí seu nome. Voltando à civilização já crescido Daniel vai em busca de sua vingança, porém encontra o assassino de seu pai preso à uma cadeira de rodas ao perder suas duas pernas para o frio em seu retorno após os eventos trágicos que causou. Com isso Danny desiste de sua vingança e passa a buscar seu lugar no mundo.

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Punho de Ferro foi um personagem criado pouco tempo depois da criação de outro conhecido herói da Marvel ligado às artes marciais: Shang-Chi (O Mestre do Kung-Fu). Shang-Chi era um personagem que, embora satisfizesse plenamente os quesitos necessários como um bom Lutador Marcial, ainda sim não possuia um super poder. Foi aí que Roy Thomas e Gil Kane entraram na história para criar um herói que fosse um lutador, mas que ao mesmo tempo se aproximasse de um Super-herói, integrando-se melhor ao Universo Marvel. Assim surgiria o Punho de Ferro. Além do poder relacionado ao seu punho, Daniel Rand é ainda um admirável lutador, com força, velocidade, reflexos e habilidades acrobáticas ímpares. Sua força CHI pode também ser direcionada para dentro de si, acelerando seu dom de cura, o que lhe confere a capacidade de curar seus ferimentos e de colegas. Danny ainda tem uma capacidade que, embora limitada, lhe permite fundir seus pensamentos conscientes com os de outra pessoa, o que lhe possibilita a comunicação com outra pessoa em pensamento.

Miniatura Marvel Nº 44 - Punho de Ferro

Embora sempre associado à personagens urbanos, sobretudo em função de sua parceria com Luke Cage nos anos 70 na agencia "Heróis de Aluguel", o Punho de Ferro é para mim um personagem que encerra toda sabedoria, disciplina e serenidade dos Mestres Orientais e esse é seu legado. Seu potencial é grande e há planos da Marvel para realizar um Seriado de TV contando sua história. Um personagem que teria tudo para ser o novo David Carradine (da série Kung-Fu dos anos 70) dos nossos dias!!!

8 comentários:

  1. Olá Marcelo.

    Eu que sou um cara saudosista, lembro muito das histórias do punho de ferro nos anos 80, quando se via muito também o Luke Cage, Cavaleiro da Lua e Mestre do Kung Fu, nas revistas da Marvel.

    Sempre achei muito legal as vestes do Punho, acho que por que na época era criança e pós ditadura a bandeira do Brasil era muito divulgada em tudo que se via pelas ruas. Talvez....

    Parabéns mais uma vez pelo post. Continuemos na jornada de colectíveis.

    Esnaider

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esnaider!

      Blz? Eu também sou saudosista. Acho que uma das explicações para minha paixão pelos quadrinhos é explicada em parte por isso. Lembro de coisas do passado através deste mundo dos quadrinhos. Para mim é uma verdadeira higiene mental.

      O Shang-Chi, O Cavaleiro da Lua por exemplo eram companheiros de revista do Punho de Ferro na antiga Heróis da TV. Muitas saudades!

      Sempre gostei também das vestes do Punho. Se seus criadores queriam aproxima-lo do mundo dos super-heróis eles conseguiram. Uma vez que o personagem é um misto de lutador de artes marciais e de super-herói com seu poder.

      Valeu mesmo Esnaider!!

      Marcelo.

      Excluir
  2. Cara, não sei como explicar, mas adorei a miniatura do Punho de Ferro.
    Simples, porém muito bem feita! Já está em minha estante!
    Como diz aquela frase, "fizeram muito com pouco".

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Tiago!


      Blz?

      Também gostei da miniatura do Punho de Ferro tal como você. Uma peça, como vc diz, simples mas que traduz bem a essência do personagem, ou seja, um lutador. Que não precisa de coisas espalhafatosas para demarcar presença.

      É isso mesmo, amigo!

      Abção!

      Marcelo.

      Excluir
  3. Olá Marcelo,

    Especial do mês Mojo disponível na Eaglemoss. Já garanti o meu.

    Abs., Carlos - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu Carlos!

      Blz! Ontem também comprei o meu!

      Valeu mesmo!

      Marcelo.

      Excluir
    2. Olá Marcelo,

      A Eaglemoss disponibilizou à partir de hoje a pré-venda do especial do Superman (Estátua dourada). Dá uma conferida.

      Abs., Carlos.

      Excluir
    3. Valeu Carlos!!

      Já garanti o meu ontem!!

      Gostei da peça!!

      Abção!

      Marcelo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados