Translate

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

A mitologia em geral sempre foi material farto para qualquer roteirista em qualquer veículo de comunicação. Nos quadrinhos ela provou ser uma potente fonte de inspiração. Especificamente a Mitologia Nórdica ganharia uma atualização para o século 20 nas competentes mãos de Stan Lee e do Rei Jack Kirby. Muitos leitores novos talvez não tenham ideia da importância desses dois homens para a 9ª Arte no que se refere à heróis. Lee e Kirby conseguiram catalizar os anseios de uma geração que aflorava no início dos anos 60 nos EUA e as expressaram em personagens modernos, cheios de poderes mas, sobretudo, cheios de humanidade e problemas pessoais. Thor surgiria nos quadrinhos em 1962 no início do que viria a ser conhecido como a "Era de Prata dos Quadrinhos".

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

Mas como Lee e Kirby atualizaram Thor para o século 20? Donald Blake era um médico deficiente físico (ele mancava de uma perna) e, ao se esconder em uma caverna, Blake acharia um cajado no qual havia uma estranha inscrição: "Aquele que empunhar este martelo, se for digno, possuirá o poder de... Thor". Blake bate o cajado contra uma rocha e isso o transformaria no Poderoso Thor. Mas Blake e Thor são a mesma pessoa? Aí entra novamente a genialidade de Lee/Kirby. Não, Thor é realmente o deus nórdico da mitologia. Na verdade Odin, seu pai, teria imposto um castigo ao filho rebelde e prepotente, mandando-o para Terra (Midgar na mitologia nórdica) todas as vezes que fosse solicitado por Blake. Thor vai aprendendo sua lição de humildade aos poucos, afeiçoando-se aos habitantes de Midgard, em especial à enfermeira Jane Foster, que trabalha com Blake.

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

Asgard, a cidade dourada lar de Thor e de outros deuses do panteão nórdico, serviu de palco para grandes épicos dos quadrinhos, escritos pelas mãos de diversos autores. Um dos aspectos mais interessantes na vida de Thor é a conturbada relação que possui com seu pai (Odin). Odin teria dificuldades em reconhecer o valor e a maturidade de seu filho. Afora isso não podemos esquecer o irmão adotivo de Thor chamado Loki, um ser ardiloso e mesquinho mas que também possui uma história interessante. Loki teria essa personalidade maligna justamente por se sentir menos amado por seu pai adotivo (Odin). Com tudo isso estaria formado o palco perfeito para grandes conflitos cheios de ódio, ressentimento familiar e amores não correspondidos. Muitas histórias do Thor trazem essa tensão familiar ao fundo e, embora não haja comparação exata entre a história de Thor e a parábola do "Filho Pródigo" descrita por Jesus nos Evangelhos, os destrutivos sentimentos presentes nos corações dos personagens são exatamente os mesmos.

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

Thor é um dos personagens mais queridos pelo fãs dos heróis "Marvel". Isso pode ser explicado por alguns motivos. Sua divindade associada à afeição pelos mortais e a humildade e nobreza angariada ao longo de sua relação com os humanos conferiu-lhe uma personalidade interessante, na qual justiça, poder, violência e bondade co-existem simultaneamente. Mas talvez o mais emblemático evento que fez com que o alçasse à fama dentro da Marvel foi o fato de que Thor fez parte da formação inicial dos Vingadores, que se formaram justamente para combater à ameaça de seu meio irmão Loki. Thor também estava presente quando o corpo congelado do Capitão América foi encontrado no Ártico, evento que traria de volta da animação suspensa Steve Rogers o verdadeiro Capitão que havia lutado contra os nazistas na Era de Ouro dos Quadrinhos.

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

Dentro da Mitologia Marvel, Thor faz parte do que é conhecido hoje como "A Santíssima Trindade da Marvel". Ao lado do Homem de Ferro e Capitão América ele alcançou esse posto em função de suas histórias e intersecção nos Vingadores terem conduzido ao pilares que sustentam muitas histórias importantes da editora.

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

A relação entre esses três personagens que compõem os alicerces da marvel foi extremamente abalada numa história lançada em 2007 no Brasil, conhecida como "Guerra Civil". Uma das grandes virtudes dessa história, conduzida de forma competente (em minha opinião) por Mark Millar, foi ter colocado em rota de colisão esses três personagens. Embora na época de "Guerra Civil" Thor estivesse afastado do universo marvel pelos eventos ocorrido em uma história anterior (O Ragnarok), sua presença foi representada pelo seu "Clone"! Tony Stark havia clonado o amigo desaparecido. As diferenças ideológicas entre Tony Stark e Steve Rogers, somada a violência moral de Tony ao ter maculado o corpo do amigo (Thor) para criar seu clone foi, entre outros pontos da história, alguns dos estopins que viriam explodir no futuro.

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

Em se tratando das histórias solo do Thor, confesso que fiquei sem acompanhar sua trajetória por um bom tempo. É consenso, no entanto que a fase de maior sucesso já escrita para Thor foi aquela conduzida pelo roteirista e desenhista Walter Simonson. Essa fase foi re-publicada no Brasil na íntegra em 05 volumes encadernados denominados "Os Maiores Clásssicos do Poderoso Thor". Como eu não havia acompanhado eu comprei os 05 volumes (atualmente na minha lista de leitura). Minha referência para suas histórias são na verdade a fase mais clássica ainda, a dos anos 60/70 que saíram aqui no Brasil no fim dos anos 70 início dos 80 e que começaram a ser republicadas dentro do projeto "Biblioteca Histórica Marvel", sem previsão de continuidade por enquanto para o herói.

Miniatura Marvel Nº 15 - Thor

A miniatura Nº 15 da Coleção de Miniaturas Marvel foi muito esperada pelos fãs dado o ilustre personagem que trazia. Seu lançamento em banca foi tumultuado, sobretudo pelo fato de ter sido distribuida (pelo menos foi nossa impressão) em número menor, ou talvez tenha sido a procura maior que levou a esse quadro. Além disso, muitas vieram com alguns defeitos como por exemplo um dos braços solto ou quebrado. Dessa forma a miniatura tornou-se rara rapidamente. Ela é bem pesada e chama atenção pelo detalhe esvoaçante da capa, a forma como Thor segura seu poderoso Martelo Mjolnir e o fato de que quando ela é mostrada com o pedestal voltado para você (ver 1ª foto da sequencia) dá a impressão de um forte vento soprar da direita para a esquerda (vindo das costas de Thor). Ao compararmos com outras miniaturas percebemos também o porte de Thor, e isso é uma das características interessantes dessa coleção, a possibilidade única do fã comparar o físico e porte de cada persoangem entre sí.

Registra-se portanto aqui um pouco da história do Poderoso Guerreiro Asgardiano emoldurada por essa miniatura. Abc. à todos!!

21 comentários:

  1. Tive a sorte de comprar essa estatueta na banca.

    Fiquei com receio do Mjolnir soltar-se da mão!

    Um aparte meu: em Universo X, Thor é uma mulher muito, mas muito gostosa!!!

    Como sempre, ótimas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Kleiton, beleza?

      Fiquei com receio também do que recebí pelo correio como assinante vir com um problema, mas como vc pode ver, à excessão de alguns pequenos "descascados" das asinhas do capacete o resto veio ok.

      Cara... Nem me fale da versão feminina do Thor. Ainda mais desenhada pelo Alex Ross naquelas capas!! Concordo plenamente com você. Thor Odinson que nos desculpe, mas sua versão feminina é de "Fechar o Comércio"!! Muito bem lembrado amigo!

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  2. O meu Thor tb está com descascados na pintura, em algumas partes. E comprei na banca! Algumas peças não têm jeito: sempre apresentam problemas. Mesmo assim, essa coleção é demais. E, pelo preço, vale muito a pena, quando consideramos os valores absurdos que se praticam por aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Kleiton.. Escreva o que vou dizer: daqui a alguns anos essas miniaturas serão relíquias. O interessante é que muitas pessoas descobrirão a coleção com o tempo e daí já será tarde demais para conseguir diversas miniaturas e tentarão fazê-lo a qualquer custo.

      É como eu já disse, as peças entram na categoria da obra de arte. Por isso que pesando o preço beneficio eu acho que vale cada centavo.

      Quanto aos descascos e pequenos defeitos eu já disse pra mim mesmo, não adianta, sempre haverão alguns arranhões entre outros contra-tempos.

      Isso deixa a gente menos pilhados.

      Abção.

      Marcelo.

      Excluir
  3. Amigos,

    vcs não são os únicos com exemplares do THOR com falhas na pintura:

    o meu tbm teve falhas: numa das ombreiras, a tinta descascou (qdo caiu o pedaço de tinta parecia um pedacinho de metal). ainda bem q foi na parte preta da ombreira, e posso consertar com tinta preta!!!

    mas já me dei por satisfeito... pelo simples fato da peça não ter vindo com braço quebrado, ou falhas piores!!!

    com tantos problemas q eu vejo poraí sendo relatados... já me considero com sorte qdo for coisa pouca, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo...

      Encaro essas alterações dessa mesma forma... Diante de tantas falhas estruturais mais graves essas são menores, no caso dessa peça do Thor nem se fala, levando-se em consideração sua "raridade".

      Mas Leo... Gostaria de te perguntar duas coisas. Primeiro qual seria o tipo de tinta que vc usa para fazer esses retoques? Adquiri recentemente o Homem-Coisa e a tinta marrom que compõe parte de sua face tinha um pequeno descasco, quando passei o dedo ele dobrou de tamanho. Por isso gostaria de fazer um retoque e ao mesmo tempo já deixar algumas cores-padrão em casa para proceder os retoques quando forem necessários.

      Segundo eu queria te perguntar se você realmente acha a fase do Walt Simonson a melhor do Thor. Comprei os encadernados dos maiores clássicos do Thor com essa fase mas não a conheço. Minha referencia do Thor são as clássicas historias dos anos 70. Pergunto isso porque não gosto muito da arte do Simonson, mas sempre leio grandes elogios à ele.

      Abc.

      Marcelo.

      Excluir
  4. E aí, Marcelo... blz?

    a tinta pra retoques eu ainda não comprei... mas o q me recomendaram foi a "tinta acrílica" pra retoques nas minaituras. Porém, ainda não testei pra ver como ficará!! Essa tinta não é tão barata, e qdo eu for comprar, quero ver se compro um KIT com várias cores!!!

    eu só comentei acima sobre a facilidade do descascado na figura do THOR ter sido justo numa parte PRETA (já q é a cor + fácil pra retocar, rs)!!!

    qto aos gibis...

    pra mim, a melhor fase do THOR é a clássica mesmo: Lee/Kirby... q jogaram o thor tanto em confrontos cósmicos com Galactus e Ego (o planeta-vivo), qto em brigas urbanas com Hércules e vilões de 5º escalão. Além da variedade de ambientes pra cenas de ação e da quantidade de novos vilões a cada mês, a dupla de criadores tbm besaava tudo na mitologia nórdica.

    o problema é q o material da 1º BHM do Thor não era todo escrito pelo stan lee e nem tinha tanto a arte do kirby... o q resultou num começo fraco. Mas a partir do Vol. 2 até 9... é 100% lee/kirby (aí a coisa só melhora)!!!

    a fase do Simonson é a 2º melhor do Thor (na minha opinião)... e boa parte dos méritos é pelos roteiros tbm bem embasados na mitologia. Tbm não gosto mto da arte do Simonson, mas os roteiros são ótimos e é um material q vale a pena ter na coleção sim!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu Leo!

      Quanto às tintas vou dar uma uma pesquisada também, mas acho que é essa aí mesmo. Qualquer coisa diferente eu aviso também.

      Comprei a BHM do Thor e me surpreendi justamente com isso que vc coloca. Não tinha a arte do Kirby. De repente eles não seguiram a cronologia exata talvez!? Seria muito legal se eles continuassem o lançamento das BHM, sobretudo do Thor e Surfista Prateado.

      Tem uma HQ do Thor que lí quando era bem pequeno e eu nunca consegui conclui-lá pois não tive acesso a sua continuação. A curiosidade para ver seu final sempre me acompanhou. Nela o Thor virá o Blake em uma praia e ele está sem acesso ao seu cajado. Há uma figura grotesca e enorme que se aproxima do Blake para esmigalha-lo e daí... A Historia termina... :(

      Vc por um acaso sabe que historia é essa a que me refiro? Gostaria muito de vê-la novamente.

      Tem uma outra do Surfista que procuro até hoje, mas essa eu pretendo perguntar pra vc em um outro dia se vc sabe onde ela saiu aqui no Brasil. Vou perguntando aos poucos para não "encher o saco".

      Abção.

      Marcelo.

      Excluir
  5. Marcelo querido!
    Essa miniatura é muito bonita e suas fotos estão perfeitas. Parabéns!
    Estou ansiosa esperando sua vinda pra cá. Está de pé a promessa de me
    ajudar abrir o Blog de Ed. Infantil?
    Abraços! Boa noite e um amanhecer radiante pra ti e a Lícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa legal seu comentário aqui.

      Essa miniatura realmente é muito bonita mesmo.

      Pode deixar que a gente abre o blog! Pode ir pensando no nome pra gente dar pra ele.

      Abcs.!

      Marcelo.

      Excluir
  6. "Há uma figura grotesca e enorme que se aproxima do Blake para esmigalha-lo e daí... A Historia termina... :(


    Essa vou ficar te devendo, Marcelo...

    pra eu localizar essa história eu precisaria de mais dados (pelo menos o nome da revista em q saiu - pois os mixes dos gibis no brasil eram uma verdadeira salada nos anos 70 e 80)!!!

    a cronologia das BHMs é na ordem mesmo... no texto de introdução do Vol. 1 o Stan Lee explica q na época ele eo Kirby tavam sobrecarregados de trabalho e deixaram o THOR com outra equipe (quem escrevia era o irmão menos talentoso do stan lee: Larry lieber)!!!

    Qdo as vendas começaram a cair... Lee e Kirby assumiram de vez o gibi do Thor por quase 10 anos.

    O ideal seria q publicassem aqui as 10 primeiras BHMs do Thor, q cobririam toda a fase do kirby e do Stan Lee (q ainda continuou mais 1 ano e pouco escrevendo após a saída do Kirby: mas aí com arte do Jhon Buscema)!!!

    e pode perguntar o q quiser... q se eu souber a resposta eu te ajudo de boa, blz?

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Léo... Tranquilo. Obrigado pela disponibilidade!

      Fica difícil mesmo saber que história é essa. Quem sabe se um dia as BHMs do Thor voltarem a sair por aqui eu possa reconhecer essa história e depois de décadas finalmente saber o que aconteceu com o Blake naquela praia. rs rs rs

      Isso foi novidade para mim... Que no início o Lee e o Kirby não estavam encabeçando as histórias do Thor. Bem que achei o traço na BHM do Thor Nº 01 muito estranho e nada a ver com o do Kirby. Como não lí o texto de abertura acabei "comendo bola"! rs rs

      Valeu Leo. Obrigado!

      Marcelo.

      Excluir
  7. Marcelo e Léo ...

    A Acrilex disponibiliza 2 tipos de tintas acrílicas e uma pra Metal.

    Acrílica Brilhante - http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=54
    Acrílica Fosca - http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=55
    Metal Colors - http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=47

    >>>>>>>>>>>

    Já viu as figurines 199 e 200??

    199 - http://marvel-figurines.blogspot.com.br/2013/01/flaking-out.html
    200 - http://www.toyark.com/news/attach/1/9/9/9/Magazine-200-Hela-with-Figure_1358522736.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jones...

      Agradeço muito a resposta e indicação. Quero comprar a tinta correta, por isso foi muito boa sua informação! Quando possível farei a compra da tinta para metal.

      Conferí as figurines. A da Hela está realmente magnífica. Não tinha visto ainda.Esse blog "marvel-figurines.blogspot.com.br" é bem interessante. Pelo que lí ele é mantido por uma das pessoas que integra a equipe de produção da coleção.

      Gde. Abc. pra vc.

      Marcelo.

      Excluir
    2. Eu ainda não comprei essa tinta Marcelo ... tentei achar ela em algumas lojas e não encontrei (me refiro a metal colors).

      Essas duas ultimas personagens estão demais, a Hela até parece uma miniatura especial!
      Esse blog achei através do site da coleção uk ... http://www.marvel-figurines.co.uk/figurines.html / clicando lá em cima em Blogger!! ;D

      Abrassss

      Excluir
  8. Olá Marcelo,

    Mais uma grande aquisição para a coleção...

    Muito boa a postagem, parabéns pelas fotos...

    Grande abraço,

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. >> Oie Boa Noite... Eu tenho do n° 1 ao 23, mas o n°15 O Thor eu não achei em banca nenhuma! estou muito triste alguém sabe me responde como consigo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro...

      Então, o Thor e o Homem de Ferro foram duas miniaturas que nasceram raras porque na época a procura foi enorme. Afora isso várias miniaturas do Thor vieram com o braço quebrado. Havia a promessa de reposição dos estoques por parte da Panini.

      Agora com a Panini saindo da jogada em relação à essa coleção e a Eaglemoss (fabricante das peças) assumindo sua distribuição no Brasil é muito provável que aconteça aqui o que acontece nos outros países em que a Eaglemoss está. Ou seja, haverá sempre peças avulsas sendo vendidas pelo seu site. A página da Eaglemoss entrou no ar recentemente aqui no Brasil e vc já pode acessa-la (http://www.eaglemoss.com.br/) porém como ela abriu esses dias é possível que ainda demore um pouco para vc conseguir comprar as peças direto com eles. Mas entre lá e vá seguindo que é possível que vc consiga comprar pedindo com eles.

      Abc!

      Marcelo.

      Excluir
  10. Ola Marcelo,

    Conheci ontem seu Blog e meus parabens. Como Colecionador, fiquei interessando nas miniaturas MARVEL e DC. Ja colecionei da Planeta D`agostine: Imperio Romano, Cavaleiros da Idade Media, Star Wars e Artilharia. E da Salvat: Soldados de Chumbo das Guerras do Sec 20. Praticamente todas vieram perfeitas. Estou ate um pouco surpreso que essas da Marvel e DC estao vindo com problemas. Saberia dizer se eu fizer a assinatura hoje, recebo as miniaturas desde a numero 1? Tanto da DC quanto da Marvel?

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mike! Blz!? Obrigado pelo comentário e visita cara!

      Essas coleções que vc cita da Planeta DeAgostini eu quase fiz. Sobretudo o Império Romano, Cavaleiros da Idade Média e Artilharia. Na época acabei deixando passar e depois virou raridade!

      Olha... Quanto à assinatura da DC e Marvel eu suponho que sim, afinal se fazemos uma assinatura de uma coleção seria de se esperar isso, porém alguns colegas chegaram a postar aqui alguns comentários de que haviam feito a assinatura e a Eaglemoss encaminhou a partir do Nº 04 ou 05. Porém, eu acredito que isso se deva em função de momentos em que os estoques estão sendo repostos. Ou seja, situações específicas e transitórias para reposições de peças. Valeria a pena dar uma ligada lá.

      Depois me diga o que vc decidiu. Uma opção é comprar as peças avulsas pelo site da Eaglemoss Brasil. No momento as peças estão indisponíveis para compra lá, porém isso também é temporário. A verdade é que eles não tinham ideia do sucesso da coleção, sendo assim o tempo de reposição é maior. Acredito que assim que os estoques estiverem com um fluxo contínuo de reposição as vendas on-line começarão.

      Valeu Mike. Abcs!

      Marcelo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados