quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014


Olá amigos... Depois de um tempo estou de volta às postagens. Peço desculpas à todos os amigos leitores que nesse mês de dezembro não viram nenhuma matéria postada aqui no Blog. Realmente estive sem tempo. No entanto, não poderia deixar 2014 acabar sem trazer alguns dos meus destaques desse ano que nesse momento entra em seus estertores finais. Mantendo sua curva de ascensão, o Mundo Nerd trouxe grandes lançamentos em diversas mídias, consolidando seu domínio em meio à cultura pop. Essa lista abaixo diz respeito aos meus destaques pessoais de coisas que me sinto à vontade para comentar. Por isso, há espaço para discordâncias e divergências no que se refere ao gosto dos demais amigos.

Filmes


O ano trouxe filmes que se transformaram em gratas surpresas, caso de Os Guardiões da Galáxia que com sua dose exata de humor, ação, roteiro bem amarrado e personagens convincentes (à exceção de Drax em minha opinião) foi sucesso de público e crítica. O filme mostra o quanto personagens, mesmo que desconhecidos do público, podem se destacar desde que inseridos em roteiros bem escritos. Capitão América - O Soldado Invernal também convenceu com um roteiro mais sério que conseguiu transpor muito bem para as telas o clima de espionagem das histórias de Ed Brubaker. A Fox vem se salvando no mundo dos super heróis com a franquia X-Men. Dias de Um  Futuro Esquecido foi um bom filme, embora eu tenha gostado mais do primeiro (First Class). Surpresa para mim também foi Malévola, um filme que traz uma releitura inesperada e mais crível da história da Bela Adormecida. Angelina Jolie está a quintessência de feminilidade no filme. Homem-Aranha 2 é também um bom filme, mas de alguma forma ainda é preciso que a Sony ande aquela "milha" final para que consiga captar o espírito das histórias do cabeça de teia. Outro filme que é destaque, embora tenha se fixado num roteiro que insistiu demais em batalhas, é O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos. O filme traz batalhas incessantes em detrimento de um melhor trabalho com o roteiro. De qualquer forma é uma obra que ao ser colocada no contexto maior merece seu destaque. O Planeta dos Macacos - O Confronto foi um filme que fui assistir sem quase nenhuma expectativa e que me agradou, sendo portanto um destaque pessoal. A grande joia cinematográfica do ano, no entanto, foi para mim Interestelar. Um filme que abre questionamentos tão significativos quanto aqueles levantados por Stanley Kubrick em 2001 - Uma Odisseia no Espaço.


Quadrinhos

Embora com muito atraso, tem chegado às bancas e livrarias grandes lançamentos de diversas editoras que tem transformado essa fase atual em uma das melhores de todos os tempos para o leitor brasileiro. O ano foi sem dúvida nenhuma dos relançamentos, expondo como nunca os fracos roteiros atuais nas HQs, e dessa forma valorizando ainda mais as grandes histórias do passado. Nesse sentido a Coleção Histórica Marvel (CHM) foi um dos grandes destaques trazendo a segunda série de CHM do Homem-Aranha e dos Vingadores e a primeira dos X-Men.

CHM - Homem-Aranha (2ª Série)

CHM - Vingadores (2ª Série)

CHM - X-men (2ª Série)


A Coleção de Graphic Novel da Salvat é também outro destaque do ano no que se refere à relançamentos. Apesar do problema relacionado à composição da imagem da lombada a coleção abriu definitivamente as portas para esse tipo de lançamento no Brasil. Tanto é que, ao que tudo indica, a própria Salvat e agora a Eglemoss preparam mais duas coleções nesse formato, uma focada em histórias individuais de personagens Marvel e uma relacionada às grandes Sagas da DC, respectivamente.



A Editora Panini trouxe de volta uma Saga que há muito os leitores brasileiros desejavam ver na íntegra: A Saga do Monstro do Pântano. Por enquanto foram lançados apenas 02 livros, mas a expectativa é a de que a editora lance todo esse material que lá fora foi publicado em 07 volumes. X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido e X-Men - Deus Ama, o Homem Mata são também duas histórias memoráveis dos mutantes que também voltaram em edições luxuosas. Outro grande momento dos quadrinhos foi a republicação do encontro entre Stan Lee e Moebius na HQ do Surfista Prateado intitulada Parábola. A edição voltou em 2014 em edição de luxo também pela Panini. Uma pérola da 9ª arte que se você não tem você precisa resolver isso!







Na DC deixo meu destaque para a republicação, em encadernado de luxo, da Saga Crise Final. Compondo a trilogia das "Crises" (Crise nas Infinitas Terras e Crise Infinita), Crise Final foi uma saga publicada pela DC antes do Reboot de 2011 de autoria de Grant Morrison. A história pode agora ser apreciada de forma mais coesa pois quando foi lançada pela primeira vez ficou espalhada por uma infinidade de revistas, o que dificultou bastante seu entendimento. Um grande momento da DC que novamente expõe os fracos roteiros atuais.



No finalzinho deste ano a Panini trouxe um outro encadernado que vale a pena garimpar por um bom preço e compra-lo. Uma Saga do Demolidor de autoria de Frank Miller e desenhos de Klaus Janson em que Miller dá os primeiros passos na redefinição do personagem. Embora com um preço salgado (R$ 92,00) creio que vale a pena garimpa-la com algum desconto.



No segmento dos relançamentos de HQs históricas da Era de Ouro, 2014 foi um ano que trouxe grandes novidades. Fantasma - O Fantasma Vai à Guerra e Mandrake - O Barão Kord fazem parte de uma linha de relançamentos da Editora Media Pixel que tem trazido verdadeiras pérolas da Era de Ouro dos Quadrinhos. Imperdíveis!!! Também da Era de Ouro tivemos o lançamento do Volume 3 de Batman - Crônicas, o terceiro volume de uma sequencia de encadernados que vem publicando as HQs iniciais do Cruzado Encapuzado na ordem cronológica de lançamento nos anos 40. 





Pegando carona com a Era de Ouro, a Editora Mythos Book vem lançando uma sequencia de encadernados com heróis dos Pulps. Em 2013 tivemos o Sombra, em 2014 foi a vez de chegar às bancas o Fantasma e o Aranha. Como sou fã da Era de Ouro esses personagens são destaque para mim. Pena que esses volumes vem chegando sem periodicidade definida e com muito tempo de atraso em relação aos primeiros anúncios feitos pela Mythos.




No que se refere às HQs autorais, destaco o encadernado Superior de Mark Millar e Estrelas Ascendentes de J. Michael Straczynski. Em geral acho Millar desnecessariamente violento, mas gostei de Superior. Straczynski é outro autor que deve ser acompanhado de perto em função de seus trabalhos anteriores.




Ainda nas HQs autorais destaco um encadernado lançado no final de 2013 e que ficou mais conhecido mesmo em 2014. Do mestre Will Eisner "Vida em Quadrinhos". Destaque também vai para o excelente (!!) O Quinto Beattle, uma HQ fantástica com a visão do empresário do grupo inglês sobre a mais famosa banda de rock do mundo. Imperdível!



 Livros

Bom amigos... No que se refere à livros o grande destaque vai para a Editora Aleph que vem trazendo de volta incríveis clássicos da ficção científica com acabamento gráfico e capas de primeira. Meus destaques vão para alguns livros que li desta editora: A Saga da Fundação; O Fim da Infância e Um Cântico para Leibowitz.


  

Livros de outras editoras que li em 2014 e que destaco pela sua qualidade são A Voz do Fogo de Alan Moore e O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman.




Comic Con Experience (CCXP) - 2014!!!

Bem... Não poderia deixar de destacar o grande marco de 2014 para todos os verdadeiros nerds do Brasil. O sucesso da CCXP em São Paulo no início de dezembro. Em função da falta de tempo não consegui fazer uma matéria sobre a feira que para mim foi um grande marco em nosso país, colocando a Terra Brasilis no Mapa Mundi dos eventos nerds de peso no mundo!!! Meus grande destaques da feira foram a organização, as peças que puderam ser compradas com exclusividade, a memorabilia exposta, os cosplays e, sobretudo o clima incrível que se instalou durante a feira e que podia ser sentido por qualquer um que estava lá. Abaixo seguem algumas fotos.









Para encerrar amigos... Temos que lembrar também como destaque o anúncio feito pela Eaglemoss esse ano que começaria a lançar as peças Especiais das Coleções de Miniaturas Marvel e DC aqui no Brasil. O anúncio agradou à todos que desde o começo da coleção (em 2012) não sabiam nem se as peças avançariam além do número 26 (correspondente ao 1º ano de assinaturas). Abaixo segue a lista das Especiais anunciadas em Julho último, muitas delas já lançadas até o momento.

Marvel:
- Destroyer
- Sentinela
- Mojo
- Arcanjo (A mesma peça lançada anteriormente do Anjo, só que com uma cor diferente (Azul))
- Galactus
- Ronan
- Rino
- Skurge
- Homem-Coisa
- Ka-Zar e Zabu
- Manto e Adaga


DC:
- Apocalypse
- Darkseid
- Antimonitor
- Batman em sua motocicleta
- Crocodilo
- Centenial Park Superman.

À todos os amigos e leitores do Blog desejo um 2015 repleto de saúde, alegria e amizade!

Grande Abraço!!