terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Coleção de Miniaturas Marvel/DC - Destaques 2013 - Perspectivas 2014


Bom amigos... Nessas últimas horas de 2013 gostaria de trazer essa última matéria (3ª de uma série em que comentei os destaques de 2013) para fazer um apanhado do que tivemos de novidades relacionado às Coleções de Miniaturas de Metal da Marvel e DC. Além disso, comentar algumas boas perspectivas para 2014! Sem mais delongas...

Destaques 2013

1º - A abertura do Site Oficial da Eaglemoss. Até o início do ano não tínhamos ainda a certeza de que as coleções Marvel iria se consolidar no Brasil. A abertura de um site oficial da empresa nos deu esperança de que as coleções se expandiriam e foi o que aconteceu.

2º - No 1º semestre também vimos a Panini sair de cena e a Eaglemoss assumir de vez a coleção no Brasil. Embora a Panini tenha viabilizado o lançamento da Coleção da Marvel em nosso país inicialmente (e esse é um crédito que devemos dar à ela, pois sem isso ainda estaríamos a ver navios), os problemas relacionados à atrasos, distribuição ruim e sobretudo entregas trocadas, fizeram muitos terem Pesadelos, Pressão Alta e Estresse. Talvez esses inconvenientes não desapareceram de todo mas, pelo que acompanho se reduziu bem com a chegada da Eaglemoss.

3º - Logo em seguida os assinantes recebiam a notícia de que teriam a continuidade da Coleção Marvel e que poderiam renovar suas assinaturas. Não apenas isso, mas concomitante à essa noticia a Eaglemoss expandia o lançamento da Coleção da Marvel para diversas cidades do Brasil. Com isso comunidades nas redes sociais foram formadas, Blogs passaram a cobrir mais a coleção e pessoas tiveram acesso às peças. Isso tudo foi acompanhado de um plano de marketing mais abrangente, bem como uma reformulação no Site Oficial de Coleção. Tivemos até "vinheta" sendo veiculada em TVs. Ver abaixo:



4º - No início do 2º semestre chegava talvez o destaque do ano: o lançamento da Coleção de Miniaturas da DC! Com essa notícia estava consolidado a participação da Eaglemoss em nosso mercado e o sonho de muitos em comprar tais peças estava realizado. O lançamento foi abrangente e contemplou diversas cidades do país. Paralelo à isso era aberto também um serviço de assinaturas para essa coleção em um Site Oficial com "vinheta" e tudo. Confira abaixo:



5º - Vimos também a chegada de outras coleções ligadas à Eaglemoss, como a Coleção O Senhor dos Anéis - Miniaturas Metálicas. Embora um pouco inferior em tamanho e acabamento à coleção Marvel/DC (em minha opinião), isso não impediu que muitos comemorassem.


6º - Fora do mundo Eaglemoss, tivemos (pela Salvat) o lançamento da coleção Betty Boop Show Collection. Uma coleção bem interessante que traz a famosa estrela dos Pulps em vários formatos: como enfermeira, policial etc...

7º - Outro ponto foi a continuidade da Coleção Carros Inesquecíveis do Brasil da Planeta DeAgostini. Como consumidor desta coleção posso dizer que vale muito a pena.

8º - Ainda em se tratando de Planeta DeAgostini não poderia deixar de destacar a Coleção de Xadrez Star Wars. Amantes do Xadrez ou não, muitos comemoraram

9º - Embora ainda em fase de implantação, recentemente tivemos a abertura da Loja Virtual da Eaglemoss. Algo muito esperado e que abre a possibilidade de compra contínua de peças diretamente com a fabricante.

Perspectivas 2014

Podemos dizer que a tão aguardada notícia do ano de 2013 veio recentemente pelo Editor do Blog Sala de Justiça-br, Eder Pegoraro: A Eaglemoss lançará as Miniaturas da Série Especial da Coleção de Miniaturas Marvel em 2014! Essa era uma esperança que estava no coração de todo fã. Com a expansão da coleção assistimos o crescimento de um mercado paralelo de pessoas que compravam essas peças Especiais lá fora e revendiam por preços incrivelmente altos aqui. Ao que tudo indica as peças chegarão ao preço de R$ 60,00!! Ou seja, abaixo até das melhores previsões. Uma excelente perspectiva para 2014 que favorece o colecionismo em nosso país e desfavorece apenas aqueles que queriam a especulação.

Abaixo as primeiras miniaturas confirmadas desta série, já com seus fascículos em português.

Foto Blog "Sala de Justiça-br"


Foto Blog "Sala de Justiça-br"

Foto Blog "Sala de Justiça-br"

Foto Blog "Sala de Justiça-br"

Por fim, outro importante destaque para 2014 será o já confirmado lançamento da Coleção de Batmóveis pela Eaglemoss. Uma incrível coleção com os carros que serviram ao Homem Morcego nessas décadas de existência do personagem. Cada peça virá com fascículo e estará montada em uma base com proteção de acrílico e uma imagem de fundo. Preparemos nossos bolsos! A notícia foi dada na recente edição Nº 50 da revista Mundo dos Super-heróis e abaixo segue uma foto ilustrativa da reportagem.

Foto Blog "Sala de Justiça-br"

Bom... Quero aproveitar para deixar meu grande abraço à todos os amigos que tem frequentado o Blog e tem deixado seus comentários aqui. Tais mensagens tem servido para compartilharmos nosso hobby e, mesmo virtualmente considero-me amigo de todos vocês. Àqueles também que não comentam mas que sempre estão visitando as postagens também deixo meu grande abraço! Um ótimo 2014 à todos, com muita paz, saúde e fraternidade!

domingo, 29 de dezembro de 2013

Destaques 2013 - Parte II


O 2º Semestre de 2013 foi excelente e conseguiu superar os lançamentos da primeira metade do ano comentados aqui há alguns dias. De julho à dezembro vimos chegar às bancas e livrarias HQs esperadas há muito. Na segunda parte desta matéria veremos o que rolou de melhor (em minha opinião) no mundo das HQs, filmes e livros relacionados ao tema.

Quadrinhos

O relançamento Asilo Arkham - Uma Séria Casa em um Sério Mundo foi um relançamento que chegou no 1º semestre e que eu havia esquecido de mencionar na última matéria. Obra seminal que ajudou a moldar a forma como a 9ª Arte seria tratada nas décadas seguintes. Oportunidade única para colecionadores completar sua coleção gastando pouco. Roteiro de Grant Marrison e arte do lendário Dave McKean. Excelente! Acho até que Imprescindível!


Ultimate Homem-Aranha - Poder & Responsabilidade foi outro encadernado da série proposta pela Panini que trata de relançar arcos de histórias mais contemporâneas e interessantes do Amigão da Vizinhança. Roteiro de Bill Jemas e Brian Michael Bendis, arte de Mark Bagley.  Bom.


Agosto de 2013 foi um mês ótimo para todos nós. Um dos encadernados mais esperados por todos nos últimos anos chegava à bancas e livrarias: Justiça (Edição Definitiva), roteiro de Jim Krueger e arte de Alex Ross e Doug Braithwaite. Alex Ross se tornou um símbolo de desenhos realistas e, acima de tudo, que retratam Super-heróis de forma tão contundente que podemos jurar que estamos diante de uma reprodução de uma cena real. Nessa obra a arte de Ross está madura e forte. Afora o excelente roteiro e desenhos Justiça traz, assim como outros trabalhos de Ross, várias homenagens e referências espalhadas pela obra. O tipo de encadernado que sempre traz algo novo ao ser visitado. Excelente!


Outro grande lançamento de agosto foi a chegada da Coleção de Graphic Novels Marvel da Editora Salvat. Tendo feito muito sucesso lá fora, havia uma promessa dessa coleção chegar aqui e, após um lançamento-teste em apenas algumas localidades do Brasil no 1º semestre desse ano, em agosto ela foi lançada definitivamente em algumas cidades. A Coleção traz sagas que ajudaram a moldar o Univderso Marvel atual e, portanto, necessárias à todos colecionador. O preço agradou (R$ 29,90) e os encadernados tem capa-dura e vêm com diversos extras. Pontos baixos são: 1º o fato da Editora Salvat não ter disponibilizado um serviço de assinaturas para atender as localidades em que a coleção não saiu e 2º, recentemente ter-se descoberto que a imagem formada a partir da lombada dos encadernados possui algumas discrepâncias de ajuste no desenho. De qualquer forma um grande destaque desse ano. Excelente!

 Lançamentos até aqui.

 
 
































































Uma iniciativa genial, e que merece destaque em minha opinião, foram doi encadernados da Editora Pixel Media que trazem histórias de dois personagens clássicos da Era de Ouro dos Quadrinhos. Ambos criação de Lee Falk. Em O Fantasma - Os Piratas do Céu, A Saga Completa (Arte de Ray Moore) temos o arco completo de uma saga que saiu originalmente em "Tiras" entre 1936 e 1937. Excelente pelo seu valor histórico! O 2º encadernado intitula-se Mandrake - O Mágico: O Mundo do Espelho e Outras Histórias (Arte de Phill e Martha Davis). São histórias do famoso mágico publicadas entre 1964 e 1965. Excelente também!


Outro relançamento imperdível foi a minissérie encadernada Os Livros da Magia (Roteiro de Neil Gaiman e desenhos de John Bolton, Scott Hamptom, Charles Vess e Paul Johnson). História de uma garoto (Tim Hunter) que é procurado pelos senhores místicos da DC para se tornar o próximo mago supremo do universo. A história foi originalmente lançada em 1990, portanto antes do mago adolescente Harry Porter ter chegado às livrarias. Um caso que até hoje pareceu um grande plágio da escritora J.K. Rowling. Os Livros da Magia é obra Imprescindível à todo e qualquer leitor.


Batman: Arquivo de Casos Inexplicáveis foi um lançamento pelo qual ninguém fora anteriormente comunicado. Porém eu achei ótimo em função do seu valor histórico. Grant Morrison, escritor de recentes histórias do Batman foi polêmico e inovador em alguns roteiros e se utilizou de diversos elementos da mitologia do Homem Morcego. Essa compilação traz histórias que inspiraram Grant Morrison na construção do seu Batman. São aventuras de décadas atrás. Uma época em que o "Código dos Quadrinhos" (Legislação que operava nos EUA e que impunha uma abordagem mais infantil aos persoangens) estava em vigor. Por isso deve ser lida sob esse prisma, daí o "non-sense" e os roteiros até estapafúrdios dessas histórias. Roteiros e desenhos de grandes artistas como Bill Finger e Sheldon Moldoff. Em minha opinião vale conferir. Muito Bom!


A Coleção Histórica Marvel retornou esse ano após o sucesso em 2012 da Coleção Histórica Marvel - Os Vingadores. Agora, no entanto foi a vez das histórias clássicas do Homem-Aranha. Excelente material para todos que conheceram essas aventuras antes ou então estavam sedentos para ver o Aranha sob a batuta dos Mestres Stan Lee (Roteiro), Steve Ditko e John Romita (Desenhos). O acabamento e o preço continuam excelentes. Além disso, a bela capa para guardar os 04 volumes foi mantida. 

Volume 01 - Homem-Aranha & Duende Verde
Volume 02 - Homem-Aranha & Dr. Octopus






















Volume 03 - Homem-Aranha vs Lagarto
Volume 04 - Homem-Aranha vs Vários






















O Sombra - O Fogo da Criação foi para mim (amante dos heróis dos Pulps) um aguardado lançamento que chegou às bancas em outubro último. O encadernado traz histórias recentes, porém ainda ambientadas nos anos 30, do obscuro personagem, um Indiana Jones mais soturno, sobrenatural e misterioso. O roteiro é do aclamado Garth Ennis e os desenhos ficam a cargo de Aaron Campbell. A arte das capas são de Alex Ross, portanto dispensa comentários. Muito Bom!


Esse semestre vimos chegar o último encadernado da saga, ou melhor, da epopeia de Jim Krueger: Paraíso X. O volume (um tijolão) fecha a história que se iniciou em Terra X (1º encadernado - 2009) e se prolongou através de Universo X (2º encadernado - 2012). Em um futuro distópico é mostrado o fim do Universo Marvel. Heróis mais velhos e cansados interagem com um mundo muito diferente do atual. A série dividiu opiniões, pois em muitos momentos intercala a narrativa gráfica com textos que servem para aprofundar o leitor no drama que se desenrola. Eu gostei e recomendo. A arte conceitual e das capas é de Alex Ross. Muito Bom!


O ponto alto do semestre foi o relançamento da Edição Definitiva de Reino do Amanhã, obra máxima de Alex Ross (Arte) e Mark Waid (Roteiro). Reino do Amanhã é o ápice, em minha opinião, da essência do ideal super-heróico. A arte de Ross tem aqui seu clímax criativo e no formato em que essa edição foi lançada é possível identificar detalhes nas imagens de fundo anteriormente não observadas. Há muito significado nelas. Além é claro do texto de Waid que é excelente, os desenhos falam por si e revelam histórias dentro da história. O encadernado inclui extras sensacionais e inéditos. Excelente é pouco, eu diria que Reino do Amanhã é Imprescindível!


O mês de novembro se desenrolou trazendo uma enxurrada de relançamentos que vale a pena destacar. Em 1º lugar o relançamento de A Piada Mortal. Se você nunca ouviu falar desta história de 1988 você deve reconfigurar urgente seu radar quadrinístico, pois é uma das histórias mais importantes do Batman, roteirizada por Alan Moore com desenhos de Brian Bolland. O encadernado, em capa dura e bom acabamento, traz novamente a origem da conflituosa relação entre O Cruzado Encapuzado e seu emblemático e eterno inimigo, O Coringa. Excelente!


Ainda dentro do Universo do Morcego, não podemos deixar passar o relançamento de Batman - Ano Um. História que reconfigurou a mitologia do Batman nos anos 80, tornando-o novamente relevante para a cultura pop depois de décadas sendo visto como peça de antigas e despretensiosas histórias. Roteiro de Frank Miller e desenhos de David Mazzucchelli. A origem definitiva do Batman. Excelente!


O defensor de Gotham ainda teve dois outros encadernados lançados com histórias antigas e relevantes. O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? e Batman e Filho merecem destaque pelos seus roteiristas, Neil Gaiman e Grant Morrison, respectivamente. Na 1ª temos um exercício de imaginação semelhante ao visto em O Que Aconteceu ao Homem de Aço?, ou seja, o ocaso do Homem Morcego. Muito Bom! O 2º traz o arco de histórias que apresenta o filho de Bruce Wayne, o irascível Damian. Importante arco da fase mais recente do personagem. Bom!



Da parte da Marvel tenho que destacar o relançamento do já lendário arco Guerra Civil, uma das histórias mais importantes da década passada. Guerra Civil foi sucesso impressionante ao colocar heróis contra heróis em função da Lei de Registro de Super-humanos junto ao governo americano. Capitão América e Homem de Ferro cara a cara como inimigos. Roteiro de Mark Millar e arte de Steven McNiven. Se você não comprou da 1ª vez é sua chance! Excelente!


Na esteira do relançamento de Guerra Civil, chegou também às bancas o encadernado Novos Vingadores: Guerra Civil. O volume trata da tentativa dos Novos Vingadores em deter um Magneto mais poderoso em função dos eventos do arco Dinastia M, além de tratar das repercussões da divisão da comunidade super-heróica vista em Guerra Civil. Bom.


Outro relançamento da Marvel foi a elogiadíssima série do Universo Ultimate Os Supremos. Relançados em novembro e dezembro de 2013, respectivamente, Os Supremos Vol. 01 e 02 possui roteiro de Mark Millar e arte de Brian Hitch. Uma visão alternativa dos Vingadores que trouxe muitos antigos leitores de volta à ativa à época do seu lançamento em 2002. Muito Bom!



Como bem lembrado por amigos aqui no Blog, não poderia deixar de acrescentar Planetary. Obra que a Panini lança a partir do volume 01 e nos dá a oportunidade de conhecer esse excelente trabalho de Warren Ellis (roteiro) e John Cassaday (arte). A série foi lançada em 1999, uma época em que os desenhos das HQs era robustos, porém os roteiros fraquíssimos. Planetary foi, na época uma grande exceção, e conta histórias de um trio de pessoas muito atípico em sua busca por mistérios do século XX. Muito Bom!


Filmes

O 2º semestre de 2013 viu chegar às telas um Superman repaginado e atualizado em vários pequenos aspectos. As mudanças foram aprovadas porque não alteraram a essência do personagem. Achei Superman - O Homem de Aço um filme bom, que acertou sobretudo ao dramatizar na medida certa o crescimento pessoal de Clark Kent/Kal-El, demonstrando que não adianta ter poderes, o que vale mesmo é ter valores. Outro feito do filme foi conseguir uma bilheteria consistente que abriu caminho para o Universo DC nas telas. Bom!


Outro destaque da 7ª arte foi Wolverine - Imortal. Depois de um filme fraco há alguns anos, o Carcaju volta a mostrar sua força na telona. Gostei do filme e achei a história interessante. Destaque para a língua e cultura japonesas que são mostradas com respeito no desenrolar da trama. Bom!


Dou destaque também à Thor 2 - O Mundo Sombrio. O filme traz a aura mítica dos personagens e Tom Hiddelston como Loki está ótimo, chegando a roubar várias cenas do filme com sua eterna dualidade e duplicidade. Chris Hemsworth não decepciona também como Thor e se consolida como bom ator. Bom!


O Hobbit 2 - A Desolação de Smaug estreou recentemente e eu ainda não consegui vê-lo. No entanto, vale sua menção aqui pela importância que o Universo de Tolkien tem para todos os nerds no mundo. Pelo que já li, no entanto de alguns admiradores da Terra Média o filme é bom e não decepciona.


Livros

Wayne de Gotham parece ser um livro que à semelhança de Os Últimos Dias de Krypton (comentado aqui), tenta trazer uma narrativa diferente dos personagens que conquistaram as páginas das HQs. Um lançamento que me chamou atenção e espero lê-lo em breve.


Para os estudiosos e amantes da história das Histórias em Quadrinhos dois lançamentos abrilhantaram o semestre. O 1º deles é Marvel Comics - A História Secreta, de Sean Howe. O livro já foi elogiado por sua imparcialidade e relata os bastidores da indústria dos quadrinhos. Mais especificamente os meandros da Marvel e a relação hora conflituosa, hora amigável de muitos de seus ícones. Excelente material para estudiosos e leitores de HQs. Recomendo!


Ainda dentro da temática "História" tivemos o lançamento de uma biografia de um ícone dos quadrinhos, ninguém menos que Will Eisner. Grande destaque!


Por fim, para os amantes da Ficção Científica de qualidade gostaria de lembrar que a Editora Aleph lançou uma pérola que há muito era aguardada: 2001 - Uma Odisseia no Espaço. O livro surpreende pelo acabamento inteligente ao se assemelhar à um Monolito. O exemplar traz o romance/roteiro de Arthur C. Clarke, bem como o conto que lhe deu origem (A Sentinela), usado por Stanley Kubrik construir sua obra-prima cinematográfica. Eu tinha o livro em português de Portugal, comprado há muito tempo por não ter edição nacional. Agora temos. Uma obra Imprescindível!


Bom amigos, como disse anteriormente, as obras destacadas aqui fazem parte do meu gosto pessoal. Achei 2013 um dos anos mais profícuos quanto à variedade e opções de obras. O destaque realmente foram os relançamentos. Na sequencia desta matéria espero trazer os destaques do colecionismo. Deixo aqui meu abraço à todos vocês!!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Destaques 2013 - Parte I


2013 foi um ano de muitas promessas e expectativas na esfera de quadrinhos, filmes e cultura pop em geral. Foi um período marcado por ótimos relançamentos. Trazer uma lista de destaques constitui-se em um interessante exercício, pois nos permite olhar para trás e reinterpretar e resignificar muitas obras. Isso por si só é algo muito pertinente pois recoloca positivamente obras inicialmente discriminadas, ao mesmo tempo que exclui outras que nos frustraram apesar da expectativa inicial. A lista que trago aqui, informo desde já, inclui obras que tive acesso e mereceram meu destaque, ou seja, caíram no meu gosto pessoal, sendo portanto passível de divergência em relação ao gosto de outros. Nessa primeira matéria veremos os lançamentos do Primeiro semestre de 2013.

Quadrinhos

O ano abriu com um relançamento imperdível! Orquídea Negra de Neil Gaiman (roteiro) e Dave MacKean (arte) foi uma obra seminal dos anos 80, tendo inspirado os caminhos dos quadrinhos nas décadas que se seguiram. Excelente em todos os quesitos e imprescindível à todos!


Ainda no começo de 2013 foi anunciado uma linha de encadernados da Panini que chegaria às bancas nos meses seguintes e que em minha opinião deu muito certo. Trazendo histórias emblemáticas e ótimas do Homem-Aranha, esse primeiro encadernado reapresentou à fãs antigos, e mostrou pela primeira vez para muitos novos fãs, uma das mais bem escritas histórias do Homem-Aranha (ainda com uniforme negro durante a fase pré-Venon), A Morte de Jean DeWolff (roteiro de Peter David e arte de Rich Buckler e Sal Buscema). Um arco que inovou ao mostrar que o mal poderia ser mais letal justamente por se esconder no coração do homem comum, ou seja, sem super poderes. Muito Bom.


Ainda nessa linha de encadernados do Amigão da Vizinhança, tivemos o relançamento de Homem-Aranha - Tormento, com roteiro e arte de Todd MacFarlane. Dono de um traço que influenciou uma geração de desenhistas, MacFarlane estourou nos anos 90 ao desenhar o Homem-Aranha de uma forma nunca antes vista, colocando o Aracnídeo em posturas que lhe conferiam leveza e um aspecto de aranha mesmo. Eu particularmente gosto da arte de MacFarlane, embora às vezes ache as cenas um pouco poluídas. Tormento é material obrigatório sobretudo pela sua importância histórica na esfera da  arte sequencial. Bom!


A linha Noir da Marvel, que ambienta seus clássicos personagens em uma linha de tempo alternativa com estética totalmente Noir, vem tendo boa acolhida no mercado Brasileiro. Demolidor Noir (roteiro de Alexander Irvine e arte de Tomm Coker e Daniel Freedman) foi lançado dando seguimento à essa série. Gostei bastante deste encadernado que, em minha opinião, ambientou bem o personagem ao lado de gângsters e mulheres fatais. Bom!


Mark Waid é meu roteirista favorito atualmente. Depois de vários trabalhos excelentes Waid se firmou como um escritor que não usa expedientes bombásticos, violência extrema e temas polêmicos apenas para aumentar as vendas. O Viajante foi um encadernado que chegou às bancas em março e que traz nomes de peso envolvidos: Mark Waid e ninguém menos que Stan Lee no roteiro. Só isso já é motivo suficiente para se dar uma boa olhada nesse volume lançado aqui no Brasil pela Mythos Editora. Os desenhos de Chad Hardin são muito bons. Ainda não li este, porém recomendo conferir!


Para os amantes da Era de Ouro dos Quadrinhos (dentre eles este que vos escreve) Superman - Crônicas Volume III dá continuidade às histórias clássicas do Homem de Aço lançadas no período embrionário das HQs (1938 à 1956). Um encadernado que quando apreciado com o espírito correto nos permite apreciar toda força criativa, ingenuidade e elementos primordiais do herói. Excelente!


Anunciado em abril, O Que Aconteceu ao Homem de Aço chegaria às bancas apenas em julho, porém foi sem dúvida nenhuma um dos pontos altos de 2013. Com roteiro do lendário Alan Moore e arte de um dos principais desenhistas do Superman do Século XX, Curt Swan, o volume traz o que seria a última aventura do Superman. Isso aconteceu porque na década de 80 a DC reformulou todo seu universo e encomendou uma aventura que fecharia toda uma Era do personagem. Além desta lendária história, o encadernado traz outras duas aventuras do Herói de Krypton escritas por Alan Moore: A Linha da Selva e Para o Homem Que Tem Tudo. Excelente!


Doutor Destino e Doutor Estranho: Triunfo e Tormento foi outro celebrado relançamento do primeiro semestre. A história, com roteiro de Roger Stern e desenhos de Michael Mignola e Mark Badger, revela aspectos ainda inexplorados da relação do Doutor Destino com seu passado, além do conflituoso encontro entre o soberano da Latvéria e o Mago Supremo Doutor Estranho, e dos dois com ninguém menos que Mephisto! Excelente!


Antes do famigerado e recente Reboot da DC, Superman - Origem Secreta foi lançado nos EUA e chegou ao Brasil somente esse ano. Infelizmente essa história, que reconta a origem do Homem de Aço, foi desconsiderada da cronologia oficial do personagem, dando lugar ao Superman pós-reboot. Uma infelicidade mesmo, pois Origem Secreta traz uma ótima história (Geoff Johns e Gary Frank), ótimos desenhos (Jon Sibal) e uma adequada homenagem ao ator Christopher Reeve (ator que interpretou o herói no filme de 1978). Clark Kent/Superman é desenhado com as feições do ator. Bom!


Ainda falando de Mark Waid, esse ano chegou ao Brasil a Premiada Fase do Demolidor sob o comando de Waid. A Panini resolveu lançar essa série na forma de encadernados e, no primeiro semestre, chegou o número 01, "Um Novo Começo" com arte de Paolo Rivera e Marcos Martin.  A série mostra o herói cego em aventuras que resgatam elementos que há muito não víamos nas HQs. Coisas simples e inteligentes que funcionam muito bem, sem excessos e sem polêmicas. Apenas os elementos clássicos das histórias em quadrinhos do passado. Destaque para a maneira como os desenhistas conduzem a narrativa gráfica de maneira a proporcionar ao leitor a ideia de como seria enxergar o mundo sob o ponto de vista do Demolidor. Muito bom!


Filmes

Em se tratando da Sétima Arte o ano de 2013 começava com uma verdadeira obra-prima: Django Livre. Tarantino subverte o gênero Western ao trazer no papel de Django (imortalizado na primeira versão por Franco Nero) um escravo negro que por um golpe de sorte faz uma improvável parceria com um mercenário. Temas relevantes são tratados de forma séria, mesmo que Tarantino se utilize de uma narrativa semelhante à dos Westerns Espaguetis. Excelente!


Não há como não destacar o filme Homem de Ferro 3 de abril de 2013. O filme é bom, embora eu tenha me identificado mais com os anteriores. Confesso que nesse terceiro eu senti falta de ver o Homem de Ferro mais vezes em ação. O fato de Tony Stark pilotar (algumas vezes) remotamente a armadura tira, em minha opinião, um aspecto primordial do personagem, ou seja, o fato de que dentro do traje há realmente um homem de carne e osso. Mesmo assim o filme merece destaque. Bom!


J.J. Abrams firma definitivamente sua competência na direção de filmes de franquias consagradas. Em Star Trek - Além da Escuridão, Abrams prossegue de forma segura reapresentar o universo de Kirk, Spock e da Frota Estelar aos novos espectadores, sem perder de vista (o que é mais importante) os antigos e "xiitas" fãs. Muito Bom!


Livros

O universo "nerd" esteve em alta em 2013 mesmo no ambiente dos "livros". Alguns lançamentos me surpreenderam e, embora eu ainda não os tenha lido, vale menção aqui porque mostram o quão rica é a mitologia ligada aos quadrinhos e à ficção. Cada dia mais presentes nas mais variadas mídias. Abaixo seguem algumas interessantes opções de leitura.



 Amigos... Estes foram os destaques do primeiro semestre de 2013 em minha opinião. Ainda este ano trarei a segunda parte deste apanhado, englobando mais HQs, filmes e livros. Não percam!!

Aproveito esse dia (24/12) para desejar a todos uma boa noite de natal... Que o Espírito Natalino, ou seja, o Espírito da Partilha, da Compaixão, do Amor, Fraternidade e Paz Reine não apenas hoje... Mas Sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...